CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis Flashcards
O CPC 26 tem como objetivo principal estabelecer políticas contábeis específicas para diferentes tipos de entidades. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O CPC 26 tem como objetivo principal estabelecer diretrizes gerais para a apresentação das demonstrações contábeis, não para estabelecer políticas contábeis específicas.
O CPC 26 não se aplica às demonstrações contábeis intermediárias condensadas elaboradas de acordo com o CPC 21. (Certo / Errado)
Certo.
Justificativa: O texto menciona que o CPC 26 não se aplica às demonstrações contábeis intermediárias condensadas preparadas de acordo com o CPC 21.
As demonstrações contábeis não precisam incluir informações sobre as alterações no capital próprio da entidade. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto menciona que as demonstrações contábeis devem incluir informações sobre as alterações no capital próprio da entidade.
A demonstração do valor adicionado é uma parte obrigatória do conjunto completo de demonstrações contábeis, de acordo com o CPC 26. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: A demonstração do valor adicionado é mencionada como parte do conjunto completo de demonstrações contábeis apenas se for exigida legalmente, por órgão regulador ou apresentada voluntariamente.
As demonstrações contábeis são destinadas apenas aos acionistas e investidores da entidade. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: As demonstrações contábeis têm como objetivo fornecer informações úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas, não se limitando apenas a acionistas e investidores.
As notas explicativas nas demonstrações contábeis têm como principal função detalhar os saldos de ativos e passivos da entidade. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: Embora as notas explicativas forneçam informações detalhadas, sua função principal é explicar as políticas contábeis significativas e fornecer outras informações elucidativas, não apenas detalhar saldos de ativos e passivos.
O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui necessariamente uma demonstração do resultado abrangente do período. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: Embora uma demonstração do resultado abrangente do período seja parte do conjunto completo de demonstrações contábeis, ela não é a única parte e outras demonstrações também fazem parte desse conjunto.
O CPC 26 aborda especificamente o reconhecimento, a mensuração e a divulgação de transações específicas nas demonstrações contábeis. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O CPC 26 menciona que o reconhecimento, a mensuração e a divulgação de transações específicas e outros eventos são objetos de outros Pronunciamentos, Orientações e Interpretações, não sendo o foco principal do CPC 26.
A demonstração dos fluxos de caixa é parte opcional do conjunto completo de demonstrações contábeis de acordo com o CPC 26. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto afirma que a demonstração dos fluxos de caixa faz parte do conjunto completo de demonstrações contábeis de acordo com o CPC 26.
As demonstrações contábeis não são úteis para a previsão de futuros fluxos de caixa da entidade. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto afirma que as demonstrações contábeis, juntamente com outras informações constantes das notas explicativas, ajudam os usuários a prever os futuros fluxos de caixa da entidade, indicando que são úteis para esse propósito.
O CPC 26 permite que a entidade utilize títulos diferentes dos usados no Pronunciamento, contanto que esteja em conformidade com a legislação societária brasileira vigente. (Certo / Errado)
Certo. O texto afirma que a entidade pode usar outros títulos nas demonstrações contábeis, desde que esteja em conformidade com a legislação societária brasileira.
Segundo o CPC 26, a legislação societária brasileira exige a apresentação conjunta da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e da Demonstração do Resultado Abrangente (DRA). (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto menciona que a legislação societária brasileira requer a apresentação separada da DRE e da DRA.
De acordo com o CPC 26, é permitido dar maior importância a uma demonstração em detrimento de outra que faz parte do conjunto completo de demonstrações contábeis. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto destaca que o CPC 26 requer igualdade de importância para todas as demonstrações que fazem parte do conjunto completo.
Os relatórios e demonstrações apresentados fora das demonstrações contábeis estão dentro do âmbito dos Pronunciamentos emitidos pelo CPC. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto menciona que esses relatórios e demonstrações apresentados fora das demonstrações contábeis estão fora do âmbito dos Pronunciamentos emitidos pelo CPC.
Conforme o CPC 26, as demonstrações contábeis devem representar fidedignamente os efeitos de transações, eventos e condições de acordo com as definições e critérios de reconhecimento estabelecidos na Estrutura Conceitual (CPC 00). (Certo / Errado)
Certo.
Justificativa: O texto afirma que as demonstrações contábeis devem representar fidedignamente os efeitos de acordo com as definições e critérios de reconhecimento estabelecidos na Estrutura Conceitual.
