Congresso de Viena Flashcards
Represententes dos países no Congresso.
- Inglaterra - Lord Castlereagh e Wellington (o “duque de Ferro”)
- França - Talleyrand
- Rússia - czar Alexandre I
- Áustria - Metternich
Ideia básica que orientou os trabalhos do Congresso.
Princípio da legitimidade.
Foi inventado por Talleyrand como meio de proteger a França contra punições drásticas por parte de seus vencedores, mas acabou sendo adotado por Metternich como expressão apropriada da política geral de reação.
Significava que as dinastias reinantes na Europa nos tempos pré-revolucionários deviam ser restauradas e que cada pais devia readquirir essencialmente os territórios que possuía em 1789.
Restaurações dinásticas resultantes do Congresso.
- França - Luís XVIII (Bourbon)
- Holanda - Casa de Orange
- Piemonte e Sardenha - Casa de Sabóia
- Espanha e Duas Sicílias - reis Bourbon
Arranjos territóriais resultantes do Congresso para retorno ao status quo.
1) Permitiu-se que o papa recuperasse suas possessões temporais na Itália;
2) A Suíça foi restaurada como um confederação independente, com a sua neutralidade garantida pelas potências pricipais;
3) O reino da Polônia, criado por Napoleão, foi abolido e o país foi novamente dividido entre a Rússia, a Áustria e a Prússia
Sistema de compensações territoriais resultante do Congresso.
1) Inglaterra conservou os valiosos territórios que tomara dos holandeses (África do Sul, parte da Guiana e a ilha de Ceilão)
2) Holanda recebeu as províncias austríacas dos Países Baixos (Bélgica)
3) Áustria recebeu um extenso pedaço de terra na Itália (Veneza e Milão) e colocou membros da família nos tronos de Parma, Toscana e Módena
4) Rússia conservou a Finlândia, que fora tomada da Suécia
5) Suécia recebeu a Noruega, tomada da Dinamarca
Quádrupla Aliança.
Um dos principais objetivos da reação era fazer do Acordo de Viena um baluarte permanente do status quo. Com esse fim, Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia criaram a Quádrupla Aliança como intrumento para manter o acordo intácto.
Quíntupla Aliança.
Em 1818, a França foi admitida na Quádrupla Aliança, conertendo-a em Quíntupla.
Durante alguns anos, a Quíntupla Aliança funcionou como uma espécie de Liga das Nações, ecarregada de fazer cumprir o sistema Metternich.
Também é chamada de Concerto Europeu.
Santa Aliança.
Produto do idealismo do czar russo Alexandre I.
Firmado em 26 de setembro de 1815 pelas monarquias absolutistas da Áustria, da Prússia e da Rússia, com base nas doutrinas arcaicas da unidade cristã e do direito divino dos príncipes, pretendia colocar as relações internacionais sob a égide do cristianismo.
Era uma proposta aberta à adesão de todas as cortes europeias. O senso racional e realista dos ingleses tolheu-lhe o êxito.
Congressos internacionais da Quíntupla Aliança.
- 1818 - Aix-la-Chapelle
- 1820 - Troppau
- 1821 - Laibach
- 1822 - Verona
Congresso de Troppau.
Realizado em 1820.
As potências firmam um acordo que patenteava a intenção de intervirem pela força das armas na repressão de qualquer revolta capaz de ameaçar a estabilidade da Europa.
Congresso de Laibach.
Após uma insurreição no Reino das Duas Sicílias, em que o monarca Bourbon, Fernando I, foi obrigado a jurar fidelidade a uma constituição liberal, Metternich convocou o Congresso de Laibach em 1821.
Chamado à presença do congresso, o rei Fernando recebeu a órdem de anular o juramento e foi persuadido a solicitar o auxílio de um exército austríaco.
O resultado foi ser revogada a constituição e restaurado Fernando na sua posição de soberano autocrático.
Congresso de Verona.
Em 1822, convocou-se o o Congresso de Verona pra tratar de uma insurreição na Espanha, a qual também tivera o efeito do forçar o sei a subscrever uma constituição liberal.
Decidiu-se que o rei da França enviaria um exército à Espanha para ajudar o seu parente Bourbon. A revolta foi prontamente dominada.
A Inglaterra se recusou a participar da repressão.
A essa revolta seguiu-se a mais negra reação da Europa.
Decretos de Carlsbad.
Na Alemanha, os estudantes das universidades organizaram sociedades secretas e participaram de agitações contra o regime. Essas revoltar culminaram no assassínio do dramaturgo Kotzebue, reacionário e espião russo, por um estudante.
Diante desse fato, Metternich forçou a aprovação, em 1819, de um programa de medidas repressivas conhecido como os Decretos de Carlsbad.
A execução implacável dos Decretos fez o movimento liberal na Alemanha cair em uma obscuridade da qual só saiu em 1848.
Saída da Inglaterra da Quíntupla Aliança.
Já em 1822 a Inglaterra se recusou a participar do plano de Metternich para abafar a revolução na Espanha.
Depois, repudiaram toda a política de intervanção nos negócios dos países estrangeiros. A Revolução Industrial estava forçando a Inglaterra a procurar novos mercados e por isso opunha-se a uma política exterior que hostilizasse outras nações e prejudicasse suas relações comerciais com estas.
Tinha desenvolvido um comércio lucrativo com os países da Amércia Central e do Sul que haviam se libertado da submissão à Espanha e receava que o sistema de Metternich pudesse ser utilizado para forçar essas antigas colônias a voltar ao domínio espanhol.
Cláusula do Tratado de Viena que previa a abolição do comércio escravagista internacional.
As razões para isto foram tanto econômicas quanto humanitárias: a escravidão era revoltante e extremamente ineficaz.
Os ingleses foram os principais defensores desse movimento entre as potências
A verdadeira abolição da escravatura veio mais lentamente.