Desenvolvimento Cognitivo na idade pré-escolar Flashcards
Segundo Piaget, qual é o estádio em que as crianças na idade pré-escolar se encontram? O que é característico neste estádio?
Estádio pré-operatório. A criança vai conseguir relacionar-se com o mundo também através de ações mentais - representações mentais, simbólicas. Uma evidencia de que as crianças já conseguem este estilo de representação simbólica mental tem a ver com as suas brincadeiras – por exemplo, o ato de pegar num objeto e fingir que é um telefone, indica que as crianças conseguem fazer estas representações.
No entanto, ainda não coordenam diferentes aspetos das representações mentais e as várias dimensões de um mesmo problema. É, por isso, que se este estádio se denomina pré-operatório.
Quais são as características do pensamento pré-operatório e as tarefas associadas às mesmas?
- Centração: seriação de varinhas
- Egocentrismo: prova das três montanhas
- Irreversibilidade: prova das classificações múltiplas
- Triunfo da afirmação sobre a negação: prova de inclusão de classes (exp. das contas de madeira)
- Subordinação das transformações às configurações: prova da conservação do comprimento das varinhas
- Confusão entre transformações relevantes e irrelevantes: prova de determinação do valor cardinal de um conjunto ou de conservação de número
- Compreensão de relações autónomas em termos subjetivos: (ñ há tarefa) dificuldade em compreender o acaso
- Indiferenciação entre o real, o possível e o necessário: Prova dos trajetos possíveis
- Insensibilidade à contradição: Provas dos cubos e dos sinos
A prova da conservação de líquidos é um exemplo de que características?
Tem a ver com a centração na medida em que as só se concentram numa coisa (altura) e com a irreversibilidade porque não percebem que se voltarem a pôr a água no copo inicial a altura é a mesma.
O que são abordagens não piagetianas do processamento de informação?
Abordagens do processamento de informação que sugerem que o que acontece neste período das
idades pré-escolares é um aumento muito veloz de alguns fatores envolvidos no processamento de informação, cujo desenvolvimento vai permitir que as crianças façam operações cada vez mais completas.
Quais são os fatores gerais do desenvolvimento?
- Velocidade de processamento: velocidade com que se implementa e executa processos cognitivos numa grande variedade de tarefas (Tarefa de rotação mental, Tarefas de nomeação)
- Função executiva: Capacidade de regulação dos processos cognitivos dirigidos para um objetivo – em vez de reagirmos ao ambiente, já conseguimos dirigir os nossos processos cognitivos de propósito para conseguir atingir um determinado objetivo. componentes: Flexibilidade cognitiva (Prova de classificação múltipla); Controlo inibitório e atenção seletiva (Flanker Task)
O que é a Teoria de Core Knowledge de Spelke? (Teoria dos sistemas nucleares)
Ideia de que os seres humanos, tal como outros animais, nascem com “programas” já especializados
para trabalhar determinado tipo de estímulos - Cores (núcleos) do conhecimento – e que estes se vão desenvolver de forma mais ou menos independente entre si, à medida que o organismo se desenvolve. Os Cores são específicos ao seu domínio, específicos a certas tarefas e encapsulados. Para Spelke, o fator que torna o desenvolvimento humano diferente do de outros animais tem a ver com a linguagem. Ou seja, ao desenvolvermos a linguagem, conseguimos criar sistemas de comunicação entre os núcleos que nos permitem utilizar aspetos de um núcleo e de outro para
atingirmos um pensamento muito complexo.
Em que contexto podemos observar bem esta teoria?
No estudo da Numeracia
Quais são os estádios no desenvolvimento da numeracia?
- pre-number-know – crianças que podem já conseguir contar verbalmente por exemplo até 10,
mas, que quando lhes pedimos por exemplo 6 objetos, nos dão uma mão cheia de objetos –
ainda não perceberam que podem utilizar os nomes dos números que conhecem para contar a
quantidade de objetos. - subset-knowers (e.g., one-knower, two-knower) – por exemplo, ao pedido de dar um rebuçado, as crianças nunca dão mais do que um, no entanto, quando pedimos mais (por exemplos dois) elas dão uma mão cheia – guiam-se mais pelas nossas reações e não por um conhecimento específico dos números.
• CP-knowers (cardinal principle knowers) – a partir daqui as crianças percebem que podem contar qualquer conjunto de elementos e conseguem dar o número correto de objetos.
Segundo a teoria de Spelke a aquisição da
numeracia consiste na ligação, por intermédio da linguagem, de dois sistemas, quais? Como se ligam?
Um sistema para pequenas quantidades (objetos) e Um sistema para grandes quantidades (numerosidades; conjuntos). É a linguagem (o facto de os seres humanos terem desenvolvido os nomes para os números) que vai permitir que as representações destes dois sistemas (objetos e numerosidades) se vão unir, o que nos vai permitir pensamentos matemáticos muitos complexos que não acontecem noutras espécies.