Caso 01-Lobos Encefálicos E mecanismo de Ação da Toxina Botulínica Flashcards
Quais são os Principais Lobos Encefálicos?
1) Lobo frontal
2) Lobo occipital
3) Lobo Parietal
4) Lobo Temporal
5) ínsula
6) Lóbulo Límbico
para que serve o lobo frontal ?
Os lobos frontais são anteriores ao sulco central. Eles são essenciais para planejamento e execução de comportamentos aprendidos e intencionais; também constituem o local de muitas funções inibitórias. Existem várias áreas funcionalmente distintas nos lobos frontais:
o que faz o córtex motor primário?(inserido no lobo frontal)
é a parte mais posterior do giro pré-central. O córtex motor primário em um lado controla todas as partes móveis no lado contralateral do corpo (mostrado em um mapa espacial denominado homúnculo — Homúnculo.); 90% das fibras motoras de cada hemisférico cruzam a linha média no tronco encefálico. Assim, as lesões no córtex motor de um hemisfério causam fraqueza ou paralisia, principalmente na porção contralateral do corpo.
o que o AVE no lobo frontal acarreta no paciente?
Um acidente vascular cerebral isquêmico normalmente resulta de obstrução de uma artéria que supre sangue para o cérebro, mais comumente um ramo de uma das artérias carótidas internas. Consequentemente, as células do cérebro ficam privadas de sangue. A maioria das células cerebrais morre se for privada de sangue por 4,5 horas.
Assim, Funções inibitórias ficam comprometidas, fazendo com que a liberação de acetilcolina na placa motora ocorra livremente sem que um PIPS ocorra. Assim, as lesões no córtex motor de um hemisfério causam fraqueza ou paralisia, principalmente na porção contralateral do corpo.
Qual é o mecanismo de Ação da Toxina Botulínica em relação a acetilcolina?
A toxina botulínica tem como alvo o complexo SNARE e SNAP25, proteínas envolvidas na fusão de vesículas contendo neurotransmissores com a membrana plasmática para liberação nas sinapses. A toxina é uma protease dependente de zinco, que então cliva ligações específicas entre as proteínas desse complexo, impedindo a liberação de acetilcolina nas sinapses das junções neuromusculares.