DOENÇAS EXANTEMÁTICAS Flashcards
A maioria dos indivíduos imunocompetentes que são infectados agudamente com citomegalovírus apresentam…
Nenhum sintoma.
Quadro clássico do Exantema Súbito
Atinge principalmente lactentes de 6 meses a 2 anos, que a febre costuma ceder imediatamente ANTES do aparecimento do exantema e que este dura apenas alguns dias (2 ou 3 normalmente)
Diagnóstico Laboratorial do Sarampo
Feito mediante detecção de anticorpos IgM no sangue, desde os primeiros dias e atingem titulação máxima em torno de 2 a 3 semanas após a infecção. Ocorrerá a formação de imunidade duradoura
Período Incubação Sarampo
8 a 12 dias, e o exantema surge após as fase de incubação e prodrômica (duração entre 2 e 4 dias), sendo que o período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema.
Período de transmissibilidade da Rubéola
5 a 7 dias antes do início do exantema e de 5 a 7 dias após.
Bloqueio vacinal na Rubéola
Diante de uma pessoa com sinais e sintomas de rubéola, deve-se realizar o bloqueio vacinal dos contatos do caso suspeito, preferencialmente dentro de 72 horas após a exposição. Bloqueio vacinal com DTP.
Bactéria da Escarlatina e sua produção
Streptococcus pyogenes ou Streptococo beta-hemolítico do grupo A de Lancefield (GAS), pode produzir três diferentes toxinas (A,B,C) denominadas exotoxinas pirogênicas estreptocócicas. Na escarlatina, são responsáveis pela febre - provável ação direta no hipotálamo - e pelo exantema.
Sinal de Koplik
“pontos esbranquiçados sobre uma superfície hiperemiada”= sinal de Koplik, patognomônico de sarampo. Outros achados da clínica de sarampo: conjuntivite com fotofobia, tosse, febre.
Característias Síndrome da Rubéola Congênita (SRC)
Alterações como surdez, oftalmopatias (catarata, glaucoma), cardiopatias (persistência do canal arterial, estenose aórtica, estenose pulmonar), microcefalia, entre outras, como teratogênese.
Profilaxia pós-exposição para Varicela
Existem duas: vacinação de bloqueio (até 5 dias após contato, destinada somente para ambiente hospitalar) e imunoglobulina (até 96 horas).
A vacina contra varicela contém o vírus vivo atenuado e por isso não pode ser administrada em imunodeprimidos, como o nosso paciente que está internado para remissão de LLA. Logo, ele deverá receber Imunoglobulina.
Recém-nascido a termo normal, em aleitamento materno exclusivo, no segundo dia de vida tem contacto com sua mãe que começa a apresentar quadro clínico de varicela. Qual a conduta que deve ser imediatamente tomada?
Aplicar imunoglobulina varicela-zoster (VZIG) por via intramuscular
Qual a complicação da varicela de maior prevalência na infância?
Infecção secundária por germe Gram-positivo
De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (Brasil), qual das alternativas abaixo preenche a definição de caso suspeito de sarampo:
Todo paciente que, independente da idade e situação vacinal, apresentar febre e exantema maculopapular, acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite