Direito Processual Penal Flashcards

1
Q

É possível a celebração de ANPP em crimes de racismo e injúria racial?

A

Não é possível. 2ª turma STF.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Determinará a competência: (7)

A

I. Lugar da infração
II. Domicílio/residência do réu
III. Natureza da Infração
IV. Distribuição
V. Conexão ou Continência
VI. Prevenção
VII. Prerrogativa de Função

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Cite um exemplo de exercício de jurisdição sem ação no processo penal.

A

A concessão de habeas corpus de ofício. O Juiz não pode impetrar HC, mas pode conceder ex officio caso verifique que alguém sofre ou esta ameaçado de sofrer coação ilegal à liberdade de locomoção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O juiz pode deixar de homologar transação penal em razão de atipicidade, ocorrência de prescrição ou falta de justa causa para a ação penal, equivalendo tal decisão à _________.

A

À rejeição da denúncia ou queixa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Conceitue justa causa:

A

A justa causa pressupõe a existência de um suporte probatório mínimo, consistente na prova da existência material de um crime e em indícios de que o acusado seja o seu autor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Aponte em que momento as drogas apreendidas serão destruídas:

a) Plantações;
b) Flagrante;
c) Apreendidas sem a ocorrência de prisão em flagrante.

A

a) Art. 32. As plantações ilícitas serão imediatamente destruídas pelo delegado de polícia na forma do art. 50-A, que recolherá quantidade suficiente para exame pericial, de tudo lavrando auto de levantamento das condições encontradas, com a delimitação do local, asseguradas as medidas necessárias para a preservação da prova;

b) Art.50. § 4º A destruição das drogas será executada pelo delegado de polícia competente no prazo de 15 (quinze) dias na presença do Ministério Público e da autoridade sanitária.

c) Art. 50-A. A destruição das drogas apreendidas sem a ocorrência de prisão em flagrante será feita por incineração, no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados da data da apreensão, guardando-se amostra necessária à realização do laudo definitivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Em que consiste as Exceções? Qual a natureza jurídico do instituto?

A

1) Procedimentos incidentais referentes aos pressupostos processuais ou condições da ação;
2) Cujo objetivo é a extinção do processo ou sua prorrogação;
3) Em regra, não suspendem o processo e são processadas em autos apartados;
4) NJ: um direito público subjetivo de se opor à demanda deduzida em juízo, estando diretamente ligado ao direito de defesa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Condenados por júri popular podem ser presos imediatamente após o julgamento? Comente a luz da jurisprudência do STF.

A

A soberania dos vereditos do Tribunal do Júri autoriza a imediata execução da condenação imposta pelo corpo de jurados, independentemente do total da pena aplicada.

Também prevaleceu no julgamento o entendimento de que o artigo 492 do Código de Processo Penal (CPP), na parte que condiciona a execução imediata apenas das condenações a penas de no mínimo 15 anos de reclusão, é inconstitucional, pois relativiza a soberania do júri.

“O Direito à vida é expressão do valor intrínseco da pessoa humana, constituindo bem jurídico merecedor de proteção expressa na Constituição e na legislação penal. A Constituição prevê a competência do Tribunal do Júri para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida e prevê, ademais, a soberania do Tribunal do Júri, a significar que sua decisão não pode ser substituída pelo pronunciamento de qualquer outro tribunal.”

“São dois princípios constitucionais: a presunção de inocência, até o trânsito em julgado, e o júri soberano. São normas constitucionais originárias e nem há que se falar de soberania de uma sobre a outra, mas de aplicação conjunta.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

V/F

O período de prisão provisória do Réu é considerado apenas para o desconto da pena a ser cumprida e não para contagem do prazo prescricional, o qual será analisado a partir da pena definitiva aplicada, não sendo cabível a detração para fins prescricionais.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Princípio norteador do processo penal abordado, precipuamente, pelo brocardo audiatur et altera pars.

A

Princípio do contraditório.

Vem do latim “ audiatur et altera pars” que significa : que a outra parte seja também ouvida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Pode o Ministério Público recorrer, na ação penal exclusivamente privada?

A

“Nas ações penais exclusivamente privadas, o órgão do Ministério Público também poderá recorrer contra uma sentença condenatória, podendo fazê-lo em favor ou desfavor do acusado, inclusive visando ao aumento da pena fixada. Todavia, não se admite que o Ministério Público recorra contra uma sentença absolutória, se o querelante não o fizer, em razão do princípio da disponibilidade da ação penal exclusivamente privada ou personalíssima. Afinal, se o querelante pode dispor da ação penal, dela desistindo, perdoando o querelado e ainda abrindo mão do direito de recorrer, a não interposição de apelação pelo querelante conta a sentença absolutória importa em evidente desistência da ação, motivo pelo qual não se admite que o Ministério Público dê prosseguimento ao feito com a interposição de apelação” (LIMA, Renato Brasileiro de).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Ação Penal.

