Caso 04- Anatomia Macroscópica do Tronco encefálico e do Cerebelo. Flashcards
Onde está , anatômicamente , localizado o Tronco Encefálico?
O tronco encefálico interpõe-se entre a Medula e o Diencéfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo.
Como o tronco encefálico se divide?
1) Mesencéfalo –> Situado cranialmente
2) Ponte–> situada entre ambos
3) Bulbo–>situado caudalmente.
Quais são os limites do bulbo?
Não existe uma linha de demarcação nítida entre medula e bulbo. Considera-se que o limite entre eles está em um plano horizontal que passa imediatamente acima do filamento radicular mais cranial do primeiro nervo cervical, o que corresponde ao nível do forame magno do osso occipital.
O limite superior do bulbo se faz em um sulco horizontal visível no contorno ventral do órgão, o sulco bulbo-pontino, que corresponde à margem inferior da ponte
superficie do bulbo é percorrida longitudinalmente por sulcos que continuam com os sulcos da medula. Estes sulcos delimitam as áreas anterior (ventral), lateral e posterior (dorsal) do bulbo. o que é observado na área Ventral do bulbo e o que existe nela?
Na área ventral do bulbo observa-se a fissura mediana anterior, e de cada lado dela existe uma eminência alongada, a pirâmide((ligam áreas motoras do cérebro aos neurônios motores da medula)–> fibras nervosas descendentes.
Na parte caudal do bulbo, fibras deste trato(corticoespinhal)cruzam obliquamente o plano mediano em feixes interdigitados que obliteram a fissura mediana anterior e constituem o que?
A decussação das pirâmides.
o que é possível observar na área lateral do bulbo?
A OLIVA. formada por uma grande massa de substância cinzenta,o núcleo olivar inferior , situado logo abaixo da superfície.
ventralmente a oliva, emergem,do sulco lateral anterior , os filamentos radiculares de que nervo?
Nervo hipoglosso - XII par craniano.
Do sulco lateral posterior do bulbo emergem os filamentos radiculares, que se unem para formar quais nervos?
1)glossofaringeo (IX par)
2)vago (X par),
além dos filamentos que constituem a raiz craniana ou bulbar do nervo acessório (XI par), a qual se une com a raiz espinhal, proveniente da medula
A metade caudal do bulbo ou porção fechada do bulbo é percorrida por um estreito canal. continuação direta do canal central da medula. Este canal se abre para formar o quê?
o IV ventrículo , cujo assoalho é, em parte, constituído pela metade rostral ou porção aberta do bulbo.
Onde está localizada a Ponte?
Ponte é a parte do tronco encefálico interposta entre o bulbo e o mesencéfalo. Está situada ventralmente ao cerebelo e repousa sobre a parte basilar do osso occipital e o dorso da sela túrcica do esfenoide.
A base da ponte, situada ventralmente, apresenta estriação transversai em virtude da presença de numerosos feixes de fibras transversais que a percorrem. Estas fibras convergem de cada lado para formar o quê?
O pedúnculo Cerebelar Médio, que penetra no hemisfério cerebelar correspondente
No limite entre a ponte e o pedúnculo cerebelar médio , emerge qual nervo?
emerge o nervo trigémeo, V par craniano . Esta emergência se faz por duas raízes, uma maior, ou raiz sensitiva do nervo trigémeo, e outra menor, ou raiz motora do nervo trigémeo.
A parte ventral da ponte é separada do bulbo pelo quê?
Pelo Sulco bulbo-pontino.
Quais nervos emergem do bulbo potínuo, de cada lado a partir da linha mediana?
o VI, o VII e o VIII pares cranianos
O VI par, nervo abducente, emerge entre a ponte e a pirâmide do bulbo.
O VII par. nervo facial. emerge mediaimente ao VIII par, com o qual mantém relações muito íntimas. Entre os dois, emerge o nervo intermédio, que é a raiz sensitiva do VII par, de identificação às vezes dificil nas peças de rotina.
O VIII par, nervo vestíbulo-coclear, emerge lateralmente, próximo a um pequeno lóbulo do cerebelo, denominado flóculo.
obs :A presença de tantas raízes de nervos cranianos em uma área relativamente pequena explica a riqueza de sintomas observados nos casos de tumores que acometem esta área, levando à compressão dessas raízes e causando a chamada síndrome do ângulo ponto-cerebelar.
O que são o IV ventrículo e o aqueduto cerebral e onde estão localizados?
A cavidade do rombencéfalo tem forma losângica e é denominada quarto ventrículo, situada entre o bulbo e a ponte, ventralmente e o cerebelo, dorsalmente. Continua caudalmente com o canal central do bulbo e cranialmente com o aqueduto cerebral, cavidade do mesencéfalo através da qual o IV ventrículo se comunica com o lII ventrículo
Qual a estrutura geral do Mesencéfalo?
