Caderno de erros RES 231 Flashcards
As GTA’s de aves emitidas no Estado do Paraná para qualquer finalidade, que não sejam emitidas diretamente no sistema informatizado da defesa sanitária animal da SEAB, deverão ser lançadas/registradas nesse sistema, diariamente, quando a GTA for proveniente de casas veterinárias, comércio veterinário, distribuidores ou atacadistas de aves ou veterinários habilitados autônomos.
FALSO
O registro será diário, quando a GTA for proveniente das integradoras, cooperativas, outras empresas avícolas industriais ou do Serviço Oficial.
O registro será com intervalo de até 7 (sete) dias, quando a GTA for proveniente de casas veterinárias, comércio veterinário, distribuidores ou atacadistas de aves ou veterinários habilitados autônomos.
A entrada, no território do Estado do Paraná, de aves de descarte do segmento industrial e não industrial procedente de outras unidades da federação somente será permitida desde que, simultaneamente a outros critérios, estejam acompanhadas de uma cópia do certificado sanitário do estabelecimento de origem das aves (exceto postura comercial).
VERDADEIRO
A entrada no território do Estado do Paraná de aves de descarte do segmento industrial e não industrial procedente de outras unidades da federação somente será permitida desde que sejam atendidos, SIMULTANEAMENTE, os seguintes critérios:
I - procedam de estabelecimentos cadastrados junto ao serviço oficial de defesa sanitária animal do Estado de origem das aves;
II - procedam de estabelecimentos monitorados e certificados em acordo com as normas do Programa Nacional de Sanidade Avícola - PNSA do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA;
III - tenham como destino estabelecimentos de abate com Serviço de Inspeção Federal - SIF;
IV - estejam acompanhadas de GTA expedida por Médico Veterinário Oficial;
V - estejam acompanhadas de uma cópia do certificado sanitário do estabelecimento de origem das aves (exceto postura comercial);
A entrada, no território do Estado do Paraná, de aves de descarte do segmento industrial e não industrial procedente de outras unidades da federação somente será permitida desde que, simultaneamente a outros critérios, estejam acompanhadas de GTA expedida por Médico Veterinário Habilitado.
FALSO
A entrada no território do Estado do Paraná de aves de descarte do segmento industrial e não industrial procedente de outras unidades da federação somente será permitida desde que sejam atendidos, SIMULTANEAMENTE, os seguintes critérios:
(…)
IV - estejam acompanhadas de GTA expedida por Médico Veterinário Oficial;
Em relação à vigilância sanitária realizada nos estabelecimentos avícolas de produção comercial e de reprodução, em atenção às doenças de Newcastle e Influenza Aviária, o RT deverá informar ao serviço oficial, em menos de 24 horas, quando a mortalidade 10% (dez por cento).
VERDADEIRO
O RT deverá informar ao serviço oficial, em menos de 24 horas, quando a mortalidade atingir 10% (dez por cento).
Quando o estabelecimento a ser fiscalizado for industrial, a empresa responsável deverá fornecer EPI - Equipamento de Proteção Individual (macacão, touca, máscara e bota descartáveis), para que o serviço oficial realize a fiscalização no estabelecimento.
Toda mudança de responsável técnico deverá ser comunicada, em até 30 dias, pela empresa avícola, por meio de ofício ao Serviço Oficial da divisão de defesa sanitária animal, na Unidade Veterinária local.
FALSO
Todo estabelecimento com finalidade industrial de produção de carne, ovos e reprodução deve fornecer ao serviço oficial da divisão de defesa sanitária animal, que será entregue na Unidade Veterinária local, listagem completa e por município de seus integrados ou cooperados, com o nome e telefones de contato do seu médico veterinário responsável técnico, bem como o nome e telefones de contato do técnico agrícola ou de outros profissionais que lhes dá atendimento técnico.
Toda mudança de responsável técnico deverá ser comunicada, IMEDIATAMENTE, pela empresa avícola, por meio de ofício ao Serviço Oficial da divisão de defesa sanitária animal, na Unidade Veterinária local.
Entende-se por sacrifício sanitário a eliminação das aves existentes em estabelecimento avícola, com posterior incineração das carcaças na propriedade ou em local previamente definido por órgãos ambientais em conjunto com a SEAB.
FALSO
DESTRUIÇÃO - SACRIFÍCIO SANITÁRIO - é a eliminação das aves existentes em estabelecimento avícola, com posterior ENTERRIO das carcaças na propriedade ou em local previamente definido por órgãos ambientais em conjunto com a SEAB;
O abate de aves de descarte do segmento industrial e não industrial procedente de estabelecimento avícola situado no território do Estado do Paraná e com destino a estabelecimentos de abate localizado no Estado ou estabelecimentos de abate localizado em outra UF somente será permitida desde que, simultaneamente a outros critérios, deve constar, no campo Vacinação da GTA oficial, a vacinação de Newcastle realizadas nas aves a serem transportadas, quando tal vacinação foi realizada.