V/F

Ainda que não tenha legitimidade para, em ação penal de iniciativa privada, aditar a queixa com o intuito de nela incluir outros réus, o MP poderá acrescentar ao processo elementos que influam na fixação da pena, no exercício da função de custos legis.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Provas.

Diferencie prova ilícita de prova ilegítima.

A

Provas Ilícitas : As derivadas de violações de normas de Direito Material, Constituição ou leis. A caracterização da prova Ilícita está no fato de ter havido violação a uma garantia fundamental do cidadão.

Provas Ilegítimas : São as provas obtidas com violação às normas processuais.

Prova ilegal: Gênero.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Ação Civil Ex Delicto

V/F

De regra, faz coisa julgada no cível a sentença que reconhece ter sido o ato praticado em estado de necessidade.

A

Verdadeiro.

Art. 65. Faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estado de necessidade, em legítima defesa, em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

Adendo: O estado de necessidade faz coisa julgada no cível, mas tão somente o defensivo, pois, como é cediço, o estado de necessidade agressivo não faz coisa julgada no cível.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Princípios e Sistemas.

V/F

Segundo a doutrina majoritária, o sistema inquisitório é caracterizado pela presença de partes distintas (actum trium personarum), contrapondo-se acusação e defesa em igualdade de condições, sobrepondo-se a ambas um juiz equidistante e imparcial.

A

Falso.

Sistema acusatório.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Interpretação.

V/F

A lei processual penal brasileira veda a adoção das regras de hermenêutica juridica ubi eadem legis ratio ibi eadem dispositio (onde há a mesma razão de ser, deve prevalecer a mesma razão de decidir) e ubi eadem ratio ibi idem jus (onde há o mesmo fundamento, há o mesmo direito).

A

Falso.

Alei processual penal aceita a adoção dessas regras de hermenêutica jurídica, por configurarem interpretação extensiva do texto legal.

17
Q

Investigação.

18
Q

Prisão.

Defina fumus commissi delicti?

A

O fato constante na notitia criminis, objeto da investigação preliminar que dá origem à investigação e sobre o qual recai a totalidade dos atos desenvolvidos nessa fase.

19
Q

Sursis.

Eventual aceitação de proposta de suspensão condicional
do processo prejudica a análise do pedido de
trancamento de ação penal.

A

Falso.

Súmula 667. Eventual aceitação de proposta de suspensão condicional
do processo não prejudica a análise do pedido de
trancamento de ação penal.

20
Q

A soberania dos veredictos do Tribunal do Júri autoriza a imediata execução de condenação imposta pelo corpo de jurados, independentemente do total da pena aplicada.

A

Verdadeiro.

21
Q

Fiança

Sobre a Fiança, diferencie a cassação, do reforço, da quebra e da perda.

A

CASSAÇÃO DA FIANÇA - fiança incabível; nova tipificação que a torne inafiançável; delito inafiançável.

REFORÇO DA FIANÇA - fiança insuficiente; depreciação (em caso de materiais ou pedras preciosas); inovação do delito, acarretando a classificação para crime afiançável;

QUEBRA DA FIANÇA - deixar de comparecer a ato do processo, sem motivo justo, quando já intimado; ato obstrução; descumprimento medida cautelar; ordem judicial; nova infração penal dolosa -à Perda de ½ (metade) do valor;

PERDA DA FIANÇA - acusado condenado que não se apresenta para cumprimento da pena -à Perda do valor total da fiança

22
Q

ANPP

V/F

A despeito de um corréu não ter sido denunciado, por ter feito Acordo de Não Persecução Penal, inexiste impedimento para sua oitiva como informante, mas não como testemunha.

A

Verdadeiro.

STJ, HC 125.678/RS: “O corréu beneficiado por ANPP pode colaborar com a investigação como informante, desde que não sob o formato de testemunha.”

23
Q

Prisões.

V/F

O prazo nonagesimal de revisão da prisão preventiva aplica-se até o final do processo de conhecimento, o que se encerra com a cognição plena pelo Tribunal de segundo grau.

A

Verdadeiro.

O art 316, parágrafo único, do CPP aplica-se até o final do processo de conhecimento, o que se encerra com a cognição plena pelo Tribunal de segundo grau. Assim, nos casos em que se aguarda o julgamento da apelação, o TJ ou TRF têm a obrigação de revisar periodicamente a prisão, nos termos do art 316, parágrafo único, do CPP. STF. Plenário. ADI 6581/DF e ADI 6582/DF, Rel. Min. Edson Fachin, redator do acórdão Min. Alexandre de Moraes, julgados em 8/3/2022 (Info 1046).