Dinâmica de transporte das lipoproteínas Flashcards
1
Q
Caminho exógeno
A
Vai dos quilomícrons até a VLDL
- Os quilomícrons são as primeiras lipoproteínas a serem formadas e são sintetizados nas células da mucosa intestinal através da lipoproteína lipase (enzima do endotélio vascular), gerando o ácido graxo como produto.
- O ácido graxo é destinado aos tecidos que estão precisando dele.
- O que sobra do QM é o QM remanescente (tamanho menor que o original). Ele é captado pelo fígado (tem apoproteínas que as células do fígado reconhecem) e é degradado novamente.
- Na degradação há presença de colesterol que vai ser destinado à formação da VLDL.
2
Q
Caminho endógeno
A
Vai do momento que a VLDL cai na circulação até o fim da atuação da HDL.
- A VLDL cai na circulação e a lipoproteína lipase degrada os TGs presentes nela, o que gera ácidos graxos como produto.
- Quando a VLDL perde ácidos graxos ela vira IDL (lipoproteína de densidade intermediária).
- A IDL pode ser captada pelos receptores do fígado e degradada lá, destinando os lipídios para formar alguma coisa (isso ocorre em menor quantidade) ou pode virar LDL através da perda da proteína ApoE.
- Se a IDL virar LDL, vai ser captada pelo fígado para ser degradada ou vai levar colesterol para os tecidos extra hepáticos.
- A HDL nasce no fígado ou nos tecidos extra hepáticos.
- A função da HDL é fazer uma varredura de colesterol no tecido extra hepático e levar para o fígado degradar, mas antes disso ela precisa que a LCAT esterifique o colesterol livre para incorporar sua estrutura.
- Uma parte do colesterol da HDL é transferido para a IDL pela CETP (enzima transmissora de colesterol ester) e a IDL leva para o fígado.