ENDOMETRIO Flashcards
POLIPOS
são projeções epiteliais endometriais, geralmente ocasionadas por estímulo focal. O principal hormonio estimulador é o estrogênio, sem contraposição da progesterona.
É uma condição benigna (taxa de malignização 2-5%), vista por histeroscopia tem sempre indicação de exérese embora tenha pequena chances de malignidade. Causa sangramentos e espessamento endometrial ao USTV.
FATORES DE RISCO
Todos fatores que elevam estrogenio sem contraposição da progesterona (ou em quantidade insuficiente)
Obesidade (estrona), SOP, anovulação cronica, nuliparidade, terapia de reposição hormonal com estrogenio isolado, tamoxifeno, DM, menopausa tardia, menarca precoce
HIPERPLASIA ENDOMETRIAL
é uma proliferação difusa do epitelio endometrial, estimulado pelo estrogenio. É classificada como típica e atípica, sendo que cada uma dessas podem ter estruturas simples ou complexas.
O diagnóstico é feito via histeroscopia com biopsia sob visualização.
É o endométrio >= 5mm de espessura ao ustv.
CA DE ENDOMETRIO
quadro clinico e diagnostico
Tem maior incidencia em mulheres na faixa etária de 62 anos aprox. Os fatores de risco incluem condições de exposição ao estrogenio sem contraposição de progesterona. O principal fator de risco é a obesidade.
O quadro clínico em geral é um sangramento disfuncional pós-menopausa. Os sintomas são precoce.
O diagnóstico é feito por biópsia guiada por histeroscopia. Padrão ouro.
Pode ser realizado diagnóstico com biópsia de material coletado por aspiração ou curetagem, mas caso o resultado deste estudo seja negativo, não exclui a necessidade de realizar uma histeroscopia.
CA DE ENDOMETRIO
tipos e tratamento
O tipo mais comum é o adenocarcinoma endometrioide (88%), é um cancer de bom prognostico em sua apresentação típica.
o estadiamento é cirurgico
o tratamento é a pan-histerectomia / histerectomia total + salpingooforectomia bilateral / Piver I
PROPEDEUTICA ENDOMETRIO
as afecções endometriais causam sintomas precocemente. o principal sinal relatado é o sangramento anormal pós-menopausa, que pode ser também acompanhado de mucorreia.
O primeiro passo é realizar o USTV: endométrios >=5mm são encaminhados para histeroscopia com biópsia dirigida. Em mulheres que fazem reposição hormonal o limite é 8mm.
A histeroscopia é padrão ouro. A biópsia é para diagnóstico de lesões pré-neoplásicas (hiperplasia) e neoplásicas.