Casos clínicos Flashcards

1
Q

Paciente atendido no HU/UFJF com quadro de hemiplegia direita associada à perda da noção de posição articular e da sensibilidade vibratória direita, e perda contralateral da sensibilidade térmico-dolorosa no tronco e membros. Sabendo que a doença é de origem medular, interprete os achados clínicos do paciente acima.

A
  • lesão é medular (informou-se)
  • hemiplegia direita => lesão do T. córticoespinhal lateral que passa na medula do lado direito (ele se cruzou antes, no bulbo, mas na medula ele passa direto, logo lesão dele na medula gera manifestações ipsilaterais)

-perda da noção de posição articular e da sensibilidade vibratória direita => lesão nos Fasc. Grácil e F.Cuneiforme (ambos: funículo posterior) na direita
(FG e FC não se cruzam na medula, só se cruzam depois, no bulbo, logo lesão na medula gera manifestações ipsilaterias)

-perda contralateral da sensibilidade térmico-dolorosa no tronco e membros => lesão no T. espinotalâmico lateral na direita (ele é cruzado, logo a manifestação pe contralateral)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Paciente internado no HU/UFJF com quadro de dores esporádicas e fraqueza muscular em membros inferiores associada a hiperreflexia. Evoluiu com piora da fraqueza muscular e da hiperreflexia, além de dor no ombro, membros superiores, tronco e abdômen. Interprete os achados do paciente com seu conhecimento de Neuroanatomia.

A

???(Medula Espinhal):

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Paciente do sexo masculino, 45 anos, procurou por atendimento no HU/UFJF com quadro de hemiparesia em dimídio direito e desvio da língua para o lado esquerdo quando a mesma é protraída. Interprete os achados do paciente com seu conhecimento de Neuroanatomia.

A

Lesão no bulbo:
hemiparesia em dimídio direito: lesão à esquerda do trato corticoespinhal lateral antes de decussar ou lesão do mesmo à direita depois de decussar.

desvio da língua para o lado esquerdo: paresia ou paralisia dos mm. da língua do lado direito (não conseguem “puxar” de volta a língua) - logo: lesão no N. hipoglosso (que tem origem no sulco lateral anterior do bulbo) no lado direito
(lesão do hipoglosso: paralisa a língua do mesmo lado, provocando o desvio da língua pro lado oposto)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Paciente 60 anos, diabético, hipertenso, submetido à angioplastia coronariana há 10 anos. Evoluiu com quadro de incoordenação motora à direita, perda da sensibilidade térmico-dolorosa facial e no dimídio oposto, disfagia importante associada a disfonia. Explique, com base na neuroanatomia, os achados clínicos do paciente.

A
  • incoordenação motora à direita ???
  • à direita: perda da sensibilidade térmico-dolorosa facial: lesão no núcleo do trato espinhal do nervo trigêmeo
  • à esquerda: disfagia importante associada a disfonia: lesão do núcleo ambíguo (deglutição e fonação)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Na doença siringomielina, há o alargamento do canal central da medula, acometendo a comissura branca. O que pode acontecer com um paciente com esse tipo de problema de saúde?

A

O acometimento da comissura branca da medula pode acometer os tratos que ali se cruzam, sendo eles os tratos espinotalâmico lateral (dor e temperatura) e o espinotalâmico anterior (pressão e tato protopático).
No entanto, o pcte não perde o tato por completo, uma vez que a via principal do tato ocorre no funículo posterior pelos fascículos grácil e cuneiforme (tato epicrítico).

Assim, o pcte pode perder a sensibilidade à dor e à temperatura, sem, no entanto perder por completo o tato, gerando um quadro chamado de “dissociação sensitiva”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que ocorre se houver lesão de uma raíz nervosa/ de axônio? E se for lesão do corpo celular de neurônio?
Dê exemplos de doenças envolvendo cada um desses tipos de lesão.

A

Lesão de raíz = lesão de axônio -> como o corpo de neurônio continua íntegro pode haver recuperação
ex: Hérnia de Disco: geralmente pega raíz dorsal nervosa (dói, mas não há perda motora)
ex 2: Doença Tabes Dorsalis (raro e associado à neurosífilis): lesiona as fibras dos fascículos grácil e cuneiforme (que perdem, assim, suas funções, ms perde as raízes apenas)

Lesão de corpos de neurônio

  • pior repercussão= lesão da coluna anterior (que contém os neurônios motores)
    ex: na poliomielite (o vírus destrói neurônios da coluna anterior, lesionando portanto NMI, gerando um quadro de paralisia flácida)
    ex2: ELA (Esclerose lateral amiotrófica): ocorre degeneração dos NMI da coluna anterior
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Um paciente teve uma hemissecção da medula no lado direito, acarretando em perdas nas informações relacionadas à dor, à temperatura, à pressão, ao tato leve, à sensibilidade vibratória, estereognosia, tato epicrítico e propriocepção consciente. Teve também perdas motoras. Em que lado se manifestou cada uma dessas perdas?

