CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS Flashcards
Quando foi criado o Conselho de Direito Humanos da ONU?
O Conselho de Direitos Humanos da ONU foi criado em 2006 e sucedeu a Comissão de Direitos Humanos que se manteve em funcionamento no período de 1947-2006.
Qual a composição do Conselho de Direitos Humanos da ONU?
O Conselho de Direitos Humanos é composto por 47 Estados-membros e vinculado à Assembleia Geral da ONU (e não mais ao Conselho Econômico e Social).
De que forma são eleitos os membros do Conselho de Direitos Humanos da ONU?
O Conselho deve contar com 47 membros, eleitos de modo direto e individualmente por voto secreto da Assembleia Geral, devendo ter representantes de várias regiões do globo.
Quais são os requisitos exigidos para que um Estado seja eleito membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU?
Exige que sejam escolhidos membros comprometidos com a proteção de direitos humanos.
A qual obrigação submetem-se os Estados eleitos membros do Conselho de Direitos Humanos da ONU?
Os Estados eleitos devem ser submetidos ao mecanismo da revisão universal periódica.
Qual é a sanção aplicável aos membros do Conselho de Direitos Humanos da ONU por violações sistemáticas a tais direitos?
Fixou-se a sanção de suspensão do mandato de membro pela prática de grave e sistemática violação de direitos humanos, por votação da Assembleia Geral com maioria de dois terços.
Quais são as competências do Conselho de Direitos Humanos da ONU?
- Promover e fiscalizar a observância da proteção de direitos humanos pelos Estados da ONU.
- Atualmente, gere o sistema dos procedimentos especiais e o Mecanismo da Revisão Periódica Universal (RPU).
O que são as relatorias especiais de direitos humanos?
São procedimentos especiais de análise da situação de direitos humanos no mundo, com base nos dispositivos genéricos da Carta de São Francisco que estabelecem o dever dos Estados de promover direitos humanos.
Quais são as modalidades de procedimentos de relatorias especiais de direitos humanos?
- Procedimento confidencial; e,
* Procedimento público.
Qual é o objetivo dos procedimentos confidenciais de relatorias especiais de direitos humanos?
• O procedimento confidencial tem alcance diminuto, pois visa apenas detectar quadro de violação grave e sistemática de direitos humanos em um país.
Qual é o objetivo dos procedimentos públicos de relatorias especiais de direitos humanos?
• Os procedimentos públicos exigem a nomeação de um órgão de averiguação de violações de direitos humanos, cuja abrangência pode ser geográfica (por país) ou temática.
De que forma podem ser constituídos os órgãos de averiguação nos procedimentos de relatorias especiais de direitos humanos?
Podem ser unipessoais (através de “Relator Especial” ou Especialista Independente”) ou coletivos (através de “Grupo de Trabalho”).
De que forma são escolhidos os relatores e especialistas nos procedimentos de relatorias especiais de direitos humanos?
Os relatores e especialistas são escolhidos pelo Conselho de Direitos Humanos a título pessoal, não representando o Estado de nacionalidade e assumem o encargo sob juramento de independência e autonomia diante dos Estados.
Como se desenvolve o processo de seleção dos relatores e especialistas nos procedimentos de relatorias especiais de direitos humanos?
Há um processo público de seleção, no qual as qualificações da função são esclarecidas (conhecimento de idioma oficial da ONU, expertise na área da proteção de direitos humanos, entre outros).
Os relatores e especialistas selecionados compõem o quadro de funcionários da ONU?
Eles não serão funcionários da ONU e só recebem ajuda de custo, porém, durante o exercício de suas funções são protegidos pela Convenção sobre as Prerrogativas e Imunidades das Nações Unidas (especialmente o art. 22, VI).