O pressuposto da continuidade é aplicado apenas quando a administração tem a intenção de liquidar a entidade no futuro. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O pressuposto da continuidade é aplicado a menos que a administração tenha intenção de liquidar a entidade ou cessar seus negócios, ou não possua uma alternativa realista senão a descontinuidade de suas atividades.
De acordo com o CPC 26, incertezas relevantes relacionadas a eventos que possam lançar dúvidas sobre a continuidade da entidade no futuro não precisam ser divulgadas nas demonstrações contábeis. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto menciona que incertezas relevantes relacionadas à continuidade da entidade devem ser divulgadas nas demonstrações contábeis.
A entidade é obrigada a aplicar o regime de competência na elaboração das demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa. (Certo / Errado)
Certo.
Justificativa: O texto afirma que a entidade deve elaborar suas demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, utilizando o regime de competência.
Conforme o CPC 26, itens são reconhecidos como ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas quando satisfazem as definições e critérios de reconhecimento estabelecidos na Estrutura Conceitual. (Certo / Errado)
Certo.
Justificativa: O texto menciona que, quando o regime de competência é utilizado, os itens são reconhecidos com base nas definições e critérios de reconhecimento estabelecidos na Estrutura Conceitual.
A aplicação do pressuposto da continuidade é obrigatória, e não há situações em que as demonstrações contábeis possam ser elaboradas sem esse pressuposto. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O pressuposto da continuidade é aplicado, a menos que a administração tenha intenção de liquidar a entidade ou cessar seus negócios, ou não possua uma alternativa realista senão a descontinuidade de suas atividades. Portanto, há situações em que as demonstrações contábeis podem ser elaboradas sem esse pressuposto.
O CPC 26 permite a apresentação de demonstrações contábeis com maior ênfase em uma das demonstrações, desde que justifique essa abordagem em notas explicativas. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto destaca que o CPC 26 requer igualdade de importância para todas as demonstrações que fazem parte do conjunto completo, e não permite a apresentação com maior ênfase em uma delas.
A apresentação das demonstrações contábeis é regida exclusivamente pelo CPC 26, e a legislação societária brasileira não tem impacto na forma como as demonstrações são estruturadas. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto menciona que a apresentação das demonstrações contábeis deve estar em conformidade com a legislação societária brasileira, o que significa que a legislação tem impacto na forma como as demonstrações são estruturadas.
De acordo com o CPC 26, a entidade deve apresentar separadamente nas demonstrações contábeis cada classe material de itens semelhantes. (Certo / Errado)
Certo.
Justificativa: O texto menciona que a entidade deve apresentar separadamente cada classe material de itens semelhantes nas demonstrações contábeis.
Segundo o CPC 26, a entidade deve apresentar separadamente os itens de natureza ou função distinta, mesmo que sejam imateriais. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto afirma que a entidade deve apresentar separadamente os itens de natureza ou função distinta, a menos que sejam imateriais.
De acordo com o CPC 26, um item imaterial pode ser apresentado de forma individualizada nas demonstrações contábeis, mas não nas notas explicativas. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto menciona que um item imaterial pode não ser suficientemente material para justificar a sua apresentação individualizada nas demonstrações contábeis, mas pode ser suficientemente material para ser apresentado de forma individualizada nas notas explicativas.
O CPC 26 permite que a entidade não forneça divulgação específica exigida por algum CPC, desde que a informação resultante da divulgação não seja material. (Certo / Errado)
Certo.
Justificativa: O texto afirma que a entidade não precisa fornecer divulgação específica requerida por algum CPC se a informação resultante da divulgação não for material.
Conforme o CPC 26, a compensação de ativos e passivos é permitida, desde que reflita a essência da transação ou outro evento. (Certo / Errado)
Certo.
Justificativa: O texto menciona que a compensação de ativos e passivos é permitida, desde que reflita a essência da transação ou outro evento.
Segundo o CPC 26, a compensação de valores, exceto quando refletir a essência da transação ou outro evento, não prejudica a capacidade dos usuários de compreender as transações e eventos da entidade. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto afirma que a compensação de valores, exceto quando refletir a essência da transação ou outro evento, prejudica a capacidade dos usuários de compreender as transações e eventos da entidade.
De acordo com o CPC 26, os ganhos e perdas provenientes de grupo de transações semelhantes devem ser apresentados de forma líquida, independentemente de sua materialidade. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto menciona que os ganhos e perdas provenientes de grupo de transações semelhantes devem ser apresentados em base líquida, mas devem ser apresentados separadamente se forem materiais.
