Cap 24, 25,26- Abdominoplastia + lipoaspiração Flashcards
Qual objetivo da preservação da fascia de Scarpa durante a abdominoplastia ?
Permite a preservação dos vasos linfáticos subfasciais, previne a formação de seroma e possibilita a suspensão adicional da fáscia de scarpa com a melhora da região interna da coxa.
Capítulo 25, Livro dois quadro azul
Verdadeiro ou falso
especialmente como resultado de múltiplas gestações as estrias se tornam comuns resultando em rompimento e separação do colágeno dérmico com consequênte adelgaçamento da pele
Nesta situação o tratamento para estrias e exclusivamente por excisão cirúrgica.
Verdadeiro
Onde está situado o umbigo de acordo com a anatomia do abdômen em medidas?
Aproximadamente 9 a 12 cm acima da parte superior do Monte pubico
A área pery umbilical é caracterizada por uma forma redonda ou elíptica com uma ligeira de pressão de quatro a 6 cm de diâmetro.
De onde é proveniente o suprimento sanguíneo para a área umbilical?
O suprimento sanguíneo para a área umbilical é fornecido pelos Ramos do plexo subdérmico das artérias epigastricas inferiores profundas bem como pelo suprimento sanguíneo do ligamento umbilical mediano.
A pele do abdômen tem áreas de maior aderência a fáscia subjacente denominadas zonas de aderência, quais são elas?
Crista ilíaca superior anterior
Linha Alba
Como é dividido a camada subcutânea abdominal?
O tecido subcutâneo abdominal é dividido por duas camadas de fáscia
A fáscia de Camper, superficial e a fáscia de Scarpa profunda que se continua com a fáscia lata da coxa
Quais são os músculos abdominais, e como eles são orientados na parede abdominal?
A musculatura abdominal inclui quatro músculos pareados, que são o reto do abdômen, conectado a linha mediana Alba, o público externo, oblíquo interno e o músculo transverso do abdômen que se incorpora a bainha anterior e posterior do reto na linha semi lunar. Os músculos retos do abdômen são inclusos em uma bainha anterior e posterior, com origem na margem infra costal e fixada na sínfise pública. Acima da linha arqueada ou linha semi lunar de Douglas situada aproximadamente no meio do caminho entre o umbigo e a sínfise pública. A bainha anterior do reto é formada pela Aponeurose oblíqua Externa e oblíqua interna, enquanto a bainha posterior do reto é formada pela Aponeurose oblíqua interna e transversa.
Qual a drenagem linfática do abdômen?
O sistema linfático abdominal é dividido em drenagem supra umbilical para os linfonodos axilares e na região infra umbilical para os linfonodos ingnais superficiais os vasos linfáticos na área infra umbilical passam através do plano subiScarpal o que explica a importância da preservação dessa estrutura na cirurgia da parede abdominal
Quem introduziu o conceito de angiossomo ou territórios vasculares do corpo?
Taylor e Palmer
Quais são os dois tipos de suprimento sanguíneo cutâneo descrito por taylor?
Vasos diretos que suprem diretamente
a pele
Vasos indiretos que emergem da fascia profunda como ramos terminais de artérias cujo principal objetivo é suprir os músculos e os outros tecidos profundos
Huger Descreveu diferentes zonas de suprimento sanguíneo abdominal que devem orientar o cirurgião no planejamento e na realização de uma operação segura, quais são elas?
Zona 1- nutrida anteriormente pela artéria epigastrica profunda orientada verticalmente.
Zona 2 - circulação na região inferior do abdômen é fornecida pelos sistemas epigástrico superficial, pudental externo superficial e ilíaco circunflexo superficial. (*tudo superficial)
Zona 3 - aspectos laterais da parede abdominal (flancos) que são nutridos por seis artérias intercostais laterais e quatro artérias lombares.
**um rico plexo entre estes sistemas permite o fluxo colateral.
Nos procedimentos de abdominoplastia padrão após a mobilização do retalho abdominal inferior e na região da linha média até o apêndice xifoide qual a zona que fornece o principal suprimento vascular para perfusão do retalho.
Nessa cirurgia o suprimento sanguíneo cutâneo para a zona um e para a parte principal da zona dois é Interrompido, resultando em ter fusão do retalho abdominal fornecida principalmente pela zona três.
Como o retalho abdominal mobilizado é dependente dos Ramos perfurantes laterais das artérias inter costal as laterais e lombares é fundamental a preservação desses vasos portanto é crucial estudar a existência de qualquer cicatriz no período pré operatório como as incisões subcostais de colecistectomia e em certas circunstâncias até mesmo uma incisão vertical na linha média pode comprometer a perfuração do retalho.
