Vigilância sanitária Flashcards
O QUE É A VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
é um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir em fatores envolvidos na produção e circulação de bens e na prestação de serviços de interesse da saúde.
A VIGILÂNCIA SANITÁRIA ABRANGE:
- o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas de processo, da produção ao consumo;
- o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
QUAIS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA ? (14)
- Alimentos, bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários.
- Medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias. 3. Cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.
4. Saneantes destinados à higienização, desinfecção ou desinfestação em ambientes domiciliares, hospitalares e coletivos.
5. Conjuntos, reagentes e insumos destinados a diagnóstico.
6. Equipamentos e materiais médico-hospitalares, odontológicos, hemoterápicos e de diagnóstico laboratorial e por imagem.
7. Imunobiológicos e suas substâncias ativas, sangue e hemoderivados.
8. Órgãos, tecidos humanos e veterinários para uso em transplantes ou reconstituições.
9. Radioisótopos para uso diagnóstico in vivo, radiofármacos e produtos radioativos utilizados em diagnóstico e terapia.
10.Cigarros, cigarrilhas, charutos e qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco.
11.Quaisquer produtos que envolvam a possibilidade de risco à saúde, obtidos por engenharia genética, por outro procedimento ou ainda submetidos a fontes de radiação.
12.Serviços voltados para a atenção ambulatorial, seja de rotina ou de emergência, os realizados em regime de internação, os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, bem como aqueles que impliquem a incorporação de novas tecnologias.
13.Serviços de interesse da saúde, como: creches, asilos para idosos, presídios, cemitérios, salões de beleza, cantinas e refeitórios escolares, academia de ginástica, clubes, etc.
14.Instalações físicas, equipamentos, tecnologias, ambientes e procedimentos envolvidos em todas as fases de seus processos de produção dos bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária, incluindo a destinação dos respectivos resíduos.
QUAL LEGISLAÇÃO ESTABELECEU O SNVS - Sistema Nacional de Vigilância Sanitária?
foi definido pela LEI Nº 9.782, DE 26 DE JANEIRO DE 1999 – e criou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
QUAL A COMPOSIÇÃO E AÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA ESFERA FEDERAL?
Federal: Composto pela ANVISA e o INCQS.
A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
São atribuições próprias da Anvisa:
- o controle sanitário de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados;
- as ações afeitas à área de Relações Internacionais;
- a promoção de estudos e manifestação sobre a concessão de patentes de produtos e processos farmacêuticos previamente à anuência pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
O INCQS tem a função de:
dar suporte laboratorial às ações de vigilância sanitária em todo o território nacional, previstas na legislação sanitária.
QUAL A COMPOSIÇÃO E AÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA ESFERA ESTADUAL?
Estadual: Composto pelos 27 órgãos de vigilância sanitária das secretarias estaduais de saúde e seus respectivos laboratórios centrais de saúde pública.
Os órgãos estaduais de Vigilância sanitária coordenam os sistemas estaduais e executam as principais ações de fiscalização do sistema nacional, além de prestar cooperação técnica aos municípios.
A VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA ESFERA ESTADUAL
Os órgãos estaduais de Vigilância sanitária coordenam:
- os sistemas estaduais
- executam as principais ações de fiscalização do sistema nacional,
- prestam cooperação técnica aos municípios.
QUAL A COMPOSIÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA ESFERA MUNICIPAL?
Municipal: Composto pelos serviços de vigilância sanitária dos municípios brasileiros.
QUAIS AS AÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA ESFERA MUNICIPAL?
coordenar, regulamentar complementarmente e executar as ações locais de vigilância sanitária.
PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA, QUAL O CONCEITO UTILIZADO PARA ALIMENTO?
De acordo com o Decreto-Lei n. 986, de 21 de outubro de 1969, ainda em vigor, que institui normas básicas alimento é:
“é toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer outra forma adequada, destinada a fornecer ao organismo humano os elementos normais à sua formação, manutenção e desenvolvimento”.
ALÉM DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA, QUAIS OUTROS SETORES SÃO RESPONSÁVEIS PELO CONTROLE SANITÁRIO DO SETOR ALIMENTO?
O controle sanitário de alimentos e bebidas é competência tanto do setor da saúde como do setor da agricultura, cabendo ao primeiro o controle sanitário e o registro dos produtos alimentícios industrializados, com exceção daqueles de origem animal, e o controle das águas de consumo humano. Quanto às águas minerais, a competência é compartilhada com o setor de Minas e Energia. É grande a importância do segmento relativo a alimentos, em função dos riscos nutricionais, de diferentes categorias e magnitudes. Outra atividade típica da vigilância sanitária é a investigação dos surtos de toxiinfecção alimentar, geralmente realizada de forma conjunta com os serviços de vigilância epidemiológica e os Laboratórios de Saúde Pública
COMO É O FUNCIONAMENTO DA FISCALIZAÇÃO DE PORTOS, AEROPORTOS E FRONTEIRAS ?
De acordo com a lei que criou a Anvisa, Lei n. 9.782, foi estabelecido no art. 2º que compete à União no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária exercer a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, podendo essa atribuição ser supletivamente exercida pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios. Seus principais objetivos são impedir que as doenças infecto-contagiosas se disseminem pelo país através das fronteiras marítimas, fluviais, terrestres e aéreas. Visa preservar as condições sanitárias nos meios de transportes, aéreos, marítimos e terrestres, condição essencial à circulação de mercadorias e de pessoas. Nas migrações humanas, desempenha importante papel para contenção da introdução e da disseminação de doenças. Sua articulação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é imprescindível para a defesa sanitária e proteção dos rebanhos e da agricultura do país.
QUAIS AS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
De acordo com a Anvisa, as ações de vigilância estão relacionadas abaixo: