Direito Previdenciário Flashcards
Sistema especial de inclusão previdenciária, com alíquotas diferenciadas, para atender aos trabalhadores de baixa renda, inclusive os que se encontram em situação de informalidade, e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda.
Diz respeito a qual princípio previdenciário?
Universalidade de participação nos planos previdenciários:
a previdência social deve buscar abranger a TODOS que dela desejam participar, como segurados obrigatórios ou segurados facultativos.
Complete com objetiva e subjetiva:
Universalidade da cobertura é ?, ao passo que a universalidade de atendimento é ? .
Universalidade da cobertura é objetiva (está relacionada às situações da vida, riscos sociais cobertos), ao passo que a universalidade de atendimento é subjetiva (está relacionada às pessoas, sujeitos atendidos).
CF, Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma do Regime Geral de Previdência Social, de caráter 1 e de filiação 2 , observados critérios que preservem o equilíbrio 3 , e atenderá, na forma da lei, a: …
- contributivo
- obrigatória
- financeiro e atuarial
Das 3 áreas integrantes da Seguridade Social (saúde, assistência social e previdência social), a única que tem caráter contributivo é ? .
PREVIDÊNCIA SOCIAL
Saúde e assistência social independem de contribuição.
Em relação a irredutibilidade do benefício:
SEGURIDADE SOCIAL o princípio visa garantir o valor ? .
PREVIDÊNCIA SOCIAL o princípio visa garantir o valor ? .
NOMINAL
REAL/MATERIAL (irredutibilidade do valor dos benefícios de forma a preservar-lhes o poder aquisitivo)
201: Previdência social
Art. 201.§ 4º É assegurado o reajustamento dos benefícios para preservar-lhes, em caráter permanente, o valor (real ou nominal?) , conforme critérios definidos em lei.
REAL
É vedada a filiação ao regime geral da previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência.
Certo ou Errado?
CERTO
As receitas dos Estados, do DF e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, integrando o orçamento da União.
Certo ou Errado?
ERRADO
Art. 195, §1º, da CF: As receitas dos Estados, do DF e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, não integrando o orçamento da União.
Refere-se a qual princípio da seguridade social?
“nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total”
Precedência da fonte de custeio/ Preexistência do custeio/ Princ. da contrapartida
O princípio previdenciário que representa o sistema de repartição da seguridade social e garante a prestação de benefícios e serviços independentemente do aporte individual das contribuições sociais é o princípio :
Solidariedade.
O princípio da solidariedade é postulado fundamental para a compreensão do regime financeiro da previdência social brasileira, representado de maneira evidente pelo pacto das gerações, característica dos sistemas de repartição.
Complete com quadripartite e tripartite:
O custeio da seguridade social é …
Já a gestão é …
CUSTEIO é tripartite: governo, empregadores e trabalhadores.
GESTÃO é quadripartite: Governo, Aposentados, Trabalhadores, Empregadores (GATE)
O princípio que baliza o legislador na escolha dos riscos sociais que devem ser cobertos pela seguridade é o princípio da:
Seletividade na prestação dos benefícios e serviços.
Princípio da seguridade social que dita:
quem tem maior capacidade financeira contribui com mais para a manutenção do sistema da Seguridade Social, e, quem tem menos, deve arcar com menos, visando ao equilíbrio entre a capacidade econômica de todos que devem contribuir e o esforço financeiro que eles necessitam para a manutenção da seguridade social.
Equidade na forma de participação do custeio da Seguridade Social.
O benefício previdenciário de auxílio-reclusão é pago aos dependentes do segurado de baixa renda que for preso.
Trata-se de um princípio específico desse benefício previdenciário:
Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios
Destinatários e contribuição
Saúde
Assistência social
Previdência social
Saúde: todos e independe de contribuição
Assistência social: necessitados e independe de contribuição
Previdência social: beneficiários (segurados e dependentes) e depende de contribuição
A universalidade da cobertura e do atendimento significa a cobertura de todos os riscos, chamados riscos sociais, que podem atingir as pessoas que vivem em sociedade e que todos os residentes e domiciliados no território nacional - brasileiros e estrangeiros – devem ser atendidos pelo Sistema de Seguridade Social.
V ou F?
V
Podemos afirmar, com relação aos objetivos constitucionais da Seguridade Social, a irredutibilidade do valor dos serviços.
V ou F?
F
Irredutibilidade do valor dos BENEFÍCIOS. Não há previsão para Irredutibilidade do Valor dos Serviços, pois os serviços não têm valor pecuniário e não podem, portanto, ter seus valores reduzidos ou aumentados.
Refere-se a qual princípio?
Vale a regra de quem contribui não o faz para si, mas para toda a sociedade. Não se trata de um regime de capitalização, em que cada segurado contribui para uma conta vinculada em seu nome e para seu próprio benefício. A xx é uma contribuição para o sistema, não apenas visando o seu próprio direito, mas sim visando o bem comum, ou seja, o direito de toda a coletividade.
Princípio da Solidariedade
CF, Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária
As contribuições sociais para a Seguridade Social só poderão ser exigidas após decorridos ❓ dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado (aumentado).
90
Princípio da anterioridade nonagesimal ou mitigada
Beneficiários do RGPS (❓ + ❓)
segurados + dependentes
Espécies de segurados obrigatórios no RGPS
- Empregado;
- Empregado Doméstico;
- Contribuinte Individual;
- Trabalhador Avulso
- Segurado Especial.
Descaracteriza a condição de segurado especial a exploração da atividade turística da propriedade rural?
Não descaracteriza a condição de segurado especial a exploração da atividade turística da propriedade rural, inclusive com hospedagem, por não mais de 120 dias ao ano.
É considerado segurado obrigatório como empregado, o aprendiz, maior de 14 e menor de ❓ anos, ressalvado o portador de deficiência, ao qual não se aplica o limite máximo de idade, sujeito à formação técnicoprofissional metódica, sob a orientação de entidade qualificada….
24
Instrução Normativa RFB 971/2009, art. 6, II.
É segurado facultativo o maior de ❓ anos de idade que se filiar ao RGPS, mediante contribuição, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.
16
Regulamento da Previdência Social – RPS, art. 11.
