EIXO 01 Flashcards
Clima Organizacional
Sentimentos que os indivíduos têm e a maneira como eles interagem entre si, com os clientes ou elementos externos. Grau de satisfação dos indivíduos que compõem a corporação. Síntese das percepções sobre a organização.
Comportamento e Cultura Organizacional,
Cultura: sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. O conjunto de características que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos.
Gestão de Pessoas
OBJ:. objetivos, competitividade, treinamento, motivação, atualização, qua. de vida, mudança, ética. Foco níveis: estratégico, tático, operacional. Processos: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter, monitorar.
Evolução e funções da gestão de pessoas
Departamento pessoal (impessoalidade, apenas registro), Gestão do Comportamento Humano (psicologia, comportamento), Gestão estratégica de Pessoas (capacidade, estratégia) Gestão de Pessoas por Competências (pessoas como agt. estratégico, orgânica.)
Qualidade de vida no trabalho
Condições de trabalho, organização do trabalho, relações socioprofissionais, reconhecimento e crescimento profissional, elo trabalho-vida pessoal
Recrutamento e seleção
Agregar pessoas - Provisão. Utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Modelo Instrumental.
Gestão de Desempenho
Ciclo de planejamento, monitoramento, avaliação de desempenho e retroação (realimentado). Aprimorar o trabalho para atingir as metas
Avaliação de Desempenho
Instrumento gerencial de análise e mensuração sistemática do desempenho dos indivíduos, que permite identificar se os indivíduos estão atingindo as metas e objetivos esperados.
Dimensões : Desenvolvimento, esforço e comportamento.
Gestão de redes organizacionais
São sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins. Estruturas flexíveis e estabelecidas horizontalmente. As dinâmicas de trabalho das redes supõem atuações colaborativas e se sustentam pela vontade e afinidade dos integrante, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional para a estruturação social.
Desenvolvimento gerencial
Programa voltado para ajudar na capacitação de gestores e líderes. Gestor responsável por aprimorar as suas capacidades: adquirir novos conhecimentos, aprender a resolver conflitos, rever valores, desenvolver novas habilidades, promover novas atitudes, aprimorar o desempenho, se fortalecer para novas responsabilidades e desafios.
Grupo e Equipe de Trabalho
G: Duas ou mais pessoas interagentes e interdependentes que se juntam para alcançar determinados objetivos particulares.
E: Dois ou mais indivíduos com habilidades complementares, e que trabalham em conjunto para alcançar um objetivo comum.
Flexibilidade organizacional
Possibilita uma resposta mais rápida ao mercado, uma maior descentralização e redução de custos. Númerica, funcional, distanciação (subcontratação de mão-de-obra) e remuneratória.
Gestão de Programas de Saúde
Eles têm o objetivo de prevenir ou eliminar a incidência de doenças crônicas e outros males que podem comprometer a saúde dos funcionários e a sua produtividade. Qualidade de vida dos colaboradores. Redução de custos. Aumento da assiduidade e produtividade
Gestão da mudança
qualquer transformação de natureza estrutural, institucional, estratégica, cultural, tecnológica, humana, ou de qualquer outro componente, capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização. Tendências sociais (necessidades, desejos, comportamentos), evoluções tecnológicas.
Aprendizagem individual e aprendizagem organizacional
conhecimento adquirido e desenvolvido pelos membros de forma individual que é interiorizado na memória da organização. A memória organizacional refere-se a informações registradas da história de uma empresa que podem ser usadas para tomada de decisões. (1) correspondência entre seu plano de ação e o resultado real (2) defasagem entre o objetivo pretendido e o resultado alcançado é identificada e corrigida. Indivíduo: é o primeiro nível do processo de aprendizagem. Está carregado de emoções positivas ou negativas, por meio de caminhos diversos.
Gestão da aprendizagem
O aprendizado deve ser contínuo, organizado e deve envolver todos os membros da organização. Ambiente em que as pessoas ampliam suas capacidades de inovar para atingir os resultados desejados, em que há estímulo para o desenvolvimento.
Gestão do conhecimento.
Identificar, criar e disseminar conhecimento dentro da organização, com o objetivo de que esse conhecimento possa ser acessado e utilizado pelos indivíduos, com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho organizacional. Geração, organização, desenvolvimento e distribuições.
Processos do PMBOK
processos de iniciação (define e autoriza o projeto ou fase do projeto), processos de planejamento (definem e refinam os objetivos e planeja a ação necessária para alcançar os objetivos), processos de execução (integram e coordenam pessoas e outros recursos para realizar o plano de projeto), processos de monitoramento e controle (monitora o progresso para identificar variações em relação ao plano e fazer ações corretivas) e processos de encerramento (formalizam a aceitação do produto, serviço ou resultado e conduzem o projeto ou uma fase do projeto
diagnóstico das necessidades de treinamento
Processo que identifica a lacuna entre o conhecimento, habilidades e capacidades atuais e desejados em um trabalho. A necessidade de tal diagnóstico geralmente surge devido a um problema organizacional
Gestão de projetos educacionais
Está relacionada à demarcação do alcance e das limitações organizacionais de um projeto; ao passo que o design instrucional se refere ao alcance e às limitações da solução educacional em si. para cada um desses modelos, os projetos de produção de conteúdos educacionais implicam objetivos claramente definidos e precisam ser alcançados em um período de tempo delimitado, com restrições
orçamentárias e de recursos humanos
Gestão de projetos
aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de cumprir os seus requisitos. Projeto é um esforço temporário empreendido com o objetivo de criar umproduto, serviço ou resultado “unitário/único” com data de início e fim previamente definidas, bem como resultados previamente determinados.
