Entrevista Flashcards
Por que escolheu a nossa instituição
A minha decisão foi primeiro escolher uma instituição que tenha universidade, porque eu gosto de trabalhar com estudantes e gosto de ensinar. Tambem quero um local que eu possa fazer um mestrado e doutorado porque quero seguir a carreira acadêmica.
Alem disso, minha prima ja trabalhou como anestesista aqui no Einstein ha uns 8-10 anos e falou muito bem da parte acadêmica e de ensino.
Conversei com alguns residentes da Anestesia e de outras especialidades daqui do hospital e todos me recomendaram muito bem do programa, pela qualidade, estrutura, e treinamento.
Alem disso e’ um hospital bem conceituado.
É so jogar no google “melhor hospital do Brasil” e aparece o nome do Einstein
Mas tambem me chamou a atencao, coisa que eu nao sabia, é que o Einstein administra hospitais públicos tambem.
Logo, acredito queu aqui sera uma residencia muito completa.
Se CV esta cheio de ORL e Emergencia. Por que escolheu a anestesia?
Meu pai e’ otorrino e eu pensei em seguir a especialidade durante a faculdade inteira. Ainda assim me mantive atento para as outras, porque queria ser um medico completo, mas fazia atividades mais focado na otorrino. Eu fui aprovado em 2010 em uma clinica, mas decidi trabalhar por 1 ano e prestar para um local melhor. Eu passei em 2011 no SUS-SP, mas uma vez que me dei conta de que iria fazer ORL, eu percebi que gostava muito de ser generalista e decidi nao fazer a residencia.
Me convince de que voce quer esta especialidade
Eu gosto muito de medicina geral, fisiologia e lidar com pacientes críticos, monitorização hemodinamica, ventiladores mecânicos, equipamentos no geral. Inicialmente a minha ideia era fazer Nefrologia. Entretanto, comecei a assistir alguns videos do dia-a-dia do Nefrologista e nao gostei porque eu prefiro nao ter consultorio e gosto mais de trabalho independente. Entao sobraram as especialidades de Emergencia, UTI, e Anestesiologoia. Eu descartei a medicina intensiva porque nao achei muito interessante a pos-graduacao. Nesse tempo de indecisão, eu li por curiosidade o livro do medico que foi um dos responsáveis pelo resgate dos meninos da Tailandia que estiveram presos em uma caverna devido as chuuvas. O medico e’ anestesista e com isso repensei a escolha da especialidade. Assisti a alguns videos na internet, conversei com um residente de anestesia e me caiu a ficha: e’ exatamente isso oque eu quero fazer.
Depois conheci um residente de Florianopolis em um curso de emergencia e perguntei pra ele: por que ele fez anestesia e nao fez emergencia?
Liste 3 defeitos (com lições aprendidas)
Sou mais introvertido e as vezes as pessoas me acham antipatico, antissocial ou ate meio grosseiro, pela maneira como me comporto. Mas as pessoas quando me conhecem dizem que na verdade nao sou.
Costumo pegar mais tarefas do que sou capaz de fazer e me sobrecarregar. Isso no inicio ate’ era benéfico para mim. Eu tinha um medico chefe
Sou teimoso(a). Com o amadurecimento profissional, comecei a perceber que o ponto de vista dos demais colegas é tão importante quanto o meu e que podem contribuir para o ambiente profissional tanto quanto as minhas ideias. É claro que não é fácil suprimir totalmente esse aspecto de meu comportamento. Porém, antes de refutar qualquer ideia ou sugestão na empresa ou insistir persistentemente com minhas ideias, sempre busco avaliá-las.
Liste 3 qualidades
Esforcado, disciplinado, curioso.
Sobre os trabalhos científicos do CV…
TCC: coorte historia, 61 pacientes preencheram os criterios, 21 em UTI. O uso de oseltamivir, múltiplas comorbidades, Ur, Cr, LDH e baixa pCO2 foram criterios para desfecho desfavorável. Gestacao tambem foi fator de risco, mas o N foi pequeno (16 total e 5 UTI)
Projeto de extensao de ensino da morfologia. Era um projeto de extensao em que fazíamos apersentacoes da morfologia para escolas publicas e particulares. Eles vinham no nosso laboratório e contávamos a erspeito da morfologia humana intra utero, todo o desenvolvimento e mostrávamos alguns embriões que estavam em formol, tambem mostrávamos laminas em microscopio. Os alunos adooravam.
Avaliacao do perfil ansiogenico em diferentes linhagens de rastos.
Corpo estraneo nasal: relato de caso que aconteceu durante o estagio que fiz em ORL na UNICAMP
Como era voce na faculdade
Eu era um aluno comum, sem muito destaque, ia para festas, praticava corrida nos Intermeds, nao era a nota mais alta da sala e nem a mais baixa. Um aluno mediano.
