CPC26 Flashcards
“A entidade deve apresentar uma análise das despesas utilizando uma classificação baseada na sua natureza , se permitida legalmente , ou na sua função dentro da entidade, devendo eleger o critério que proporcionar informação confiável e mais relevante, obedecidas as determinações legais”
Correto.
Conforme CPC 26:
- A entidade deve apresentar análise das despesas utilizando uma classificação baseada na sua natureza, se permitida legalmente, ou na sua função dentro da entidade, devendo eleger o critério que proporcionar informação confiável e mais relevante, obedecidas as determinações legais.
A primeira forma de análise é o método da natureza da despesa.
As despesas são agregadas na demonstração do resultado DE ACORDO COM SUA NATUREZA (por exemplo, depreciações, compras de materiais, despesas com transporte, benefícios aos empregados e despesas de publicidade), não sendo realocados entre as várias funções dentro da entidade. Esse método pode ser simples de aplicar porque não são necessárias alocações de gastos a classificações funcionais. Um exemplo de classificação que usa o método da natureza do gasto é o que se segue:
Receitas X
Outras Receitas X
Variação do estoque de produtos acabados e em elaboração X
Consumo de matérias-primas e materiais X
Despesa com benefícios a empregados X
Depreciações e amortizações X
Outras despesas X
Total da despesa (X)
Resultado antes dos tributos X
IMPORTANTE: Se for divulgado método função, deve-se divulgar informação adicional sobre a natureza de despesas.
As notas explicativas devem apresentar informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e das políticas contábeis específicas
Correto!
As notas explicativas devem:
(a) apresentar informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e das políticas contábeis específicas utilizadas de acordo com os itens 117 a 124;
As notas explicativas devem divulgar a informação requerida pelos Pronunciamentos, Orientações e Interpretações que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis
Correto!
- As notas explicativas devem:
(b) divulgar a informação requerida pelos Pronunciamentos, Orientações e Interpretações que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis; e
As Notas Explicativas devem prover informação adicional que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis, mas que seja relevante para sua compreensão.
Correto! Literalidade.
As notas explicativas que proporcionam informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e as políticas contábeis específicas devem ser apresentadas como seção separada das demonstrações contábeis.
Errada.
As notas explicativas que proporcionam informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e as políticas contábeis específicas PODEM ser apresentadas como seção separada das demonstrações contábeis
Outros resultados abrangentes = compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação), que não são reconhecidos na demonstração do resultado.
Correto. O Resultado abrangente compreende todos os componentes da “demonstração do resultado” e da “demonstração dos outros resultados abrangentes”.
Exemplos: Ajuste acumulado de conversão (investimento no exterior ajustado ao câmbio do Brasil), ganhos e perdas em investimentos em instrumentos patrimoniais designados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, dentre outros.
Se um item não for individualmente material, deve ser agregado a outros itens, seja nas demonstrações contábeis, seja nas notas explicativas.
Correto.
A entidade deve apresentar separadamente os itens de natureza ou função distinta, a menos que sejam imateriais.
Se um item não for individualmente material, deve ser agregado a outros itens, seja nas demonstrações contábeis, seja nas notas explicativas.
Um item pode não ser suficientemente material para justificar a sua apresentação individualizada nas demonstrações contábeis, mas pode ser suficientemente material para ser apresentado de forma individualizada nas notas explicativas.
O conjunto de demonstrações devem ser apresentadas anualmente.
Correto. Se for diferente de anual, a entidade deve apresentar razão para uso de período mais longo e o FATO de ainda são comparáveis.
A demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) expressa o conjunto de transformações ocorridas nesse grupo patrimonial; ela é obrigatória, segundo pronunciamentos do CPC e a Lei n.º 6.404/1976.
INCORRETA.
A DMPL é obrigatória para o CPC 26, mas facultativa para a Lei 6.404/76.
De acordo com o CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis:
Conjunto completo de demonstrações contábeis
10. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:
(c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;
Segundo a Lei n.º 6.404/1976, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) é uma demonstração obrigatória para todas as sociedades por ações e empresas de grande porte, podendo ser apresentada como demonstração independente ou como uma coluna da DMPL.
CERTO.
De acordo com a Lei n.º 6.404/1976, a DLPA é obrigatória, sendo que ela pode ser apresentada de maneira independente ou ser incluída na DMPL, se esta última for elaborada e publicada pela companhia.
Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
I - balanço patrimonial;
II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
III - demonstração do resultado do exercício; e
IV – demonstração dos fluxos de caixa; e
V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.
Art. 186 § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.
Resultado abrangente é a mutação do patrimônio líquido provocada por transações e outros eventos não derivados de transações com os sócios enquanto proprietários da entidade contábil.
CORRETO.
Resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não sejam derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários.
Resultado abrangente compreende todos os componentes da “demonstração do resultado” e da “demonstração dos outros resultados abrangentes”.
O conjunto completo de demonstrações contábeis das entidades comerciais deve ser elaborado de acordo com o regime de competência.
Errado. DFC não é regime de competência.
As demonstrações contábeis das entidades devem ser apresentadas ao menos anualmente e de forma comparativa.
Correto. As demonstrações contábeis das entidades devem ser apresentadas ao menos anualmente e de forma comparativa. Correto
É exatamente o que preceitua o item 36 desse CPC. Vejamos:
- O conjunto completo das demonstrações contábeis deve ser apresentado pelo menos anualmente (inclusive informação comparativa).
Realizáveis a longo prazo, investimentos e intangível compõem o ativo não circulante.
Depois das alterações ocorridas na contabilidade nos últimos anos, essa é a composição do Ativo não Circulante. Vejamos o que diz a Lei 6.404/76 sobre esse assunto:
Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
(…)
II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.