Caderno de erros PS2 Flashcards
O processo de transição, que começa com a comunicação à OIE e suspensão da vacinação, requer uma série de verificações prévias, em primeiro lugar, para assegurar que o agente patógeno foi realmente eliminado da população susceptível e, consequentemente, o risco de reaparecimento da doença está completamente mitigado; em segundo, que o risco da infecção pelo vírus da febre aftosa ressurgir nos animais, a partir de outras subpopulações infectadas, foi também satisfatoriamente mitigado, a partir das medidas preventivas implementadas.
VERDADEIRO
Decreto 5.053
O rótulo-bula, o cartucho-bula, o rótulo e o cartucho, ou invólucro, apresentarão, entre outras informações, dizeres referentes à quantidade máxima em massa, no caso de preparações pastosas ou semissólidas (pomadas, pastas, unguentos e equivalentes), e de grânulos ou granulados.
FALSO
Quantidade MÍNIMA em massa
Decreto 5.053
O Termo Aditivo só poderá ser emitido antes da apresentação de defesa escrita, mediante a reabertura do respectivo prazo de defesa.
VERDADEIRO
O Termo Aditivo será lavrado em duas vias, do qual a primeira será juntada ao processo, e a segunda será entregue ao autuado, com ciência deste ou de seu preposto, ou remetida por via postal, com aviso de recebimento.
O Termo Aditivo só poderá ser emitido antes da apresentação de defesa escrita, mediante a reabertura do respectivo prazo de defesa.
Qualquer produto que for reprovado em testes oficiais, em três partidas consecutivas, pelo mesmo motivo técnico, ou em seis partidas alternadas, por qualquer motivo técnico, terá seu registro imediatamente cancelado.
FALSO
Nesse caso, sua produção será imediatamente suspensa, para realização de auditorias técnicas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Todo produto nacional ou importado, condenado ou reprovado em análise de fiscalização deverá ser inutilizado com supervisão do órgão controlador oficial, não sendo permitida qualquer forma de reaproveitamento ou devolução.
Qualquer produto que for reprovado em testes oficiais, em três partidas consecutivas, pelo mesmo motivo técnico, ou em seis partidas alternadas, por qualquer motivo técnico, terá a SUA PRODUÇÃO imediatamente suspensa, para realização de auditorias técnicas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
IN 26
As indicações de uso do desinfetante de uso veterinário devem ser feitas pela especificação do gênero dos agentes etiológicos sensíveis.
VERDADEIRO
Decreto 5.053
A distribuição de amostra grátis independe de autorização prévia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
FALSO
É permitida a fabricação ou importação de amostra grátis de produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para a distribuição exclusiva a médicos veterinários, para observação clínica, obedecida a legislação pertinente.
A rotulagem deverá apresentar os mesmos dizeres e características da embalagem original.
É obrigatória a impressão, na embalagem, de tarja contendo o seguinte texto: “AMOSTRA GRÁTIS”, em caracteres gráficos maiores que os demais.
As apresentações das embalagens das amostras grátis deverão ser menores do que as do produto original registrado.
A distribuição de amostra grátis só será permitida após autorização prévia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Não será concedida autorização para produção ou distribuição de amostras grátis para produtos sob regime de controle especial.
Em função do status sanitário, poderá ser primordial fortalecer as estruturas e procedimentos de vigilância e fiscalização em fronteiras internacionais e nas divisas nacionais entre zonas de status diferentes.
FALSO
Será primordial fortalecer as estruturas e procedimentos de vigilância e fiscalização em fronteiras internacionais, INDEPENDENTE DO STATUS SANITÁRIO, e nas divisas nacionais entre zonas de status diferentes.
IN 26
Uma formulação de um produto antimicrobiano de uso veterinário é considerada de longa ação ou ação prolongada quando, comparada com outra formulação registrada (com mesmo(s) ativo(s), concentração, via de administração e forma farmacêutica), de ação convencional, do mesmo estabelecimento detentor do registro, obtiver concentração plasmática ou tecidual eficaz mínima, por um período mínimo de tempo 50% superior ao obtido pela formulação registrada.
FALSO
É considerado de longa ação ou ação prolongada quando obtiver concentração plasmática ou tecidual eficaz mínima, por um período mínimo 80% superior ao obtido pela formulação registrada.
IN 35
Em relação às substâncias sujeitas a controle especial, são classificadas como substâncias entorpecentes permitidas somente em concentrações especiais, entre outras, pertencentes à lista A2: codeína, diprenorfina, folcodina e tramadol.
VERDADEIRO LISTA A2: SUBSTÂNCIAS ENTORPECENTES PERMITIDASSOMENTE EM CONCENTRAÇÕES ESPECIAIS I - Acetildiidrocodeína II - Codeína III - Dextropropoxifeno IV - Diidrocodeína V - Diprenorfina VI - Etilmorfina VII - Folcodina VIII - Nalbufina IX - Tramadol
IN 35
A prescrição contida na notificação de receita veterinária ou na prescrição de preparação magistral sujeita a controle especial não poderá ser aviada parcialmente.
FALSO
A prescrição contida na notificação de receita veterinária ou na prescrição de preparação magistral sujeita a controle especial poderá ser aviada parcialmente, a critério do adquirente.
O prazo para inspeção ou autorização de funcionamento não deverá exceder trinta dias a partir da data da comunicação da conclusão das alterações relacionadas à localização ou às instalações que afetem as atividades específicas do estabelecimento que fabrique, manipule, fracione, envase, rotule, controle a qualidade, comercie, armazene, distribua, importe ou exporte produtos de uso veterinário.
FALSO
O prazo para inspeção ou autorização de funcionamento não deverá exceder sessenta dias a partir da data da comunicação.
Notificação é a comunicação a alguém de atos, para que se faça ou deixe de fazer alguma coisa
VERDADEIRO
XIV - Notificação - comunicação a alguém de atos, para que se faça ou deixe de fazer alguma coisa.
As alterações do registro de produto de uso veterinário devem ser previamente comunicadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
VERDADEIRO
O estabelecimento que manipula produto de uso veterinário somente poderá aviar a prescrição de preparação magistral veterinária sujeita a controle especial mediante a retenção da primeira via e quando todos os itens estiverem devidamente preenchidos e com assinatura do Médico Veterinário prescritor.
FALSO
Somente poderá aviar a prescrição de preparação magistral veterinária sujeita a controle especial mediante a retenção da SEGUNDA via…
A confirmação de doença vesicular pelo serviço veterinário de inspeção em matadouros, no exame antemortem ou no post-mortem, deve ser comunicada, no prazo máximo de 24 horas, ao serviço veterinário oficial da Unidade da Federação envolvida.
FALSO
A confirmação de doença vesicular pelo serviço veterinário de inspeção em matadouros, no exame antemortem ou no post-mortem, deve ser IMEDIATAMENTE comunicada…