Caso Clínico 02 - Reflexos Medulares e Funções motoras da medula espinal. Flashcards

1
Q

Após entra na medula, como cada sinal sensorial trafega?

A

Os sinais sensoriais entram na medula pelas raízes sensoriais, também conhecidas por raízes posteriores ou dorsais. Após entrar na medula, cada sinal sensorial trafega por duas vias separadas: um ramo do nervo sensorial termina quase imediatamente na substância cinzenta da medula e provoca os reflexos espinais segmentares locais e outros efeitos locais; outro ramo transmite sinais para níveis superiores do sistema nervoso, isto é, para zonas superiores da própria medula, para o tronco cerebral, ou mesmo para o córtex cerebral

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que são os Neurônios Motores Anteriores?

A

Neurônios Motores Anteriores. Milhares de neurônios, 50% a 100% maiores que a maioria dos outros neurônios, estão localizados em cada segmento dos cornos anteriores da substância cinzenta medular e são chamados neurônios motores anteriores. Eles dão origem às fibras nervosas que deixam a medula pelas raízes ventrais e inervam, diretamente, as fibras musculares esqueléticas. Os neurônios são de dois tipos: neurônios motores alfa e neurônios motores gama.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que são os neurônios motores Alfa.

A

Neurônios Motores Alfa. Os neurônios motores alfa dão origem às fibras nervosas motoras grandes do tipo A alfa (Aa) ,essas fibras se ramificam várias vezes após chegarem ao músculo e inervam as grandes fibras musculares esqueléticas. A estimulação de uma só fibra nervosa alfa excita de três a centenas de fibras musculares esqueléticas, e a esse conjunto dá-se o nome unidade motora.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual o papel dos Neurônios Motores Gama?

A

Ao lado dos neurônios motores alfa, que promovem a contração das fibras musculares esqueléticas, estão os neurônios motores gama com aproximadamente metade do tamanho dos primeiros, localizando-se nos cornos anteriores da medula espinal. Esses neurônios motores gama transmitem impulsos por fibras nervosas motoras muito menos calibrosas do tipo A gama (Ag) .inervam as pequenas fibras musculares esqueléticas especiais, chamadas fibras intrafusais, .Essas fibras constituem o centro do fuso muscular, que auxilia no controle do “tônus” muscular básico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Defina os Interneurônios.

A

Os interneurônios estão em todas as áreas da substância cinzenta medular — nos cornos dorsais, nos cornos anteriores e nas áreas intermediárias entre eles.Essas células são aproximadamente 30 vezes mais numerosas do que os neurônios motores anteriores. Elas são pequenas e muito excitáveis, exibindo com frequência atividade espontânea e sendo capaz de disparar tão rapidamente quanto 1.500 vezes por segundo. Elas apresentam bastantes interconexões entre si e muitas delas fazem sinapse, diretamente, com os neurônios motores anteriores.As conexões entre os interneurônios e os neurônios motores anteriores são responsáveis pela maioria das funções integrativas da medula espinal,.Somente poucos sinais sensoriais aferentes, provenientes dos nervos espinais ou sinais do encéfalo, terminam diretamente sobre os neurônios motores anteriores. Em vez disso, quase todos esses sinais são transmitidos primeiro para os interneurônios, onde são adequadamente processados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O controle adequado da função muscular requer não apenas a excitação do músculo pelos neurônios motores anteriores da medula espinal, mas também o feedback contínuo da informação sensorial de cada músculo para a medula espinal, indicando o estado funcional do músculo a cada instante; isto é, qual é o comprimento do músculo, qual é a tensão instantânea e qual é a velocidade de variação de seu comprimento ou tensão? Para fornecer essas informações, os músculos e seus tendões são supridos abundantemente com dois tipos especiais de receptores sensoriais, quais são eles?

A

1) Os fusos Musculares distribuídos no ventre do músculo, enviando informações para o sistema nervoso sobre o comprimento do músculo ou a velocidade de variação do seu comprimento; e
(2) os órgãos tendinosos de Golgi localizados nos tendões musculares, transmitindo informação sobre a tensão do tendão ou a velocidade de alteração da tensão do músculo.

