Clinica Médica Flashcards
Dx e tratamento sarcoidose
Biópsia dos granulomas não caseosos, com aumento de linfócitos (cd4)
Trata com glicocorticoides
Sindrome da realimentação imune
Quando começamos a tratar com TARV um paciente que estava com a imunidade celular muito baixa (normalmente abaixo de 100 células), os linfócitos T CD4 começam a existir novamente e começam a produzir citocinas e macrógafos específicos contra a doença oportunista que o paciente tinha, consequentemente há uma resposta inflamatória exacerbada com retorno de sintomas como febre, linfonodomegalia, e geralmente ocorre após 4 a 8 semanas após início da TARV. Quando existe a presença de neurotuberculose ou neurocriptococose no diagnóstico do HIV, priorizamos o tratamento dessas doenças por 8 semanas antes de iniciar a TARV, para evitar a SRI.
Características fase aguda da infecção pelo HIV:
nem sempre os pacientes têm sintomas nesse momento, e muitas vezes somente sintomas da síndrome mono-like
Características fase latente da infecção pelo HIV:
o vírus começa a replicar parasitando os linfócitos T CD4 mas ainda não há queda abrupta da imunidade, geralmente assintomática mas com grande resposta inflamatória em vasos e células, momento de grande transmissão pelo esperma, sangue, secreção vaginal. Pode durar em média 8-10 anos.
Caractericas HIV fase aids
há um nível tão baixo de CD4 nesse momento que doenças oportunistas começam a aparecer (como Pneumocistose, Neurocriptococose), e paciente possui grande risco de óbito se não receber tratamento com a Terapia Antirretroviral (TARV).
DX de neutropenia febril
- Febre: temperatura ≥ a 38,3 graus Celsius em qualquer momento, ou temperatura ≥ a 38 graus Celsius mantida por 1 hora.
- Neutropenia: paciente com contagem de neutrófilos menor que 500/mm³ ou contagem de neutrófilos menor que 1000/mm³ com tendência à queda nos próximos
Critério classificar neutropenia de baixo e alto risco
A neutropenia febril pode ser de baixo risco (tumor sólido, ausência de disfunções orgânicas, neutropenia < 7 dias, normotensa) ou de
Alto risco (doença hematológica, presença de disfunção orgânica, neutropenia há mais de 7 dias,
Algoritmo CAM para avaliar Delirium
- Uma alteração do estado mental de início agudo + curso flutuante e perda da atenção (obrigatórios);
- Além desses, deve-se ter pensamento desorganizado ou diminuição no nível de consciência.
Lembre-se que o delirium pode ser hiperativo (com agitação) ou hipoativo (com letargia)
Anemia perniciosa esta relacionada a deficiência de qual vitamina?
está relacionada à deficiência de vitamina B12, sendo caracterizada pela presença de autoanticorpos que atacam as células parietais, reduzindo a produção do fator intrínseco necessário para absorção de vitamina B12
Manejo inicial da sepse (exames a colher? Alvo PAM? Medicações? Exames mostra melhora perfusão tecidual?)
Além da coleta de hemoculturas e lactato sérico e início de antibioticoterapia de amplo espectro dentro da primeira hora, neste caso não devemos postergar o uso de drogas vasoativas para restaurar a PAM>=65 mmHg e a perfusão tecidual adequada. A droga vasoativa recomendada no choque séptico é a noradrenalina, que aumenta a resistência vascular periférica, e podemos monitorizar a resposta do paciente com a queda do lactato sérico, indicando melhora da perfusão tecidual.
Tétrade da Doença de P arkinson
- Bradicinesia (principal e mais comum);
- Rigidez;
- Tremor de repouso: em contar de moedas (pronação-supinação) e, geralmente, assimétrico. É o sintoma inicial em 70% a 80% dos pacientes;
- Instabilidade postural.
Indicações do marcapasso multissitio/ressincronizado e o unicameral?
- marcapasso multissítio ou ressincronizador é um marcapasso especial que ajuda na força de contratibilidade do coração em pacientes com ICC grave.
- marcapasso unicameral é o usado para corrigir tipos de bradicardias mais graves (BAVT), fazendo o estímulo necessário ao coração. O unicameral anda sendo preferido por ter menos custo e ser de mais fácil colocação.
Demência frontotemporal
Na demência frontotemporal, a alteração comportamental é um dado na história clínica muito marcante, como compulsividade, apatia, desinibição, além da disfunção executiva (planejar e realizar ações).
Esquizofrenia
O diagnóstico de esquizofrenia é feito geralmente em adultos jovens. Os sintomas seriam delírios, alucinações, retraimento social até mutismo, lentidão psicomotora, dependendo do tipo de esquizofrenia.
Demência vascular
demência vascular apresenta curso flutuante, evolui em degraus. Pode ter associados sintomas motores, sequelas focais.
Transtorno factício
Os pacientes produzem, inventam sintomas físicos de alguma doença.
Valor pCO2 normal
35-45
Valor normal bicarbonato
18-22 mEqL
Calculo anion GAP e valor normal
AG = [Na] - [Cl+Bic]
Normal: 8-12 mEq/L
IAMSST , qual o pré-tratamento ?
Pré-tratamento:
- Antiagregação plaquetária: AAS + inibidor de P2Y12 (clopidogrel, prasugrel e ticagrelor).
- Não realizar dose de ataque de inibidor P2Y12 em pacientes > 75 anos;
- Ticagrelor: preferir no contexto de IAMCSST em que será realizada ICP. É preferido quando não se pretende realizar coronariografia em curto espaço de tempo.
- Prasugrel: é o preferido pós-CAT.
- Não ofertar P2Y12 em pacientes com que vão passar por estratégia invasiva precoce <24 horas. Esse medicamento será feito na sala de hemodinâmica.
Propedêutica do iam sem supra de acordo com risco
-
Risco muito alto: realização precoce (em 2h) de estudo hemodinâmico e cineangiocardiografia de contraste radiológico;-
Risco alto: Cateterismo precoce (<24h)-
Risco intermediário: cateterismo na rotina (<72h)-
Risco baixo: avaliar estratégias não invasivas de reperfusão
Como é a reconstrução da via urinária no transplante renal?
transplante renal é feito com o rim e o ureter do doador. Dessa forma, precisamos fazer uma anastomose término-lateral do novo ureter com a mucosa da bexiga para a reconstrução da via urinária do paciente receptor, alem das anastomoses vasculares
Em um infarto de parede inferior, onde artéria acometida geralmente é a coronária direita, qual outra estrutura pode ser isquemiada e qual a repercussão disso?
A artéria responsável por irrigar a parede inferior na maioria das vezes (coronária direita) também irriga o sistema de condução e pode, assim, por isquemia do nodo atrioventricular, causar um BAVT pós-IAM de parede inferior. Isso aumenta a mortalidade, porém é um quadro transitório. Um diagnóstico diferencial seria, por isquemia do nodo sinoatrial, a mais comum das bradiarritmias pós IAM, que é a bradicardia sinusal.
Cite 2 complicações do iam de parede anterior em relação a estrutura acoemtida?
IAM de parede anterior o BAVT também pode ser complicação, porém nesses casos a causa é a necrose septal, por onde o feixe de His e seus ramos passam, o que costuma ser permanente e vir associado a bloqueio fascicular (no ECG, veríamos que além de dissociado da P, o QRS seria alargado).
V ou F? Dor lombar em homem jovem que melhora ao movimento é espondilite anquilosante.
V.
Paciente masculino e jovem com dor lombar que piora ao repouso, devemos sempre pensar em espondilite anquilosante. A espondiloartrite anquilosante é uma artrite inflamatória potencialmente incapacitante que se inicia na coluna vertebral e ascende, geralmente apresentando-se como dor nas costas crônica, normalmente em homens antes dos 45 anos.
Quais e quando as vacinas com vírus vivos podem ser dadas a pessoas com HIV?
Pacientes convivendo com HIV com contagem de CD4+ > 350 células/mm podem receber todas as vacinas do calendário vacinal.Porém, se houver imunossupressão grave, vacinas com agentes vivos devem ser evitadas.
Caso a contagem de CD4 seja < 200 células/mm a vacinação com vírus vivo está contraindicada.
Vacinas:
- BCG
- Rotavírus
- Febre amarela
- Varicela
- VOP
- Tríplice viral
- Tetra viral
Diferença de crise convulsiva e estado de mal epiléptico
As crises convulsivas são caracterizadas por episódios convulsivos que duram um curto período de tempo e que o paciente retorna a sua consciência em seguida.
