Estática fetal Flashcards
O que é a estática fetal?
É o estudo das relações do feto com a bacia materna e os órgãos próximos, como o útero. Inclui aspectos como atitude, situação, apresentação, posição, variedade de posição e o trajeto pelo canal de parto.
O que é a atitude fetal?
É a relação entre as diversas partes fetais entre si, ou seja, como o feto se posiciona em relação ao próprio corpo. A atitude fisiológica é de flexão: cabeça fletida sobre o tórax, coxas sobre o abdome e membros superiores sobre o tórax. Esse formato ovóide ajuda o feto a se adaptar ao espaço intrauterino.
O que é a situação fetal?
É a relação entre o maior eixo do útero e o maior eixo fetal. Tipos: Longitudinal cefálica ou pélvica (99,5% dos casos) e Transversa (0,5%). A situação transversa pode ser causada por multiparidade, polidrâmnio, placentação anômala, anomalias uterinas, miomas submucosos e malformações fetais.
O que é a apresentação fetal?
É a parte do feto que se insinua no estreito superior da pelve materna. Pode ser cefálica (mais comum), pélvica (3,5% das gestações) ou córmica (indicação absoluta de cesárea). A apresentação cefálica pode envolver flexão ou deflexão da cabeça.
Quais são os graus de deflexão da cabeça fetal na apresentação cefálica?
1° grau (parcial flexão): fontanela bregmática ao toque. 2° grau (parcial deflexão): fronte ao toque. 3° grau (deflexão máxima): face ao toque.
Quais são os tipos de apresentação pélvica?
Completa: coxas fletidas sobre o abdome e pernas fletidas sobre as coxas. Incompleta (agripina ou nádegas): membros rebatidos sobre o tronco. Fatores predisponentes incluem malformações fetais/uterinas, prematuridade, anencefalia, hidrocefalia, tumores, brevidade do cordão e inserção anômala da placenta.
O que é a posição fetal?
É a relação do dorso fetal com o lado direito ou esquerdo da mãe. Ex: se o dorso está à esquerda da mãe, é posição esquerda. Também indica o melhor local para auscultar o batimento fetal.
O que são as manobras de Leopold?
São manobras obstétricas feitas com as mãos para identificar os pontos de estática fetal: situação fetal (cefálica, pélvica ou transversa) e posição do dorso fetal.
O que é a variedade de posição?
Relaciona o ponto de referência da apresentação fetal com pontos ósseos da pelve materna. Ex: ODE (Occipício à Direita e Anterior).
O que é o trajeto do parto?
É o canal do parto que vai do útero até a vulva. Inclui estrutura dura (bacia obstétrica) e flexível (bacia mole), e os estreitos superior, médio e inferior da pelve.
Quais são os tipos de bacia e seus prognósticos para o parto vaginal?
Ginecóide: melhor prognóstico (50%); Antropoide: favorece posições posteriores; Androide: pior tipo, mais comum em homens; Platipelóide: achatada, favorece apresentação córmica.
O que são os planos de Lee?
Planos imaginários que avaliam a descida da apresentação fetal. O plano 0 é a linha das espinhas isquiáticas. Acima: negativo (-), Abaixo: positivo (+).
O que é pelvimetria interna (E1)?
Avaliação dos diâmetros da pelve pelo toque vaginal. Ângulo suprapúbico ≥ 90°, distância entre espinhas ≥ 10,5 cm, conjugata exitus 9,5–11 cm, conjugado diagonal > 12 cm.
Quais exames complementares podem ser usados para avaliação da pelve?
Radiografia (em desuso), TC/RNM (casos excepcionais), USG (mede o diâmetro biparietal do feto). Avaliação clínica geralmente é suficiente.