AMENORREIA SECUNDARIA Flashcards
DEFINIÇÃO
Amenorreia é definida como ausencia de menstruação por 6 meses ou por 3 ciclos consecutivos.
Amenorreia primária = atraso da menarca em meninas >14 anos
Amenorreia secundária = disfunção menstrual em mulheres na menacme
INVESTIGAÇÃO
1º passo: excluir gestação e investigar tireóide e prolactina
2º passo: teste da progesterona (avalia se a mulher está em anovulação, admnistrando progesterona por 7-14 dias). Caso haja menstruação = investigar anovulação (SOP?). Caso não haja menstruação = teste do Est + Pg
3º passo: administrar Est+Pg simulando um ciclo. Se a mulher menstruar, parte para a dosagem de FSH e LH pois o ovário está respondendo. Caso não haja menstruação, investigar causa anatomica (Síndrome de Asherman - sinéquias uterinas iatrogenicas, por manipulação uterina, não permitem que o sangue escorra, causa canalicular mais comum.Histeroscopia)
4º passo: dosar LH e FSH: em casos de aumento dos dois hormonios, acompanhados de diminuição nos niveis de estrogenio e pg = falencia ovariana precoce.
Caso haja diminuição desses hormonios, a causa é central, devendo ser investigadas hipófise e hipotálamo (teste do GnrH).
HIPOGONADISMO HIPERGONADOTRÓFICO
Aumento de FSH e LH sem resposta Est + Pg
Isso indica falência ovariana, as causas mais comuns são genéticas
Desta forma = solicitar cariótipo
Síndrome de Turner: 45, X - mais comum causar amenorreia primária, mas pode ter diagnóstico tardio. Ovário rudimentar, a terapia é reposição hormonal.
HIPOGONADISMO HIPOGONADOTRÓFICO
Teste do GnRh: consiste em adm pulsos de GnRh EV, e dosar os niveis de FSH e LH antes e após. Caso haja resposta com aumento desses hormonios, a causa é hipotalâmica (a hipófise respondeu). Se não houver alteração nos niveis de FSH e LH = causa hipofisária.
HIPOGONADISMO HIPOGONADOTRÓFICO
causas hipofisárias
Síndrome de Sheehan: necrose da hipófise anterior causada por sangramento de causa obstétrica. A hemorragia leva à hipovolemia e, no pós parto, a hipófise sofre infarto por hipóxia.
HIPOGONADISMO HIPOGONADOTRÓFICO
causas hipotalamicas
Geralmente relacionadas à atividade física: atletas, dançarinos, etc. Bulimia, anorexia e hiperprolactinemia, Hipotireoidismo
A liberação de opioides endógenos, assim como cortisol e prolactina, bloqueiam os pulsos do GnRh, causando amenorreia (e outros sintomas)