Metodologias ágeis
metodologias menos formais que são mais adequadas em determinadas circunstâncias.
Balanced Scorecard (BSC)
Tecnologia gerencial para coleta e a geração de dados quantitativos e qualitativos sobre o desenvolvimento da organização em novas perspectivas além da financeira. Auxilia na condução da empresa ao permitir a compreensão e a mensuração de todos os aspectos que influenciam no negócio. Perspectiva financeira, cliente, processos internos e aprendizado.
Matriz SWOT
FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), que é uma técnica de avaliação dos ambientes interno e externo da entidade, etapas do diagnóstico estratégico. diminuir os riscos, otimizar as forças.
mapas estratégicos
resumir graficamente, em uma única página, a missão, a visão, os principais objetivos estratégicos e seus respectivos indicadores.
objetivos, metas e planos
Objetivo é um estado ou situação desejados (aspecto qualitativo).
Meta é um desdobramento do objetivo em etapas intermediárias e aferíveis (aspecto quantitativo).
Plano é o conjunto organizado de ações e metas necessários à consecução dos objetivos.
Planejamento por Cenários,
tem como premissa a ideia de que o futuro pode ser impactado de diversas maneiras e, assim, a organização deve analisar os cenários futuros possíveis com o intuito de melhor realizar as escolhas no presente. Projetivo (apenas um cenário). Prospectivo (diversos cenários).
medição de desempenho
Seletividade, Simplicidade/clareca, representatividade, Investigativos, comparabilidade, estabilidade, custo-efetividade, adaptabilidade, rastreabilidade, disponibilidade, economia, praticidade.
Formulação de indicadores
O que mensurar? Como mensurar? Coleta de Informações. Mensuração. Análise e Comunicação
1 - Identificação do nível, dimensão, subdimensão e objetos de mensuração;
2 - Estabelecimento dos indicadores de desempenho;
3 - Validação preliminar dos indicadores com as partes interessadas;
4 - Construção de fórmulas, estabelecimento de metas e notas;
5 - Definição de responsáveis;
6 - Geração de sistemas de coleta de dados;
7 - Ponderação e validação final dos indicadores com as partes interessadas; 8 - Mensuração dos resultados;
9 - Análise e interpretação dos indicadores; e
10 - Comunicação do desempenho e gerir mudança.
OKR
metodologia de gestão estratégica usada para definir e acompanhar objetivos e seus resultados. Foco em desdobrar a estratégia organizacional em objetivos específicos e metas. Objetivos (O): Devem ser qualitativos e inspiradores. Resultados-Chave (KR): Devem ser quantitativos e mensuráveis, atuando como metas
Desenho/projeto instrucional.
planejamento, estruturação, execução, acompanhamento e avaliação de trilhas de aprendizagem, cursos, formações que busca otimizar a aquisição e construção de conhecimento dos participantes naquele tópico.
O desenho instrucional envolve uma sinergia de profissionais com diferentes experiências a fim de que se atinja o objetivo de ensino e aprendizagem de um curso.
O desenho instrucional fixo (DI fixo); o desenho instrucional aberto (DI aberto) e o desenho instrucional contextualizado (DI contextualizado).
Avaliação de treinamento
Processo sistemático de coletar informações com o intuito de aperfeiçoar o seu programa de capacitação. A avaliação fornece feedback construtivo para identificar se o treinamento atingiu os resultados pretendidos e ajuda a tomada de decisões sobre capacitações futuras. Reação, Aprendizado, Comportamento, Resultados
EAD
Objetivos de Aprendizagem Claros, Engajamento dos Alunos, Conteúdo Bem Estruturado, Flexibilidade e Acessibilidade, Feedback e Avaliação, Interação e Comunicação, Uso de Tecnologia Apropriada, Design Visual Atraente, Suporte ao Aluno e Motivação e Autonomia
Liderança
pessoa que possui a capacidade de influenciar outras pessoas a alcançarem os objetivos. Ou seja, por meio de suas relações interpessoais, o líder, através de uma comunicação efetiva, consegue liderar, motivar e orientar as pessoas a atingirem objetivos que estão além de seus próprios interesses e objetivos pessoais.
Estilos de Liderança
Liderança Autocrática: centraliza toda a tomada de decisões
Liderança Democrática: os liderados participam do processo de tomada de decisões
Liderança Liberal (ou Laissez-Faire): o líder delega totalmente a tomada de decisões aos liderados.
Teorias da Motivação
Teoria da Hierarquia das Necessidades necessidades.
Teoria ERC / Teoria ERG Exist-Rela-Cresci
Teoria dos dois Fatores / Teoria Bifatorial satisfação/insatisfação
Teoria das Necessidades Adquiridas realização, filiação, poder
Teoria X e Y negativa/positiva
Teoria da Equidade comparações,
Teoria da Expectância / Expectativa cada situação específica
Teoria da Definição de Objetivos objetivo/meta estabelecido.
Teoria da Autoeficácia auto capacidade
Teoria do Reforço estímulos do ambiente.
Teoria da Avaliação Cognitiva recompensas externas - motv.
Teoria de Campo interação meio-ambeinte