CPC 01 Flashcards
Enquanto a empresa não estiver incorrendo em saídas de caixa que melhorem o desempenho do ativo, as estimativas de fluxos de caixa futuros devem incluir as entradas futuras estimadas de caixa que possam advir do aumento de benefícios econômicos associados com as saídas de caixa.
Errado.
- Até que a entidade incorra em saídas de caixa que melhorem ou aprimorem o desempenho do ativo, as estimativas de fluxos de caixa futuros NÃO DEVEM INCLUIR as entradas futuras estimadas de caixa para as quais se tenha a expectativa de advir do aumento de benefícios econômicos associados com as saídas de caixa.
A perda apurada por desvalorização de ativo reavaliado deve ser reconhecida na demonstração do resultado do exercício em que ocorreu a reavaliação do ativo, na extensão em que a perda por desvalorização não exceder o saldo da reavaliação reconhecida para o mesmo ativo.
Errado.
Nas palavras do CPC 01 (R1) - Redução ao Valor Recuperável de Ativos:
60. A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado. Qualquer desvalorização de ativo reavaliado deve ser tratada como diminuição do saldo da reavaliação.
Devemos fazer uma leitura conjugada com o dispositivo seguinte do Pronunciamento Contábil:
- A perda por desvalorização de ativo não reavaliado deve ser reconhecida na demonstração do resultado do exercício. Entretanto, a perda por desvalorização de ativo reavaliado deve ser reconhecida em outros resultados abrangentes (na reserva de reavaliação) na extensão em que a perda por desvalorização não exceder o saldo da reavaliação reconhecida para o mesmo ativo. Essa perda por desvalorização sobre o ativo reavaliado reduz a reavaliação reconhecida para o ativo.
Com efeito, a perda por desvalorização de ativo reavaliado só é reconhecida como diminuição do saldo da reavaliação à medida que haja saldo para tanto na reavaliação. Excedendo-se este montante, o valor deverá ser reconhecido como despesa, no resultado do exercício.
As estimativas de fluxos de caixa futuros devem incluir as entradas ou saídas de caixa provenientes de atividades de financiamento, bem como os recebimentos ou pagamentos de tributos sobre a renda.
Errado.
conforme o item 50 do CPC 01 (R1) - Redução ao Valor Recuperável de Ativos:
50. Estimativas de fluxos de caixa futuros NÃO DEVEM INCLUIR:
(a) entradas ou saídas de caixa provenientes de atividades de financiamento; ou (b) recebimentos ou pagamentos de tributos sobre a renda.