EIXO 2 Flashcards
Conceituação de Material e Patrimônio
Materiais são todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização. Estrito: é todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização que detém natureza não permanente. Patrimonial: é todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização que detém natureza permanente (imóveis, instalações, materiais permanentes)
Gestão de cadeia de suprimentos.
Análise dos custos de estoque, previsão de consumo, operacionalização dos sistemas de reposição de estoque, inventários dos estoques, apuração de indicadores de giro e cobertura de estoques.
Gestão de Riscos
Etapas que são essenciais para identificar, analisar, tratar e monitorar os riscos que podem afetar uma organização. comunicação, consulta, contextualização, identificação, análise, tratamento, monitoramento e retroalimentação.
Boas práticas de gestão de riscos
Fazer um bom mapeamento dos riscos, com classificação de prioridades e objetivos. Definir objetivos concretos e facilmente assimiláveis. Distribuir responsabilidades, incluindo todos os empregados na administração das ameaças. Desenvolver um plano de contingência para emergências, afinal, o negócio não pode parar.
Inovação na gestão pública
Introdução de novas ideias, metodologias, processos, tecnologias e práticas que visam aumentar a eficiência, a transparência e a eficácia dos serviços públicos
Governo Eletrônico
Aplicação de tecnologias da informação e comunicação (TIC) para melhorar a atividade governamental, facilitando a comunicação, a gestão de dados e a prestação de serviços públicos. Portais de Serviços, Sistemas de Gestão Interna, Participação Digital.
Transparência da Administração Pública
Prática de disponibilizar informações claras, acessíveis e compreensíveis sobre as ações, decisões e recursos utilizados pelos órgãos governamentais. Portais de Transparência, Lei de Acesso à Informação (LAI), Relatórios e Auditores
Controle Social e Cidadania
exercício da cidadania onde os cidadãos monitoram, avaliam e influenciam as ações do governo e dos gestores públicos. Conselhos e Comitês, Ouvidorias, Movimentos Sociais
Accountability
Princípio de que os governantes e gestores públicos devem prestar contas de suas ações, decisões e uso dos recursos públicos, e serem responsabilizados por quaisquer irregularidades.
Sistemas estruturadores e estruturantes
São os mecanismos de suporte (auxiliares) às atividades desempenhadas pelos órgãos setoriais (unidades responsáveis em cada órgão ou entidade), sob a coordenação e supervisão de um órgão central.
Estruturantes: processos executados nos sistemas de forma centralizada em sistemas de informação – ou seja, em plataformas tecnológicas (softwares) – gerenciados pelos órgãos centrais.