Caso 04- Mesencéfalo. Flashcards
Pelo que o Mesencéfalo é constituído?
O mesencéfalo é constituído por uma porção dorsal, o teto do mesencéfalo, e outra ventral, muito maior, os pedúnculos cerebrais, separados pelo aqueduto cerebral. Este percorre longitudinalmente o mesencéfalo e é circundado por espessa camada de substância cinzenta, a substância cinzenta central ou periaquedutal
Quais são as partes de cada pedúnculo cerebral?
Em cada pedúnculo cerebral distingue-se uma parte ventral, a base do pedúnculo, formada de fibras longitudinais, e uma parte dorsal, o tegmento do mesencéfalo, cuja estrutura se assemelha à parte correspondente da ponte. Separando o tegmento da base, observa-se uma lâmina de substância cinzenta pigmentada, a substância negra
Qual a função do teto do mesencéfalo e pelo que ele é constituído?
Em vertebrados inferiores, o teto do mesencéfalo é um centro nervoso muito importante, relacionado com a integração de várias funções sensoriais e motoras. Durante a evolução, parte de suas funções foi assumida pelo córtex cerebral, diminuindo consideravelmente sua importância nos mamíferos.
Nestes, o teto do mesencéfalo é constituído de quatro eminências, os coliculos superiores, relacionados com a via visual, e os colículos inferiores, relacionados com a via auditiva além da chamada área pré-tetal.
O colículo superior é formado por uma série de camadas superpostas, constituídas alternadamente por substância branca e cinzenta, sendo que a camada mais profunda confunde-se com a substância cinzenta central. Suas conexões são complexas, destacando-se entre elas:
a) fibras oriundas da retina, que atingem o colículo pelo trato óptico e braço do coliculo superior;
b) fibras oriundas do córtex occipital, que chegam ao colículo pela radiação óptica e braço do coliculo superior;
c) fibras que formam o trato teto-espinhal e terminam fazendo sinapse com neurônios motores da medula cervical.
***Qual a importância do colículo superior do Mesencéfalo?
O colículo superior é importante para certos reflexos que regulam os movimentos dos olhos. Para esta função, existem fibras ligando o colículo superior ao núcleo do nervo oculomotor, situado ventralmente no tegmento do mesencéfalo. Lesões dos colículos superiores podem causar perda da capacidade de mover os olhos no sentido vertical, voluntária ou reflexamente. Isto ocorre, por exemplo, em certos tumores do corpo pineal que comprimem os colículos.
No que o colículo inferior difere do colículo superior e qual a sua importância?
O colículo inferior difere estruturalmente do superior por ser constituído de uma massa bem delimitada de substância cinzenta, o núcleo do coliculo inferior. Este núcleo recebe as fibras auditivas que sobem pelo lemnisco lateral e manda fibras ao corpo geniculado medial através do braço do colículo inferior.Algumas fibras cruzam de um colículo para outro constituindo a comissura do colículo inferior. O núcleo do colículo inferior é uma importante estrutura das vias auditivas.
O que é a área pré tetal, onde ela se localiza e ela se relaciona com qual função?
Também chamada núcleo pré-tetal, é uma área de limites pouco definidos, situada na extremidade rostral dos colículos superiores, no limite do mesencéfalo com o diencéfalo. Relaciona-se com o controle reflexo das pupilas.
O que é a Base do Pedúnculo , pelo que ela é formada e lesões nessa região acarretam em quê?
A base do pedúnculo é formada pelas fibras descendentes dos tratos corticoespinhal, cortíconuclear e corticopontino, que formam um conjunto compacto . Estas fibras têm localizações precisas na base do pedúnculo cerebral, sabendo-se, inclusive, a localização das fibras corticoespinhais, responsáveis pela motricidade de cada parte do corpo. Em vista do grande número de fibras descendentes que percorrem a base dos pedúnculos cerebrais, lesões aí localizadas causam paralisias que se manifestam do lado oposto ao da lesão.
O que é o tegmento do Mesencéfalo?
O tegmento do mesencéfalo é uma continuação do tegmento da ponte. Como este, apresenta, além da formação reticular, as substâncias cinzenta e branca
Quais são as 3 substâncias cinzentas que o tegmento do mesencéfalo possui?
1) Substância cinzenta homóloga à da medula
2) Substância cinzenta própria do mesencéfalo
3) Substância cinzenta central ou periaquedutal
No tegmento do Mesencéfalo, estão os núcleos de quais pares cranianos ?
No tegmento do mesencéfalo estão os núcleos dos pares cranianos IlI, IV e V. Deste último, entretanto, está apenas o núcleo do trato mesencefálico , que continua da ponte e recebe as informações propríoceptivas que entram pelo nervo trigêmeo
Onde está localizado o Núcleo do Nervo Troclear(IV).
Situa-se ao nível do colículo inferior, em posição imediatamente ventral à substância cinzenta central, e dorsal ao fascículo longitudinal medial. Suas fibras saem de sua face dorsal, contornam a substància cinzenta central, cruzam com as do lado oposto e emergem do véu medular superior, caudalmente ao colículo inferior.
quais são as peculiaridades do nervo Troclear(IV)?
Este nervo apresenta, pois, duas peculiaridades: suas fibras são as únicas que saem da face dorsal do encéfalo e trata-se do único nervo cujas fibras decussam antes de emergir do sistema nervoso central. Convém lembrar que o nervo troclear inerva o músculo oblíquo superior.
Onde localiza-se o Núcleo do Nervo Oculumotor(III)?
Este núcleo localiza-se no nível do colículo superior e está intimamente relacionado com o fascículo longitudinal medial. Trata-se de um núcleo muito complexo, constituído de várias partes, razão pela qual alguns autores preferem denominá-lo complexo oculomotor.
Como pode ser dividido funcionalmente o complexo oculumotor?
O complexo oculomotor pode ser funcionalmente dividido em uma parte
somática :A parte somática contém os neurônios motores responsáveis pela inervação dos músculos reto superior, reto inferior, reto medial e levantador da pálpebra. Na realidade, a parte somática do complexo oculomotor é constituída de vários subnúcleos, cada um dos quais destina fibras motoras para inervação de um dos músculos acima relacionados. Essas fibras, depois de um trajeto curvo em direção ventral, emergem na fossa ínterpeduncular, constituindo o nervo oculomotor
e outra visceral:A parte visceral do complexo oculomotor é o núcleo de Edinger· Westphal. Ele contém os neurônios pré-ganglionares, cujas fibras fazem sinapses no gânglio ciliar e estão relacionadas com a inervação do músculo ciliar e do músculo esftncter da pupila. Essas fibras pertencem ao parassimpático craniano e são muito importantes para o controle reflexo do diâmetro da pupila em resposta a diferentes intensidades de luz.