Direito Previdenciário Flashcards
Sistema especial de inclusão previdenciária, com alíquotas diferenciadas, para atender aos trabalhadores de baixa renda, inclusive os que se encontram em situação de informalidade, e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda.
Diz respeito a qual princípio previdenciário?
Universalidade de participação nos planos previdenciários:
a previdência social deve buscar abranger a TODOS que dela desejam participar, como segurados obrigatórios ou segurados facultativos.
Complete com objetiva e subjetiva:
Universalidade da cobertura é ?, ao passo que a universalidade de atendimento é ? .
Universalidade da cobertura é objetiva (está relacionada às situações da vida, riscos sociais cobertos), ao passo que a universalidade de atendimento é subjetiva (está relacionada às pessoas, sujeitos atendidos).
CF, Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma do Regime Geral de Previdência Social, de caráter 1 e de filiação 2 , observados critérios que preservem o equilíbrio 3 , e atenderá, na forma da lei, a: …
- contributivo
- obrigatória
- financeiro e atuarial
Das 3 áreas integrantes da Seguridade Social (saúde, assistência social e previdência social), a única que tem caráter contributivo é ? .
PREVIDÊNCIA SOCIAL
Saúde e assistência social independem de contribuição.
Em relação a irredutibilidade do benefício:
SEGURIDADE SOCIAL o princípio visa garantir o valor ? .
PREVIDÊNCIA SOCIAL o princípio visa garantir o valor ? .
NOMINAL
REAL/MATERIAL (irredutibilidade do valor dos benefícios de forma a preservar-lhes o poder aquisitivo)
201: Previdência social
Art. 201.§ 4º É assegurado o reajustamento dos benefícios para preservar-lhes, em caráter permanente, o valor (real ou nominal?) , conforme critérios definidos em lei.
REAL
É vedada a filiação ao regime geral da previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência.
Certo ou Errado?
CERTO
As receitas dos Estados, do DF e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, integrando o orçamento da União.
Certo ou Errado?
ERRADO
Art. 195, §1º, da CF: As receitas dos Estados, do DF e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, não integrando o orçamento da União.
Refere-se a qual princípio da seguridade social?
“nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total”
Precedência da fonte de custeio/ Preexistência do custeio/ Princ. da contrapartida
O princípio previdenciário que representa o sistema de repartição da seguridade social e garante a prestação de benefícios e serviços independentemente do aporte individual das contribuições sociais é o princípio :
Solidariedade.
O princípio da solidariedade é postulado fundamental para a compreensão do regime financeiro da previdência social brasileira, representado de maneira evidente pelo pacto das gerações, característica dos sistemas de repartição.
Complete com quadripartite e tripartite:
O custeio da seguridade social é …
Já a gestão é …
CUSTEIO é tripartite: governo, empregadores e trabalhadores.
GESTÃO é quadripartite: Governo, Aposentados, Trabalhadores, Empregadores (GATE)
O princípio que baliza o legislador na escolha dos riscos sociais que devem ser cobertos pela seguridade é o princípio da:
Seletividade na prestação dos benefícios e serviços.
Princípio da seguridade social que dita:
quem tem maior capacidade financeira contribui com mais para a manutenção do sistema da Seguridade Social, e, quem tem menos, deve arcar com menos, visando ao equilíbrio entre a capacidade econômica de todos que devem contribuir e o esforço financeiro que eles necessitam para a manutenção da seguridade social.
Equidade na forma de participação do custeio da Seguridade Social.
O benefício previdenciário de auxílio-reclusão é pago aos dependentes do segurado de baixa renda que for preso.
Trata-se de um princípio específico desse benefício previdenciário:
Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios
Destinatários e contribuição
Saúde
Assistência social
Previdência social
Saúde: todos e independe de contribuição
Assistência social: necessitados e independe de contribuição
Previdência social: beneficiários (segurados e dependentes) e depende de contribuição
A universalidade da cobertura e do atendimento significa a cobertura de todos os riscos, chamados riscos sociais, que podem atingir as pessoas que vivem em sociedade e que todos os residentes e domiciliados no território nacional - brasileiros e estrangeiros – devem ser atendidos pelo Sistema de Seguridade Social.
V ou F?
V
Podemos afirmar, com relação aos objetivos constitucionais da Seguridade Social, a irredutibilidade do valor dos serviços.
V ou F?
F
Irredutibilidade do valor dos BENEFÍCIOS. Não há previsão para Irredutibilidade do Valor dos Serviços, pois os serviços não têm valor pecuniário e não podem, portanto, ter seus valores reduzidos ou aumentados.
Refere-se a qual princípio?
Vale a regra de quem contribui não o faz para si, mas para toda a sociedade. Não se trata de um regime de capitalização, em que cada segurado contribui para uma conta vinculada em seu nome e para seu próprio benefício. A xx é uma contribuição para o sistema, não apenas visando o seu próprio direito, mas sim visando o bem comum, ou seja, o direito de toda a coletividade.
Princípio da Solidariedade
CF, Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária
As contribuições sociais para a Seguridade Social só poderão ser exigidas após decorridos ❓ dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado (aumentado).
90
Princípio da anterioridade nonagesimal ou mitigada
Beneficiários do RGPS (❓ + ❓)
segurados + dependentes
Espécies de segurados obrigatórios no RGPS
- Empregado;
- Empregado Doméstico;
- Contribuinte Individual;
- Trabalhador Avulso
- Segurado Especial.
Descaracteriza a condição de segurado especial a exploração da atividade turística da propriedade rural?
Não descaracteriza a condição de segurado especial a exploração da atividade turística da propriedade rural, inclusive com hospedagem, por não mais de 120 dias ao ano.
É considerado segurado obrigatório como empregado, o aprendiz, maior de 14 e menor de ❓ anos, ressalvado o portador de deficiência, ao qual não se aplica o limite máximo de idade, sujeito à formação técnicoprofissional metódica, sob a orientação de entidade qualificada….
24
Instrução Normativa RFB 971/2009, art. 6, II.
É segurado facultativo o maior de ❓ anos de idade que se filiar ao RGPS, mediante contribuição, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.
16
Regulamento da Previdência Social – RPS, art. 11.
É vedada a acumulação de aposentadorias dentro de um mesmo regime previdenciário, salvo no RPPS, nas hipóteses de cargos acumuláveis.
V ou F?
V
Diferencie
- Sistema previdenciário de repartição simples
- Regime previdenciário de capitalização
- fundo único, solidariedade entre os contribuintes. Ex.: RGPS e RPPS.
- espécie de poupança indivudual. Ex.: Planos de previdência privada.
Em regra, para os segurados obrigatórios, a filiação será ❓ e decorrerá do exercício de atividade laborativa remunerada.
Para o segurado facultativo, a filiação apenas ocorrerá com a ❓ e o efetivo recolhimento da primeira contribuição previdenciária, decorrendo necessariamente da sua manifestação de vontade (ato volitivo), pois não é compulsória.
- “automática”
Para o segurado obrigatório, primeiro ocorrerá a filiação com o exercício da atividade laborativa remunerada. Em um segundo momento, ocorrerá sua inscrição.
- inscrição formalizada (cadastro no banco de dados da Previdência Social)
Já para o segurado facultativo, primeiro ocorrerá a sua inscrição para, depois, se for o caso, se efetivar a sua filiação com o recolhimento da contribuição previdenciária.
➡A filiação à previdência social decorre automaticamente do exercício de atividade remunerada para os segurados obrigatórios, (…), e da inscrição formalizada com o pagamento da primeira contribuição para o segurado facultativo.
Idade mínima para a filiação do segurado facultativo é de ❓ anos de idade.
16
Se pedir literalidade da Lei 8.213/91 ou da Lei 8.212/91: 14 anos de idade.
Será permitida a inscrição post mortem do segurado ❓, desde que presentes os pressupostos da filiação.
especial
filiação dos segurados especiais ocorrerá com o exercício de atividade agropecuária ou pesqueira artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar, para fins de subsistência.
Todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao RGPS, será obrigatoriamente inscrito em relação a cada uma das atividades.
V ou F?
V
Os dados constantes do ❓ relativos a vínculos, remunerações e contribuições valem como prova de filiação à previdência social, tempo de contribuição e salários-de-contribuição.
Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS
Aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, na forma prevista em legislação específica, por prazo não superior a 180 dias, consecutivos ou não, prorrogável por até 90 dias.
Refere-se ao trabalhador temporário, que é enquadrado como segurado obrigatório na qualidade de…
Empregado