Estatuto do Servidor Público do Estado de Goiás - Lei n.º 20.756 Flashcards
❓ é a pessoa legalmente investida em cargo público
servidor público
1️⃣ é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional e cometidas a um servidor público.
1️⃣ são criados por lei, com denominação própria e subsídios ou vencimentos pagos pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.
Cargo público
Complete com direção, chefia ou assessoramento
❓: conjunto de atribuições que, desempenhadas NAS posições hierárquicas mais elevadas de órgão ou entidade, dizem respeito ao cumprimento de atividades de dirigir, coordenar, controlar equipes, processos e projetos;
❓: conjunto de atribuições concernentes à aptidão para auxiliar, em razão de determinado conhecimento ou qualificação, na execução de atividades administrativas.
❓: conjunto de atribuições que, desempenhadas NA posição hierárquica mais elevada de unidade administrativa integrante da estrutura básica ou complementar, dizem respeito ao cumprimento de atividades de dirigir, coordenar, controlar equipes, processos e projetos;
direção
assessoramento
chefia
São formas de provimento de cargo público:
I - nomeação;
II - readaptação;
III - reVersão;
IV - reintegração;
V - recondução;
VI - aproveitamento; e
VII - promoção.
Art. 11. O ato de provimento de cargo público compete ao Chefe do Poder Executivo, mediante decreto.
O edital deve prever a possibilidade do candidato aprovado ser reclassificado para o final da lista de aprovados do concurso, mediante requerimento realizado antes da nomeação ou convocação.
V ou F?
F
É assegurado ao candidato, mediante requerimento realizado antes da nomeação ou convocação, o direito de ser reclassificado para o final da lista de aprovados do concurso, desde que o edital preveja essa possibilidade.
Se o aprovado fizer isso não lhe garante o direito à nomeação.
Art. 14. A convocação do candidato aprovado em concurso público será efetivada mediante publicação do ato no Diário Oficial do Estado e sítio eletrônico oficial do Órgão…
Central de Gestão de Pessoal
Art. 15. Ao candidato matriculado em curso de formação profissional previsto como etapa de concurso público para provimento de cargo efetivo no respectivo edital é atribuída uma bolsa de estudo mensal em valor correspondente a ❓% do vencimento ou subsídio do cargo a que concorrer.
Se aprovado e nomeado, o candidato prestará, obrigatoriamente, ressalvado o interesse público em contrário, pelo menos o tempo de serviço igual ao da duração do curso de formação, sob pena de ❓
60
restituir a importância percebida dos cofres públicos a título de bolsa.
§ 3º Caso o candidato do curso de formação profissional previsto como etapa de concurso público para provimento de cargo efetivo seja servidor estadual submetido a estágio probatório em outro cargo, a contagem desse prazo será …
§4º O período relativo ao curso de formação não configura qualquer vínculo funcional com a Administração Pública
suspenso
Art. 17. Os concursos para provimento de cargos na administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo serão realizados diretamente pelo Órgão ❓ , ou i_ndiretamente, mantidos sua supervisão e controle_, cabendo ao titular deste a decisão sobre a respectiva homologação, no prazo de ❓ dias a contar da publicação do resultado final dos mesmos.
Essa competência pode ser delegada?
60
Central de Gestão de Pessoal
Sim: § 2º Em casos especiais, sem prejuízo de sua supervisão e homologação, a competência para a realização de concursos públicos poderá ser delegada.
Nomeação será feita em caráter ❓ ou em ❓.
efetivo
comissão
Art. 19. O servidor ocupante de cargo de provimento em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, por até ❓ dias, em outro cargo em comissão de chefia ou direção, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, nesse caso poderá receber a remuneração dos dois cargos?
90
Não, deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.
❓ é a aceitação formal de atribuições, direitos, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, que ocorre com a assinatura do respectivo termo pelo servidor.
❓ é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público.
Posse
Exercício
§ 1º A posse deve ocorrer no prazo de ❓ dias contados da publicação do ato de nomeação no Diário Oficial do Estado, podendo tal prazo ser prorrogado por mais 15 dias, a requerimento do interessado ou no interesse da Administração, desde que devidamente justificado.
30
Se for servidor público, esse prazo pode ser prorrogado para ter início após o término dos seguintes eventos:
I - licença para tratamento de saúde;
II - licença - maternidade; III - licença - paternidade;
IV - licença para o serviço militar;
V - licença por motivo de doença em pessoa da família;
VI - férias.
Atenção!! Só há posse nos casos de provimento por nomeação.
O Governador do Estado é competente para dar posse a quem?
O titular do Órgão Central de Gestão de Pessoal é competente para dar posse a quem?
às autoridades que lhe sejam diretamente subordinadas;
aos demais servidores do Poder Executivo e das autarquias e fundações públicas estaduais