DIREITO ADMINISTRATIVO Flashcards
CERTO OU ERRADO
Conceitualmente, é correto considerar que o direito administrativo abarca um conjunto de normas jurídicas de direito público que disciplina as atividades administrativas necessárias à realização dos direitos fundamentais da coletividade.
Certo
Quando se fala de normas jurídicas, deve-se lembrar de princípios e das leis. Há ramos do Direito, como o Direito Privado e o Direito Civil, por exemplo, que regulamentam as relações entre as pessoas, não havendo supremacia. O Direito Público é diferente, pois há leis que trazem prerrogativas à Administração Pública
CERTO OU ERRADO
Acerca dos contratos administrativos, julgue o item.
O direito administrativo brasileiro atribui, aos contratos administrativos, o regime jurídico de direito público
Certo
Deve-se pensar o seguinte: contrato administrativo vem, geralmente, após uma licitação pública. Pode ser que o particular venha a descumprir o contrato. A Administração Pública, então, fará a fiscalização do que o particular está fazendo, como uma obra ou entrega de merenda para as escolas, por exemplo. Desta fiscalização pode surgir penalidades, como
multa contratual ou, até mesmo, o encerramento do contrato.
Esses contratos administrativos são regidos por normas públicas que colocam a Administração numa posição privilegiada.
CERTO OU ERRADO
Quando se fala sobre esse tema, deve ser trabalhado o que Celso Antônio Bandeira de Mello chama de “pedras de toque”, uma expressão que vem da química. Dentro disso, tem-se dois princípios que formam o regime jurídico-administrativo. Para o autor, eles são os princípios mais importantes da Administração Pública. Todos os outros princípios
decorrem desses. São eles:
- Princípio da supremacia do interesse público (gera à Administração prerrogativas e direitos);
-
Princípio da indisponibilidade do interesse público (sujeições, obrigações, restrições).
A Administração não pode “fazer tudo o que ela quer”, pois toda ação tem que ter como base a lei.
CERTO OU ERRADO
É inaceitável que o Estado possua poderes administrativos como prerrogativas de direito público, sendo correto que as prerrogativas do Estado sejam de direito privado para que não ocorra desigualdade entre os cidadãos e o poder estatal.
Errado
É preciso lembrar-se do princípio da supremacia.
CERTO OU ERRADO
Direito Administrativo é o ramo do Direito Público que estuda princípios e regras reguladores do exercício da função administrativa.
Certo
CERTO OU ERRADO
Direito Administrativo é o ramo do Direito Público que tem por objeto os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a Administração Pública, a atividade jurídica não contenciosa que exerce e os bens de que se utiliza para a consecução de seus fins, de natureza pública.
Certo
CERTO OU ERRADO
Direito Administrativo é ramificação autônoma da Ciência Jurídica, atrelada ao direito público, concentrando o plexo de relações jurídicas que imantam o elo “Estado versus contribuinte”, na atividade financeira do Estado, quanto à instituição, fiscalização e arrecadação de tributos.
Errado
CERTO OU ERRADO
Direito Administrativo é o conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.
Certo
CERTO OU ERRADO
Pode-se resumir o Direto Administrativo às atividades exercidas pelo poder Executivo.
Errado
CERTO OU ERRADO
Do ponto de vista científico o Direito Administrativo pode ser compreendido como um ramo específico, pois organizado a partir do objeto e princípios próprios.
Certo
CERTO OU ERRADO
Conforme o regime jurídico administrativo, apesar de assegurada a supremacia do interesse público sobre o privado, à administração pública é vedado ter privilégios não concedidos a particulares.
Certo
CERTO OU ERRADO
Um servidor público que deixe de realizar atividades de sua competência para prejudicar um desafeto afronta o princípio da impessoalidade, que se traduz na ideia de que a atuação estatal deve se pautar pela busca dos interesses coletivos.
Certo
A atuação baseada em um interesse pessoal, como é o caso narrado na questão, fere o princípio da impessoalidade.
CERTO OU ERRADO
Norma que assegura para os candidatos nascidos na localidade um acréscimo de 10% na nota final dos concursos públicos realizados pelo mencionado ente federativo, é constitucional.
Errado
A norma viola o princípio da
isonomia.
CERTO OU ERRADO
Norma que veda a investidura em cargos efetivos de seus quadros dos candidatos que tenham sido condenados por sentença judicial transitada em julgado por ato de improbidade administrativa, a qualquer tempo, é inconstitucional.
Certo
A norma vai de encontro à inviabilidade de sanções de caráter perpétuo.
CERTO OU ERRADO
O princípio da publicidade ensina que a transparência dos atos da Administração Pública serve para possibilitar seu controle pelos cidadãos.
Assim, não é admissível se socorrer a fundamentos como segurança nacional e relevante interesse coletivo para excepcionar tal princípio.
Errado
É admissível excepcionar tal princípio em relação à segurança nacional e relevante interesse coletivo.
CERTO OU ERRADO
a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem.
Certo
CERTO OU ERRADO
A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
Certo
Em quais situações o servidor público estável perderá o cargo?
Art. 41, CF (…)
§ 1º O servidor público estável só perderá o cargo:
I – em virtude de sentença judicial transitada em julgado;
II – mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;
III – mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa
“A atividade administrativa deve ser exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional.” o princípio fundamental da Administração Pública ao qual o trecho faz referência é:
Eficiência
CERTO OU ERRADO
O princípio da Eficiência exige que o administrador utilize os recursos disponíveis de maneira econômica, priorizando a obtenção de benefícios máximos com custos mínimos.
Certo
CERTO OU ERRADO
Para avaliar o cumprimento do princípio da eficiência da administração pública, o critério econômico é o único aspecto a ser considerado.
Errado
Não é o único. Outros aspectos importantes desse princípio incluem o rendimento funcional, a racionalidade e a rapidez na execução das atividades administrativas.
CERTO OU ERRADO
Os princípios da Administração Pública podem ser classificados em expressos e implícitos e estes últimos estão previstos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988.
Errado
Os princípios implícitos não estão previstos na Constituição Federal.
O prefeito de um município verificou que tinha sido deferida licença sem esteio legal para prática de ato de competência municipal. Após ser cientificado do ocorrido, editou portaria declarando nulo o deferimento e cancelando a licença.
Nos termos dos princípios aplicáveis à administração pública, a portaria municipal realiza o princípio da
A anulação realizada pelo prefeito é a prática do princípio do autocontrole, da autotutela.
CERTO OU ERRADO
Um servidor público federal determinou a nomeação de seu irmão para ocupar cargo de confiança no órgão público onde trabalha. Questionado por outros servidores, o departamento jurídico do órgão emitiu parecer indicando que o ato de nomeação é ilegal. Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
5. (CEPSE 2018/DPF/AGENTE DO POLÍCIA FEDERAL) O princípio da autotutela permite que o Poder Judiciário intervenha para apreciar atos administrativos que estejam supostamente eivados de ilegalidades.
Errado
O Poder Judiciário pode avaliar a legalidade de um ato, mas sua avaliação não se baseia no princípio da autotutela. A autotutela ocorre quando o próprio órgão que emitiu o ato o revoga ou anula. No caso do controle pelo poder judiciário, trata-se de um controle externo, em que um poder controla o outro.