ERROS PS4 PNSE Flashcards
Em relação ao Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), os Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária (OESA) poderão estabelecer essas Diretrizes Específicas em cada unidade da Federação (UF), conforme a sua situação epidemiológica da doença.
VERDADEIRO
Somente será permitido o trânsito interestadual de equídeos quando acompanhados de documento oficial de trânsito e do resultado negativo no exame laboratorial para diagnóstico de A.I.E.
VERDADEIRO
O sacrifício do animal portador deverá ser rápido e indolor, sob a responsabilidade do médico veterinário responsável pelo exame para diagnóstico de A.I.E que resultou positivo.
FALSO
O sacrifício do animal portador deverá ser rápido e indolor, sob a responsabilidade do serviço veterinário oficial.
O equídeo, com idade inferior a 6 meses, filho de animal positivo, deverá ser isolado por um período mínimo de 60 dias e, após este período, ser submetido a 2 exames para diagnóstico de A.I.E. e apresentar resultados negativos consecutivos e com intervalo de 30 a 60 dias, antes de ser incorporado ao rebanho negativo.
VERDADEIRO
O acompanhamento sanitário da propriedade controlada é de responsabilidade do Serviço de Sanidade Animal da respectiva UF.
FALSO
A responsabilidade da assistência veterinária privada, sob fiscalização do serviço veterinário oficial da respectiva UF.
Será considerado caso suspeito de mormo o equídeo que apresentar vínculo epidemiológico com caso confirmado da doença.
VERDADEIRO
A manutenção da condição sanitária nas zonas livres de mormo exige a implementação de atividades pontuais de vigilância epidemiológica que demonstrem baixo número de focos da doença, podendo incluir a realização de estudo soroepidemiológico na população de equídeos da área em questão, sem prejuízo de outras normas e procedimentos estabelecidos pelo MAPA.
FALSO
De acordo com o art. 23 da IN 06/2018, as atividades contínuas de vigilância epidemiológica deve demonstrar a ausência da infecção por Burkholderia. mallei…