Diabetes e gestação Flashcards
Tipos de Diabetes Mellitus em gestação
DM pré-gestacional: DM1 ou DM2 diagnosticados antes da gestação.
DM na gestação: glicemia maior que 126 mg/dL ou TOTG maior que 200.
DM gestacional: glicemia entre 92 e 125 mg/dL.
Fatores de risco para DM
Idade acima de 35 anos, obesidade, antecedentes familiar de primeiro grau, hipertensão arterial sistêmica e história obstétrica de macrossomia, óbitos perinatais, malformações, polidrâmnio, hipertensão arterial e glicosúria.
Repercussões da hiperglicemia fetal (DM mal controlada)
Intrauterinas: diurese osmótica, polidrâmnio, macrossomia e retardo na maturidade pulmonar (aumento da síntese de insulina) e óbito fetal (aumento da viscosidade sanguínea devido à hemoglobina glicada).
Recém-nascido: macrossomia e traumas, hipoglicemia transitória (insulina aumentada, mas aporte de glicose é interrompido ao cortar o cordão umbilical), malformações, membrnaa hialina, prematuridade e óbito neonatal.
Crianaça: síndrome metabólica (cardiomiopatias, dislipidemias, hipertensão, DM2 e doenças hepáticas) e sobrepeeso/obesidade.
Diabetes gestacional
Deficiência relativa de insulina. A produção aumenta, mas não é suficiente (deficiência relativa).
Classificação do DM em gestação
Diabética sem complicação (compensada ou não compensada) e diabética com complicação (compensada ou não compensada).
Diagnóstico da diabetes gestacional
Se a glicemia na consulta antes de 20 semanas for entre 92 e 125 mg/dL, a paciente deve receber acompanhamento, e deve-se realizar o TOTG entre 24 e 28 semanas.
Se a gestante inicar o pré-natal com mais de 20 semanas, e deve-se realizar o TOTG junto à glicemia.
Tratamento da DM gestacional
Manutenção da normoglicemia (jejum abaixo de 90 e pós-prandial abaixo de 140) por meio de dieta hipocalórica e fracionada, insulinoterapia e exercícios físicos. O controle do perfil glicêmico é por automonitorização e exames laboratoriais (creatinina, ácido úrico, hemoglobina glicada, TSH, PA, ECG, fundo de olho, função renal).
O tratmento obstétrico é por meio de pré-natal de qualidade, acompanhando o crescmimento fetal, a vitalidade e maturidade. Define a indicação de parto.