Controle da Adm Pública Flashcards
Sobre quem se exerce esse controle?
Esse controle é exercido não só sobre os órgãos do Poder Executivo, mas também do Legislativo e do Judiciário, quando exerçam atividades administrativas.
Portanto, este controle abrange a Administração Pública em sentido amplo, ou seja, tanto os órgãos governamentais quanto os administrativos.
Qual o objetivo desse controle?
A finalidade desse controle é garantir que sejam observados os princípios administrativos previstos no art. 37 da CF88.
Quais são os 5 princípios administrativos previstos na CF (LIMPE)?
Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Quais os 4 tipos de controle, conforme quem o exerce?
O controle pode ser classificado de acordo com o órgão que o exerce, como administrativo, legis-lativo ou judicial. Também podemos falar em controle social, que é o controle exercido dire-tamente pela sociedade.
Quais os 3 tipos de controle, conforme o momento em que é exercido?
- Preventivo ou “a priori”, ocorre quando a o ato ainda não entrou em vigor, encontra-se em processo de formação. Se exerce como condição para que o ato adquira eficácia.
- O controle concomitante é realizado durante a realização do ato administrativo, acompanhando-o. Também chamado de “Pari Passu”, é efetuado no momento em que a conduta administrativa está sendo praticada, muitas vezes em tempo real.
- controle a posteriori, ou repressivo, busca avaliar atos já praticados, que já provoca efeitos. É a forma mais comum de controle dos gastos públicos. Tem como objetivo corrigir, desfazer ou apenas confirmar os atos já praticados.
Qual a diferença entre controle interno e externo?
Interno: se realiza dentro do próprio poder.
Externo: ocorre na relação entre os três poderes, dentro do princípio da separação dos poderes.
Quais áreas integram a fiscalização do controle externo exercido pelo CN (COFOP)?
Contábil, orçamentária, financeira, operacional e patrimonial.
No que consiste a fiscalização contábil?
A fiscalização Contábil está relacionada à aplicação dos recursos públicos conforme técnicas contábeis, verificando se os balanços e demonstrativos contábeis da Adm Pública refletem as variações econômico-financeiras de seu patrimônio, bem como o resultado financeiro do exercício, em conformidade com os princípios da contabilidade pública.
No que consiste a fiscalização financeira?
O aspecto Financeiro analisa o fluxo de recursos (ingressos e saídas) geridos pelo administrador, independentemente de serem ou não recursos orçamentários.
No que consiste a fiscalização orçamentária?
Analisa a aplicação dos recursos públicos conforme as leis orçamentárias, acompanhando a arrecadação dos recursos e sua aplicação.
No que consiste a fiscalização Operacional?
A fiscalização Operacional está relacionada à verificação do cumprimento de metas, resultados, eficácia e eficiência da gestão dos recursos públicos, busca analisar o desempenho dos gestores públicos.
Obs: Novidade da CF88, o TCU afastou-se do estrito controle de legalidade, agora abrange também a efetividade, ligada ao mérito das decisões dos gestores.
No que consiste a fiscalização Patrimonial?
O aspecto Patrimonial está relacionado ao controle e conservação dos bens públicos.
Aqui o conceito de patrimônio é bastante amplo, envolvendo também, além dos bens dominiais, os bens de uso do povo, neles incluído o próprio meio ambiente.
O TCU é uma entidade subordinada ao Legislativo?
Para o concurso, o TCU é um órgão auxiliar, mas sem subordinação ao Legislativo. É um órgão independente, integrante da administração direta.
Quais pessoas devem ser fiscalizadas? O que importa para efeito de incidência da fiscalização e do controle?
Todas as pessoas, FÍSICAS ou JURÍDICAS, PÚBLICAS ou PRIVADAS, estão obrigadas a prestar contas em razão de UTLIZAREM, ARRECADAREM, GUARDAREM, GERENCIAREM ou ADMINISTRAREM bens e valores públicos.
O que importa, para efeito de incidência da fiscalização e do controle, é que os recursos sejam públicos.
Quem julga anualmente as contas do PR?
O responsável pelo julgamento é o Congresso Nacional, o TCU não JULGA as contas do Presidente, somente emite PARECER PRÉVIO sobre elas, elaborado em 60 dias.