CPC 09 - Demonstração do Valor Adicionado Flashcards
Quais companhias estão obrigadas a apresentar a Demonstração do Valor Adicionado, segundo a Lei 6404/76:
De acordo com a LSA, a obrigatoriedade é apenas para as companhias abertas, ou seja, as companhias fechadas estão dispensadas da elaboração da DVA.
O que deve ser indicado na DVA de acordo com a LSA?
Conforme previsão do art. 188, II, da LSA, a demonstração do valor adicionado deverá indicar, no mínimo, o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.
Qual seria o objetivo da DVA?
A demonstração do valor adicionado representa um dos elementos componentes do balanço social e tem por finalidade evidenciar a riqueza criada pela entidade e sua distribuição, durante determinado período.
De onde são retiradas as informações para a elaboração da DVA?
Os dados para sua elaboração são extraídos a partir da demonstração do resultado.
O que vem a ser valor adicionado?
O valor adicionado representa a riqueza criada pela empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. Inclui também o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferido à entidade.
Cite pelo menos três utilidades da Demonstração do Valor Adicionado?
1) Analisar a capacidade de geração de valor e a forma de distribuição das riquezas de cada empresa;
2) Permitir a análise do desempenho econômico da empresa;
3) Auxiliar no cálculo do PIB e de indicadores sociais;
4) Fornecer informações sobre os benefícios (remunerações) obtidos por cada um dos fatores de produção (trabalhadores e financiadores – acionistas ou credores) e governo;
5) Auxiliar a empresa a informar sua contribuição na formação da riqueza à região, Estado, país, etc. em que se encontra instalada.
Como são contabilizadas as receitas na DVA?
Receita de venda de mercadorias, produtos e serviços representa os valores reconhecidos na contabilidade a esse título pelo regime de competência e incluídos na demonstração do resultado do período.
E as Outras Receitas?
Representam os valores que sejam oriundos, principalmente, de baixas por alienação de ativos não circulantes, tais como resultados na venda de imobilizado, de investimentos, e outras transações incluídas na demonstração do resultado do exercício que não configuram reconhecimento de
transferência à entidade de riqueza criada por outras entidades.
Cite um exemplo de valores que não são contabilizados na Demonstração do Resultado do Exercício, mas são apresentados na DVA como receitas?
Gastos incorridos na construção de ativos para uso próprio da entidade não representam itens de resultado, mas são contabilizados como outras receitas na DVA; tratamento diferente dos critérios contábeis.
O que representam Insumos Adquiridos de Terceiros?
Representam os valores relativos às aquisições de matérias primas, mercadorias, materiais, energia, serviços, que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto permanecerem nos estoques, não compõem a formação da riqueza criada e distribuída.
O que é valor adicionado recebido em transferência?
Representa a riqueza que não tenha sido criada pela própria entidade, e sim por terceiros, e que a ela é transferida, como por exemplo receitas financeiras, de equivalência patrimonial, dividendos, aluguel, royalties, etc.
Na distribuição do valor adicionado, qual o tratamento dado a distribuição do valor adicionado ao pessoal?
Nesse item entram valores apropriados ao custo e ao resultado do exercício na forma de:
- Remuneração direta - representada pelos valores relativos a salários, 13º salário, honorários da administração (inclusive os pagamentos baseados em ações), férias, comissões, horas extras, participação de empregados nos resultados, etc.
- Benefícios - representados pelos valores relativos a assistência médica, alimentação, transporte, planos de aposentadoria etc.
- FGTS – representado pelos valores depositados em conta vinculada dos empregados.
Na distribuição do valor adicionado, qual o tratamento dado a distribuição do valor adicionado aos Impostos, Taxas e Contribuições?
Valores relativos aos tributos devidos pela empresa, como, imposto de renda, contribuição social sobre o lucro, contribuições ao INSS (incluídos aqui os valores do Seguro de Acidentes do Trabalho) que sejam ônus do empregador, bem como os demais impostos e contribuições a que a empresa esteja sujeita.
Qual o tratamento que deve ser dados aos tributos compensáveis?
Para os impostos compensáveis, tais como ICMS, IPI, PIS e COFINS, devem ser considerados apenas os valores devidos ou já recolhidos, e representam a diferença entre os impostos e contribuições incidentes sobre as receitas e os respectivos valores incidentes sobre os itens considerados como “insumos adquiridos de terceiros”.
Cite exemplos da Remuneração de Capitais de Terceiros?
Valores pagos ou creditados aos financiadores externos de capital, como, juros, alugueis, royalties, franquia, direitos autorais.