O CPC 26 determina que o conjunto completo das demonstrações contábeis deve ser apresentado pelo menos trimestralmente, além do relatório anual. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto afirma que o conjunto completo das demonstrações contábeis deve ser apresentado pelo menos anualmente, não trimestralmente.
De acordo com o CPC 26, quando a apresentação ou a classificação de itens nas demonstrações contábeis for modificada, os montantes apresentados para fins comparativos não precisam ser reclassificados. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto menciona que quando a apresentação ou a classificação de itens nas demonstrações contábeis forem modificadas, os montantes apresentados para fins comparativos devem ser reclassificados, a menos que a reclassificação seja impraticável.
O CPC 26 estabelece que a entidade deve apresentar como informação mínima dois balanços patrimoniais, duas demonstrações do resultado e do resultado abrangente, duas demonstrações dos fluxos de caixa, duas demonstrações das mutações do patrimônio líquido e duas demonstrações do valor adicionado. (Certo / Errado)
Certo.
Justificativa: O texto menciona que o CPC 26 estabelece a apresentação mínima de duas demonstrações de cada tipo mencionado.
Segundo o CPC 26, a apresentação e a classificação de itens nas demonstrações contábeis podem ser alteradas a qualquer momento, independentemente da relevância ou da confiabilidade das informações. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto afirma que a apresentação e a classificação de itens nas demonstrações contábeis devem ser mantidas de um período para outro, a menos que haja evidência de que outra apresentação seja mais apropriada ou um CPC exija alteração na apresentação.
O CPC 26 permite que a entidade altere a apresentação das demonstrações contábeis a qualquer momento, mesmo que a modificação não forneça informações mais relevantes ou confiáveis para os usuários. (Certo / Errado)
Errado.
Justificativa: O texto afirma que a entidade deve alterar a apresentação das demonstrações contábeis apenas se a modificação proporcionar informações confiáveis e mais relevantes para os usuários das demonstrações contábeis.
O CPC 26 prescreve a ordem exata das contas no Balanço Patrimonial.
Errado.
Justificativa: O CPC 26 não prescreve a ordem exata das contas, mas observa que a ordem legalmente instituída no Brasil deve ser seguida.
O Balanço Patrimonial deve listar as contas do ativo em ordem crescente de liquidez.
Errado.
Justificativa: O Balanço Patrimonial deve listar as contas do ativo em ordem decrescente de liquidez, não crescente.
O Patrimônio Líquido é composto apenas pelo capital integralizado da empresa.
Errado.
Justificativa: O Patrimônio Líquido é composto pelo capital integralizado, reservas e outras contas relacionadas aos proprietários da empresa.
As contas adicionais no Balanço Patrimonial devem ser apresentadas apenas se forem obrigatórias por lei.
Errado.
Justificativa: As contas adicionais devem ser apresentadas sempre que forem relevantes para o entendimento da posição financeira e patrimonial da entidade, não apenas se forem obrigatórias por lei.
O CPC 26 não permite que a entidade modifique a nomenclatura das contas em seu Balanço Patrimonial.
Errado.
Justificativa: O CPC 26 permite que a entidade modifique a nomenclatura das contas, desde que isso forneça informações relevantes.
Impostos diferidos ativos devem ser classificados como ativos circulantes no Balanço Patrimonial.
Errado.
Justificativa: Impostos diferidos ativos não devem ser classificados como ativos circulantes, mas sim como ativos não circulantes.
O Balanço Patrimonial deve listar apenas contas do ativo e do passivo, sem considerar o Patrimônio Líquido.
Errado.
Justificativa: O Balanço Patrimonial inclui contas do ativo, passivo e Patrimônio Líquido.
A ordem de apresentação das contas no Balanço Patrimonial é a mesma em todos os países, independentemente das leis locais.
Errado.
Justificativa: A ordem de apresentação pode variar de acordo com as leis locais e é observada a ordem legalmente instituída no país em questão.
As contas do passivo devem ser apresentadas em ordem crescente de exigibilidade no Balanço Patrimonial.
Errado.
Justificativa: As contas do passivo devem ser apresentadas em ordem decrescente de exigibilidade, não crescente.
O CPC 26 estabelece que as contas adicionais no Balanço Patrimonial são opcionais e não necessárias.
Errado.
Justificativa: O CPC 26 estabelece que as contas adicionais são necessárias quando relevantes para o entendimento da posição financeira e patrimonial da entidade, não opcionais.