Os sinais desses dois receptores são quase inteiramente direcionados para o controle intrínseco do músculo. Eles operam, de forma quase completa, em nível subconsciente. Mesmo assim, transmitem enorme quantidade de informação não somente para a medula espinal, mas também para o cerebelo e mesmo para o córtex cerebral, auxiliando cada uma dessas regiões do sistema nervoso no controle da contração muscular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como é a inervação motora e a estrutura do Fuso Muscular?

A

É constituído de 12 fibras Intrafusais e circunjacentes musculares esqueléticas extrafusais.

fibras Intrafusais–> funciona como receptor sensorial , as porções terminais que se contraem são excitadas pelas pequenas fibras nervosas motores gama.

Músculos esqueléticos Extrafusais–> inervados pelas fibras aferentes alfa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como é a inervaçãp Sensorial do Fuso Muscular?

A

A porção receptora do fuso muscular é a porção central.. Pode-se observar facilmente que o receptor do fuso muscular pode ser excitado de duas maneiras:

  1. Com o aumento do comprimento do músculo, ocorre o estiramento da região central do fuso e, portanto, excita o receptor.
  2. Mesmo que o comprimento do músculo não se altere, a contração das regiões terminais das fibras intrafusais do fuso provocam o estiramento da região central do fuso e, portanto, excitam o receptor.

São encontrados dois tipos de terminações sensoriais nessa região central do fuso muscular, as terminações ou receptores aferentes primários e as terminações ou receptores aferentes secundários.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é o reflexo de estiramento Muscular?

A

A manifestação mais simples da função do fuso muscular é o reflexo de estiramento muscular. Sempre que um músculo é rapidamente estendido, a excitação dos fusos causa a contração reflexa das fibras musculares esqueléticas grandes (extrafusais) do próprio músculo estirado e, também, dos músculos sinérgicos estreitamente relacionados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como é a Circuitaria Neuronal do Reflexo De Estiramento.?

A

A Figura demonstra o circuito básico do reflexo de estiramento do fuso muscular, mostrando fibra nervosa proprioceptiva tipo Ia originando-se em fuso muscular e entrando pela raiz dorsal da medula espinal. A ramificação desta fibra, então, segue para o corno anterior da substância cinzenta da medula, fazendo sinapse diretamente com os neurônios motores anteriores que enviam fibras nervosas motoras para o mesmo músculo, de onde as fibras do fuso muscular se originaram. Assim, essa via monossináptica possibilita que o sinal reflexo retorne ao músculo, com o menor atraso possível, após a excitação do fuso. A maioria das fibras tipo II do fuso muscular termina em interneurônios múltiplos, na substância cinzenta da medula espinal, e eles transmitem sinais com retardo para os neurônios motores anteriores, ou se prestam a outras funções

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

o que faz o ÓRGÃO TENDINOSO DE GOLGI?

A

O Órgão Tendinoso de Golgi Auxilia no Controle da Tensão Muscular. O órgão tendinoso de Golgi, é receptor sensorial encapsulado, pelo qual passam fibras tendinosas musculares. Aproximadamente 10 a 15 fibras musculares estão, em geral, conectadas a cada órgão tendinoso de Golgi, e o órgão é estimulado quando esse pequeno feixe de fibras musculares é “tensionado” pela contração ou pelo estiramento do músculo.

os órgãos tendinosos de Golgi informam, de modo instantâneo, o sistema nervoso sobre o grau de tensão de cada pequeno segmento de cada músculo​

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual a principal diferença entre a excitação do órgão tendinoso de golgi e do fuso muscular?

A

a principal diferença entre a excitação do órgão tendinoso de Golgi e a do fuso muscular é que o fuso detecta o comprimento do músculo e as alterações no comprimento do músculo,enquanto o órgão tendinoso detecta a tensão do músculo refletida no próprio tendão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Explique a imagem a seguir:

A

Reflexo no tendão de Golgi. Uma tensão excessiva do músculo estimula os receptores sensitivos no órgão tendinoso de Golgi. Os sinais dos receptores são transmitidos por meio de uma fibra nervosa aferente sensorial que excita um interneurônio inibitório na medula espinal, inibindo a atividade do neurônio motor anterior, provocando relaxamento muscular e protegendo o músculo contra uma tensão excessiva.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Por quê o reflexo tendinoso evita uma Tensão excessiva no músculo?