A

perdas nas informações relacionadas a:

  • dor e à temperatura: no lado oposto (esquerda) - T. espinotalâmico lateral se cruza na comissura anterior
  • pressão e tato leve: no lado oposto (esquerda) - T. espinotalâmico anterior se cruza na comissura anterior
  • sensibilidade vibratória, estereognosia, tato epicrítico e propriocepção consciente: no mesmo lado (direita) - Fascículos grácil e cuneiforme não se cruzam na medula
  • perdas motoras: do mesmo lado (direita) - T. corticoespinhal lateral que tá descendo já cruzou no bulbo, sendo que não se cruza na medula
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Paciente de 45 anos, casado, apresentou-se no Hospital Universitário com o seguinte quadro clínico: hemiparesia do lado esquerdo do corpo, estrabismo convergente do olho direito e diplopia (visão dupla). Durante o exame físico, o médico observou que o movimento ocular não era conjugado. Baseado em seus conhecimentos da anatomia pontina, explique a sintomatologia apresentada pelo paciente

A

-estrabismo convergente do olho direito e diplopia:
lesão do n. abduscente (paralisa o m. reto-lateral do msm lado da lesão - diplopia e estrabismo convergente) - esse n. sai do sulco blubo-pontino

-hemiparesia do lado esquerdo do corpo: lesão do trato corticoespinhal lateral na direita antes de decussar ou na direita depois de decussar no bulbo - nesse caso parece uma lesão na direita na ponte, antes de cruzar na decussação das pirâmide do bulbo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Paciente do sexo masculino, 37 anos, chega ao pronto atendimento do Hospital Universitário com os seguintes sinais e sintomas: hemiparesia direita, impossibilidade de mover o bulbo ocular para cima, para baixo e medialmente, diplopia, ptose palpebral e midríase. Relata que estes sinais tiveram aparecimento súbito. Não apresenta alterações nos sistemas circulatório e respiratório. Interprete os achados do paciente com seu conhecimento de Neuroanatomia.

A
  • hemiparesia direita -> lesão do trato corticoespinhal à esquerda antes de (o trato cortico espinhal lateral) decussar nas pirâmides ou à direita depois de cruzar.
  • impossibilidade de mover o bulbo ocular para cima (m. reto superior) , para baixo (m.reto inferior) e medialmente (m. reto medial lesado, gerando estrabismo divergente) , diplopia, ptose palpebral (m. levantador das pálpebras) e midríase (m. esfincter da pupila) -> lesão do n. oculomotor , que emerge no mesencéfalo (seu núcleo fica no tegmento do mesencéfalo mas ele emerge no sulco medial do pendúnculo cerebral, na fossa interpenduncular, prox ao limite entra a base do mesencéfalo e a subst. negra.

O trato corticoespinhal (mov voluntários da musc. distal) tb passa na base do mesencéfalo.

Provavelmente houve uma lesão na base do mesencéfalo do lado esquerdo, próximo ao sulco medial do pendúnculo cerebral, lesionando tanto o trato corticoespinhal quanto o n. oculomotor.

“aparecimento súbito”: geralmente se pensa em algum problema vascular - ex: avc

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Paciente do sexo feminino, 26 anos, procura o posto de saúde mais próximo à sua residência com os seguintes sinais e sintomas: anestesia do corpo do lado direito, tremores com movimentos anormais do mesmo lado, diplopia e estrabismo divergente. Baseado em seus conhecimentos da anatomia do mesencéfalo, explique as alterações apresentadas pela paciente.

A

tremores com movimentos anormais do lado direito:
lesão do núcleo rubro na esquerda: gerando tremores e movimentos anormais do lado direito (trato rubroespinhal é cruzado)

diplopia e estrabismo divergente: lesão do n. oculomotor (emerge no mesencéfalo)

anestesia do corpo do lado direito: lesão do leminisco espinhal (trato espinotalêmico lateral e anterior) do lado esquerdo - ambos se cruzam na comissura branca, e portanto, trazem informações sensitivas do hemisfério direito

Lesão no mesencéfalo: do leminisco medial esquerdo (via que ascende no tegmento do mesencéfalo) + lesão do núcleo rubro na esquerda + lesão do n. oculomotor

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O paciente chega com Síndorme de Weber (lesão da área anterior do mesencéfalo). Quais serão os principais achados clínicos nele?

A

Hemiparesia do lado oposto (lesão do trato corticoespinhal)
e
Estrabismo divergente, diplopia, ptose palpebral, midríase.. (do msm lado da lesão) (lesão no nervo oculomotor)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O paciente chega com Síndorme de Benedict (lesão da área tegmentar do mesencéfalo). Quais serão os principais achados clínicos nele?

A

Hemianestesia do lado oposto
Lesão dos leminiscos medial e espinhal, lesão do n. oculomotor..

(??)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly