citoplasma 2 Flashcards
Retículo endoplasmático liso ou agranular
- síntese de lipídios esteróides. ex: colesterol(fígado produz colesterol então tem que ter r.e liso desenvolvido) , hormônios sexuais (gônadas) testosterona, estrogênios e progesterona e hormônios corticoides como aldosterona e cortisol)
- destoxificação: conversão de subst tóxicaS EM SUBST MENOS TÓXICAS OU MAIS FÁCEIS DE ELIMINAR. ex: fígado faz essa função. ex: acetilação (eliminação na urina)
- tolerância: o uso frequente de uma droga diminui seu efeito (o r.e liso aumentado passa a destruí-la com maior eficácia) ex: quem bebe muito não tem tanto efeito.
Reticulo endoplasmatico rugoso ou ergastoplasma
possui ribossomos aderidos para promover a síntese de proteínas de exportação
- função: síntese de proteínas de exportação
como: enzimas digestivas (ptialina, pepsina e tripsina), hormônios proteicos (insulina, glucagon e somatotrofina), colágeno e outras. enzimas digestivas para o lisossomo.
complexo de golgi
conjunto de vesículas membranosas achatadas (saquinhos)
funções: síntese de polissacarídeos (ex: celulose) , glicosilação: adição de glicídios/ açúcares; formação de acrossoma do espermatozóide (capuz na cabeça para auxiliar na fecundação) ; formação dos lisossomos; secreção celular; produção da lamela média que origina a parede celular vegetal.
nucleo→ r.e rugoso → golgi → vesiculas de secreção (zimogenio)
Pela medição de radioatividade, pode-se notar que, de início, ela é maior no retículo endoplasmático rugoso (tempo inicial, onde o retículo endoplasmático rugoso realiza a síntese das proteínas para exportação). Em seguida, a radioatividade é maior no complexo golgiense (tempo médio, onde o complexo golgiense promove o envolvimento das proteínas de secreção por suas membranas). Por fim, a radioatividade é maior nas vesículas de secreção (tempo final, onde as vesículas de secreção fusionam com a membrana plasmática, liberando as proteínas para fora da célula por exocitose).
lisossomos
vesículas (saquinhos) membranosas esféricas com enzimas digestivas só agem em pH ácido
- função: digestão intracelular
- heterofagia: de partículas de fora da célula.
objetivo: nutrição, digere nutrientes. (em humanos o lisossomo nao tem essa função)
defesa: digestão de microorganismo invasores em alguns pluricelulares (animais) - autofagia: de partículas da própria células. ex: organelas velhas para reciclagem
- autólise: ruptura dos lisossomos com liberação de enzimas digestivas , com digestão e morte da célula. ex: girino some a cauda pra virar sapo; regressão das membranas interdigitais do feto
obs: apoptose, morte celular programada ou “sucidio celular”. através da autólise (sem gasto de energia, mata várias células, risco de inflamação), através da apoptose (pelo apoptossomo → com gasto de energia; mata uma única célula sem reação inflamatória).
peroxissomos
vesículas membranosas esféricas com enzimas oxidativas
funções:
-oxidação de microorganismo invasores
-oxidação de substâncias tóxicas= destoxificação
-destruição dos excessos de H2O2
OBS: síndrome de lorenzo: falta genética de uma enzima dos peroxissomos para oxidar certos lipídeos , prejudicam o funcionamentos das células como neurônios
vacuolo
vesículas membranosas
vacúolo contrátil ou pulsátil: contração para eliminação dos excessos de água que entram por osmose para a celula nao romper (plasmoptise)
Vacúolo (de suco celular) : somente em células vegetais. funções: armazenamento de água, íons e açúcares simples (solúveis), autogagia para reciclagem. obs: lisossomos não ocorrem em células vegetais.
doenças de deposito
por acúmulo de substâncias não digeríveis nos lisossomos, levando à autólise e morte de células
silicose/asbestose: por inalação de poeira de sílica (minas, poços, pedreiras) / asbestose (amianto=telhas,caixas d água, revestimentos anti-incêndio ocorre a autolise e morte dos macrofagos gerando fibrose pulmonar e insuficiencia respiratoria (irreversivel)
obs: algumas doenças de depósito são genéticas.
mitocondria
respiração celular
em células animais e vegetais
cloroplasto
fotossíntese
só em células vegetais
obs: os dois têm DNA próprio e capacidade de replicação com membrana dupla (envelope)