VERDADEIRO
Deve constar, no campo Observação da GTA oficial, o nº do certificado sanitário da granja de origem, nº da GTA de origem do lote e a Unidade Federativa da procedênciados pintos que deram origem a essas aves e no campo certificação deve ser lançado o nº do certificado sanitário do estabelecimento de origem das aves.
Deve constar, no campo Vacinação da GTA oficial, a vacinação de Newcastle realizadas nas aves a serem transportadas, quando tal vacinação foi realizada;
A ação de vigilância em estabelecimentos industriais de produção comercial e de reprodução será realizada mediante o envio pelo RT da “Notificação de Mortalidade em Aves” à UV responsável pelo município onde se localiza o estabelecimento com mortalidade. Em outros estabelecimentos avícola mediante comunicado do proprietário ou após denúncias.
VERDADEIRO
A venda de aves domésticas vivas das espécies de galináceos, meleagrídeos, strutio e coturnix (galinha, perus, avestruz e codornas), com finalidade cria/engorda, cria/postura ou cria/reprodução, tais como Pintos de 01 dia, frangas para postura comercial e aves adultas, por estabelecimentos comerciais de venda de aves no varejo, localizados do Estado do Paraná, somente será permitida desde que, entre outras obrigações, esteja disponível no estabelecimento e enviado uma cópia ao serviço oficial, em até 60 dias da publicação desta Resolução, um memorial, assinado pelo Médico Veterinário Oficial, sobre as ações de biosseguridade adotadas durante o alojamento dos animais, incluindo destino dos dejetos e de carcaças.
FALSO
Esteja disponível no estabelecimento e enviado uma cópia ao serviço oficial, em até 60 (sessenta) dias da publicação desta Resolução, um memorial, ASSINADO PELO MÉDICO VETERINÁRIO RESPONSÁVEL TÉCNICO DO ESTABELECIMENTO, sobre as ações de biosseguridade adotadas durante o alojamento dos animais, incluindo destino dos dejetos e de carcaças;
O abate de aves de descarte do segmento industrial e não industrial procedente de estabelecimento avícola situado no território do Estado do Paraná e com destino a estabelecimentos de abate localizado no Estado ou estabelecimentos de abate localizado em outra UF somente será permitida desde que, simultaneamente a outros critérios, deve constar, no campo Vacinação da GTA oficial, a vacinação para a doença Mareck realizadas nas aves a serem transportadas, quando tal vacinação foi realizada.
FALSO
Deve constar, no campo Vacinação da GTA oficial, a vacinação de Newcastle realizadas nas aves a serem transportadas, quando tal vacinação foi realizada;
Por seleção de reprodutores entende-se a seleção das aves de reprodução que não estão mais dentro dos padrões zootécnicos ou sanitários esperados para a linhagem, que serão separadas e descartadas.
VERDADEIRO
Todo responsável técnico, habilitado ou não para emissão de GTA de aves, que atue em estabelecimento avícola ou estabelecimento laboratorial que preste serviço ou que seja ligado ao setor avícola, deverá enviar relatórios semanais técnicos e sanitários, entre os quais estão a ficha epidemiológica avícola mensal e relatório de vacinação avícola.
FALSO
Todo responsável técnico, habilitado ou não para emissão de GTA de aves, … deverá enviar até o dia 25 de cada mês os relatórios mensais técnicos e sanitários…
Todos os criadores de aves e os estabelecimentos no Estado do Paraná, que produzam ou comercializem esterco e cama aviária, ficam obrigados a fazer constar no corpo da nota fiscal o texto “PROIBIDO PARA USO NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES”.
VERDADEIRO
No caso de “Notificação de Mortalidade em Aves” igual ou superior a 10%, em período inferior a 72 horas, o Serviço Oficial deverá realizar a fiscalização nas propriedades em no máximo 12 horas após a notificação.
VERDADEIRO
No caso de “Notificação de Mortalidade em Aves” igual ou superior a 10% (dez por cento), em período inferior a 72 (setenta e duas) horas, o Serviço Oficial deverá realizar a fiscalização nas propriedades em no máximo 12 horas após a notificação.
Toda empresa do setor avícola paranaense, quer integradora, cooperativa ou outra classificação quer venha a surgir, deve comunicar, imediatamente, ao Serviço Oficial da divisão de defesa sanitária animal a entrada ou a saída de novos integrados ou cooperados.
FALSO
Toda empresa do setor avícola paranaense, quer integradora, cooperativa ou outra classificação quer venha a surgir, deve comunicar, MENSALMENTE, ao Serviço Oficial da divisão de defesa sanitária animal a entrada ou a saída de novos integrados ou cooperados.