O estado de mal epiléptico acontece quando o paciente desenvolve uma crise prolongada, por mais de 30 minutos, ou múltiplas crises sem retorno completo do nível de consciência. Esse estado pode ser dividido ainda em estado de mal convulsivo e não convulsivo, este último quando não está associado à crise de espasmos rítmicos de extremidades.
Momento ideal para iniciar tratamento antiretroviral da infecção por HIV?
Ao diagnóstico, avaliando relação risco x benefício, levando-se em consideração a morbidade da infecção e, claro, os efeitos dos medicamentos.
Os benefícios do início precoce da terapia se relacionam ao efeito nos sintomas e na carga viral, maior probabilidade de reconstituição imune e menor risco de transmissão.
Por outro lado, os riscos do início precoce da terapia também estão no desenvolvimento de resistência a drogas e toxicidade medicamentosa.
Como diferenciar artrite reumatoide da artrite psoriásica?
Artrite reumatoide poupa interfalangiana distal, enquanto artrite psoriásica acomete.
5 mecanismos responsáveis pela isquemia no AVE?
- Trombose de grandes vasos, associado à aterosclerose;
- Êmbolos originados no coração, como no caso de arritmias e valvopatias;
- Trombose de pequenas artérias, geralmente em caso de hipertensão arterial e diabetes mellitus;
- Trombofilias;
- Arterites, entre outros.
Quais as recomendações em pacientes com forame oval patente e com AVE, pela American Academy of Neurology?
- Deve-se excluir causas alternativas de AVE antes do fechamento do forame oval patente.
- Todos os pacientes devem ser avaliados para verificar presença de fibrilação atrial, já que existe associação com AVE criptogênico.
- Deve-se realizar o fechamento do forame oval patente em pacientes com menos de 60 anos, em que não foi encontrada nenhuma outra causa para o AVE.
- Não há recomendação no momento para pacientes acima de 60 anos, pois não participaram dos estudos.
Por quanto tempo deve ser feita anticoagulação paciente com prótese valvar?
prótese mecânica: a anticoagulação é feita continuamente, independente da posição, se for mitral ou aórtica.
prótese biológica: é considerada menos trombogênica e a anticoagulação é feita nos 3 primeiros meses após a cirurgia ou por tempo prolongado se tiver FA ou hipercoagulabilidade associados.
Podemos usar os novos anticoagulantes orais (dabigatrana, rivaroxabana..) no contexto de prótese valvar?
Não sao indicadas
V ou F? febre reumática, endocardite e coronariopatia estão entre as causas frequentes de insuficiência mitral.
V
medida padrão-ouro na presença de hipertensão intracraniana?
monitorização da pressão intracraniana intraventricular invasiva associada à drenagem ventricular externa
O que é e o que indica a tríade de Cushing?
bradicardia, hipertensão e alteração do ritmo respiratório.
Hipertensão intracraniana
O que fazer diante de uma hipertensao intracraniana com papiledema e vômitos em jato?
chamar a Neurocirurgia e iniciar medidas paliativas de redução da pressão intracraniana — cabeceira de 30–45º, hiperventilar o paciente, sedar ou fazer bloqueio neuromuscular, evitar aspiração do tubo orotraqueal e empregar soluções hiperosmolares, como manitol ou solução de NaCl a 3%.
V ou F? O carcinoma de tireóide medular é o mais comum e o mais relacionado à exposição à radiação.
F.
O mais comum é o papilifero e o mais associado a radiação
Característica da arterite de Takayasu
arterite de Takayasu, ou “doença sem pulsos”, característica de mulheres jovens que apresentam “dores” e ausência de pulso na elevação dos membros superiores
paciente que tem dor e formigamento ao realizar atividades do dia a dia, como ao escovar os dentes e pentear o cabelo.
HD e tratamento?
Arterite de Takayasu.
O tratamento desta condição é com corticoides até a remissão da doença. Podemos até realizar um procedimento de revascularização, mas, neste momento inicial, a terapia seria com medicamentos.
Toracocentese com predominância de linfócitos é sugestiva de um processo
Inflamatório crônico, como neoplasia
vertigem de início súbito + sinais vegetativos (náuseas, vômitos, palidez, sudorese) + nistagmo espontâneo, indica?
Neurite vestibular.
O gânglio vestibular está inflamado, normalmente consequência de infecção viral, como uma IVAS.