O mesencéfalo interpõe-se entre a ponte e o diencéfalo. É atravessado por um estreito canal, o aqueduto cerebral , que une o Ill ao IV ventrículo. A parte do mesencéfalo situada dorsalmente ao aqueduto é o teto do mesencéfalo. ventralmente ao teto estão os dois pedúnculos cerebrais que, por sua vez, se dividem em uma parte dorsal, predominantemente celular, o tegmento, e outra ventral, formada de fibras longitudinais, a base do pedúnculo (Figura 5.3). Em uma secção transversal do mesencéfalo, vê-se que o tegmento é separado da base por uma área escura, a substância negra, formada por neurônios que contêm melanina. Correspondendo à substância negra na superficie do mesencéfalo, existem dois sulcos longitudinais: um lateral. sulco lateral do mesencéfalo, e outro medial, sulco medial do pedúnculo cerebral. Estes sulcos marcam, na superficie, o limite entre base e tegmento do pedúnculo cerebral
Do sulco medial do Mesencéfalo, emerge qual nervo?
Emerge o Nervo Oculomotor, III par craniano.
Qual nervo craniano está presente no teto do mesencéfalo?
Em vista dorsal, o teto do mesencéfalo apresenta quatro eminências arredondadas, os colículos superiores e inferiores. Caudalmente a cada colículo inferior emerge o IV par craniano. nervo troclear. . O nervo trodear, único dos pares cranianos que emerge dorsalmente, contorna o mesencéfalo para surgir ventralmente entre a ponte e o mesencéfalo
O que são os pedúnculos cerebrais ?
do sulco medial do pedúnculo emergem o quê?
Vistos ventralmente, os pedúnculos cerebrais aparecem como dois grandes feixes de fibras que surgem na borda superior da ponte e divergem cranialmente para penetrar profundamente no cérebro.
do sulco longitudinal situado na face medial do pedúnculo, sulco medial do pedúnculo, emerge de cada lado o nervo oculomotor
Onde está situado o cerebelo?
o que é tenda do cerebelo?
O cerebelo (do Latim, pequeno cérebro) fica situado dorsalmente ao bulbo e à ponte, contribuindo para a formação do teto do IV ventrículo. Repousa sobre a fossa cerebelar do osso occipital e está separado do lobo occipital do cérebro por uma prega da dura-máter denominada Tenda do cerebelo.
Para quê o cerebelo é importante?
O cerebelo é importante para a manutenção da postura, equilíbrio,coordenação dos movimentos e aprendizagem de habilidades motoras.
Embora tenha fundamentalmente função motora, estudos recentes demonstraram que está também envolvido em algumas funções cognitivas.
como são as divisões delimitadas pela tenda do cerebelo?
tenda do cerebelo - projeta-se para diante como um septo transversal entre os lobos occipitais e o cerebelo . A tenda do cerebelo separa a fossa posterior da fossa média do crânio, dividindo a cavidade craniana em um compartimento superior, ou supratentorial, e outro inferior, ou infratentorial. Esta divisão é de grande importância clínica, pois a sintomatologia das afecções supratentoriais (sobretudo os tumores) é muito diferente das infratentoriais. A borda anterior livre da tenda do cerebelo, denominada incisura da tenda ajusta-se ao mesencéfalo. Esta relação tem importância clínica, pois a incisura da tenda pode, em certas circunstâncias, lesar o mesencéfalo e os nervos troclear e oculomotor, que nele se originam.
Como é a divisão anatômica do cerebelo?
Os lóbulos do cerebelo podem ser agrupados em estruturas maiores, os lobos separados pelas fissuras posterolateral e prima. Chega-se, assim, a uma divisão transversal em que a fissura posterolateral divide o cerebelo em um lobo flóculo-nodular e o corpo do cerebelo. Este. por sua vez, é dividido em lobo anterior e lobo posterior pela fissura prima.
******* O que ocorre em casos de Hérnias do Úncus?
Nesse caso, um processo expansivo cerebral, determinando aumento de pressão no compartimento supratentorial. empurra o úncus, que faz protrusão através da incisura da tenda do cerebelo, comprimindo o mesencéfalo. Inicialmente há compressão do nervo oculomotor na base do pedúnculo cerebral. Ocorre dilatação da pupila do olho do mesmo lado da lesão com resposta lenta à luz, progredindo para dilatação completa, desvio lateral do olhar, com paralisia contralateral. A sintomatologia mais característica e mais grave é a rápida perda da consciência, ou coma profundo por lesão das estruturas mesencefálicas responsáveis pela ativação do córtex cerebral, que serão estudadas no Capitulo 20.