Por queu nao publicou mais nada depois da faculdade?
Ate’ tentei com outros 2 médicos, mas fomos rejeitados pela revista. O trabalho era uma revisao a respeito da presenca de estudantes no departamento medico
Fizemos uma revisao de literatura e encontramos 51 artigos que se encaixavam nos critérios de inclusão. Existiam 3 eixos principais de pesquisa: o impacto mensurável da presença dos alunos para os serviços médicos, o impacto dos alunos nos profissionais de saúde que os recebem e o impacto na experiência dos pacientes que recebem cuidados pelos médicos em formação. A presença de alunos num serviço hospitalar não aumenta tempo de permanência nem custo para a instituição, porém traz ganho na motivação dos profissionais de saúde e melhora na percepção do cuidado por parte dos pacientes.
Foram incluídos no trabalho artigos que pesquisaram o papel ou impacto dos alunos de medicina em hospitais, inclusive aqueles que avaliaram a percepção e aceitação dos pacientes ao serem atendidos por médicos em formação. Foram excluídos artigos que analisaram estudantes de outras áreas da saúde ou serviços não-hospitalares. Também foram excluídos artigos que traziam exclusivamente a visão dos alunos de medicina. Os resultados foram avaliados pelos dois pesquisadores principais quanto aos critérios de inclusão e levados ao terceiro pesquisador em caso de discordância.
O que voce fez durante o COVID
O inicio foi muito tenso, assim como para todo o mundo, mas o nosso fator de piora era o ambiente fechado, cheio de pessoas de varias partes do mundo, todos ouvindo noticias e especialmente o desastre queu foi o Diamond Princess (aquele navio que ficou parado no Japao). Inicialmente fizemos quarentena da frota inteira e depois de 2 semanas estávamos “livres” de COVID> MAs lembra que ninguem conhecia o virus direito, nao sabíamos se o tempo de incubação era 7 dias, depis 14 dias, talvez mais, entao praticávamos distanciamento social. A quarentena e o distanciamento social foi bem danoso pra muitas pessoas e tivemos muitos pacientes psiquiátricos e com ideações suicidas. Tinhamos um corrredo com seguranças na porta parar oso pacientes psiquiátricos, que foi a nossa “internacao”, e que tinham consultas com psiquiatra a distancia pelo celular. Depois de alguns meses e’ que ficamos apenas com o minimo de tripulantes necessario para a manutencao do navio e ficou mais tranquilo.
Como foi a pós-graduação
Ficou abaixo das minhas expectativas. Eu imaginava que seria apto a trabalhar imediatamente como intensivista assim que a terminasse, mas apesar das aulas teóricas serem muito boas, as porcao pratica nao foi o suficiente. Essa decepção foi uma das razoes que me motivou a fazer a residencia
por que nao fez residencia antes e apenas agora?
Durante a pandemia tive bastante tempo pra pensar a respeito do que eu gostaria de fazer uma vez que saísse do navio. Inicialmente pensei na pos graduação, mas vi que nao era bem o que eu esperava. Eu estava bastante motivado a continuar a medicina e por isso decidi fazer a residencia
Midias sociais restritas - por que?
No departamento medico, éramos desencorajados a ter mídias sociais ou a fazer postagens, pelo risco de terem informacoes confidenciais ou que pudessem colocar em risco a privacidade de algum paciente.
Voce nao se acha velho?
Eu me acho velho para muitas coisas, como futebol, alcool, balada… Agora para continuar os estudos, fazer um mestrado, doutorado e especialiszacao, com certeza nao. Conheci 2 médicos que iniciaram a faculdade depois dos 40 anos e terminaram a residencia depois dos 50 e sao pessoas incríveis. O que muito motivava eles era que ambos queriam trabalhar algo que pudessem estudar o resto da vida.
O que voce teria a mais que um recem formado nao teria?
Eu nao conheço nenhum dos outros candidatos pessoalmente, mas me comparando a um recem formado geral:
Consigo me sustentar sem trabalhar por fora. Tenho outras fontes de renda que nao precisam de atencao frequente.
Por que escolheu o Brasil e nao uma residencia fora?
Eu pensei muito em fazer uma residencia nos EUA ha alguns anos atras. Mas desisti porque queria ficar perto dos amigos e da familia. Alem disso, eu trabalhei muito com pacientes americanos e nao gostava de ter que praticar medicina defensiva (exigencias de raios-x para qualquer trauma ou como maneira de proteção, muitas discussões a respeito de antibióticos), ate que fui perseguido por um hospede porque eu nao prescrevi antibióticos para o filho dele. Em outra ocasião