A

Quando os órgãos tendinosos de Golgi do tendão muscular são estimulados por aumento da tensão no músculo relacionado, os sinais são transmitidos para a medula espinal, produzindo os efeitos reflexos no respectivo músculo. Esse reflexo é inteiramente inibitório. Assim, tal reflexo é mecanismo de feedback negativo que impede o desenvolvimento de tensão excessiva do músculo.

Quando a tensão no músculo e, portanto, do tendão fica extrema, o efeito inibitório do órgão tendinoso pode ser tão grande que leva à reação rápida na medula espinal, que causa o relaxamento instantâneo de todo o músculo. Esse efeito é chamado reação de alongamento; provavelmente, é mecanismo de proteção para prevenir o rompimento do músculo ou a separação do tendão de seus ligamentos ao osso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual é a Função dos Fusos Musculares e dos Órgãos Tendinosos de Golgi no Controle Motor pelos Centros Encefálicos Superiores?

A

esses dois órgãos sensoriais também informam os centros superiores de controle motor das alterações instantâneas que ocorrem nos músculos. Por exemplo, o trato espinocerebelar dorsal conduz informação instantânea dos fusos musculares e dos órgãos tendinosos de Golgi diretamente para o cerebelo, com velocidades de condução próximas de 120 m/s, a condução mais rápida verificada em qualquer lugar do encéfalo e da medula espinal. Vias adicionais transmitem informações semelhantes para as regiões reticulares do tronco cerebral e, em menor extensão, para todas as áreas motoras do córtex cerebral. A informação veiculada por esses receptores é fundamental para o controle por feedback dos sinais motores que se originam em todas essas áreas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que é o reflexo flexor e reflexos de retirada?

A

No animal espinal ou descerebrado, quase todos os tipos de estímulos sensoriais cutâneos em um de seus membros, provavelmente, causarão a contração dos músculos flexores desse membro, com o afastamento do membro do objeto estimulador. Esse é chamado reflexo flexor.

O reflexo flexor, na sua forma clássica, é provocado mais fortemente pela estimulação das terminações para dor, tais como alfinetada, calor, ferimento e, por essa razão, ele é também chamado reflexo nociceptivo ou simplesmente reflexo à dor. A estimulação dos receptores para o tato pode também provocar reflexo flexor mais fraco e menos prolongado.

Se alguma parte do corpo, exceto os membros, é estimulada dolorosamente, essa parte de modo semelhante será afastada do estímulo, mas o reflexo pode não se restringir aos músculos flexores, embora seja basicamente o mesmo tipo de reflexo. Portanto, os vários padrões desses reflexos em diferentes áreas do corpo são chamados reflexos de retirada.

17
Q

Como é o padrão de retirada Durante o Reflexo Tensor?

A

O padrão de retirada do reflexo flexor, quando provocado, depende do nervo sensorial que é estimulado. Assim, o estímulo doloroso na face interna do braço provoca a contração dos músculos flexores do braço e também a contração dos músculos abdutores, empurrando o braço para fora. Em outras palavras, os centros integrativos da medula espinal induzem a contração dos músculos que podem mais efetivamente remover a parte dolorida do corpo para longe do objeto que causa dor. Embora esse princípio se aplique a qualquer parte do corpo, ele é especialmente aplicável aos membros, devido aos seus reflexos flexores muito desenvolvidos

18
Q

O que é o reflexo extensor cruzado?

A

Aproximadamente, 0,2 a 0,5 segundo após o estímulo provocar reflexo flexor no membro, o membro oposto começa a se estender. Esse reflexo é chamado reflexo extensor cruzado. A extensão do membro oposto pode empurrar todo o corpo para longe do objeto, que causa o estímulo doloroso no membro retirado.

19
Q

Explique a Inibição e a Inervação recíprocas.

A

A excitação de grupo de músculos está em geral associada à inibição de outro grupo. Por exemplo, quando o reflexo de estiramento excita um músculo, este com frequência inibe simultaneamente os músculos antagonistas, que é o fenômeno de inibição recíproca; o circuito neuronal responsável por essa relação recíproca é chamado inervação recíproca. Da mesma forma, existem frequentemente relações recíprocas entre os músculos dos dois lados do corpo, como exemplificado pelos reflexos dos músculos extensor e flexor.