De onde é proveniente a sensação cutânea da parede abdominal?
Ramos cutâneos anterior e lateral dos nervos intercostais 8-12
Os Ramos Cutâneos laterais penetram nos músculos inter costal as na linha axilar média terminando na camada subcutânea.
Quais nervos podem ser Interrompidos em incisões app dominais inferiores resultando em perda consistente da sensibilidade na área da virilha e na parte medial/ventral da coxa?
nervos periféricos com inervação motora e sensorial para a parede abdominal o iliohipogastrico e o ilioinguinal podem ser seccionados durante a abdominoplastia
Em 1988, bozolla e colaboradores publicaram uma classificação incluindo cinco grupos diferentes de deformidades estéticas do abdômen com os procedimentos operatórios correspondentes. Quais são esses grupos?
O grupo 1 - corresponde as mulheres jovens nuliparas Com elasticidade da pele normal e bom tonus muscular mas excesso de tecido gorduroso na camada subi cutânea na área abdominal.
Grupo 2 - As pacientes do grupo dois geralmente tem pelo menos uma gestação, leve flacidez da pele na região inferior do abdômen, diástase do reto e excesso de tecido adiposo, mais frequentemente na parte inferior ao umbigo
Grupo 3 - Esse grupo inclui as pacientes com significativa pele infra umbilical, excesso de tecido adiposo e flacidez da musculatura abdominal, com diástase do reto e dos músculos oblíquos. Além disso, as pacientes, muitas vezes, tem estrias após múltiplas gestações.
Grupos 4 e 5 - As pacientes nesse grupo tem grave excesso de pele e gordura nas regiões superior e inferior ao umbigo, acompanhada por diástase de leve a grave do reto e dos músculos oblíquos.
Grupos 5 - As pacientes do grupo cinco apresentam um umbigo que está abaixo da altura ideal.
Qual o nome do sistema de classificação para as deformidades abdominais que correlaciona as deformidades encontradas no exame físico com o tratamento cirúrgico ?
Classificação de Pittsburgh.
Caso um paciente candidato a abdominoplastia apresente cicatrizes horizontais na região superior do abdômen qual opção técnica cirúrgica ?
As cicatrizes horizontais na região superior do abdômen limitaram a escolha do procedimento, talvez deixando a abdominoplastia reversa com uma única opção viável.
Verdadeiro ou falso?
“Os pacientes são obrigados a estabilizar o peso por pelo menos 12 meses antes da cirurgia”
Verdadeiro. Os pacientes são obrigados a estabilizar o peso por pelo menos 12 meses antes da cirurgia; qualquer perda de peso desejado deve ser implementada antes da cirurgia. Os pacientes são fortemente aconselhados a parar de fumar seis semanas antes da cirurgia e, no mínimo, pelo menos 2 semanas antes e por pelo menos 2 semanas no período pós-operatório.
Quais são os pacientes candidato usar mini abdominoplastia?
É indicado em pacientes com uma leve a moderada flacidez de pele e excesso de tecido na região inferior infra umbilical do abdômen. Juntamente com uma distância suficiente entre a sínfise e o umbigo.
“O paciente mais adequado para uma Mini abdominoplastia tirar um problema moderado, restrito a região inferior do abdômen” Neligan
Verdadeiro ou falso. Com relação a anatomia vascular a minha app dome no plaster ia é um procedimento seguro por que somente a zona 3 de huger é comprometida?
Apensas a zona 2 é comprometida
Qual distância deve ser estritamente respeitada para evitar uma aparência inestética entre a linha de ressecção superior e o umbigo?
9 cm, caso essa distância for menor uma cicatriz em T invertido com a transposição umbilical deve ser preferida.
Quais são as indicações para abdominoplastia flor de lis ?
Essa técnica adequada para pacientes que sofrem de um excesso de tecido na parte inferior e particularmente na parte superior do abdômen muitas vezes após uma perda de peso grande. Uma indicação excelente ao paciente que apresenta uma cicatriz pré existente na linha média Abdominal
Verdadeiro ou falso? Na abdominoplastia flor de Lis a incisão da linha média na maioria das vezes cicatriza sem a formação de cicatriz excessiva
Verdadeiro . Adicionalmente uma significativa melhora é alcançada para as pregas das costas e dos flancos devido a um recrutamento extremo da pele lateral.
Qual a complicação mais comum da abdominoplastia?
Seroma, geralmente tratado com punções seriadas
Complicações comuns da abdominoplastia?
Dor ou ulceração pós operatória, dormência do retalho abdominal, contusão fadiga em geral e desconforto devido ao aumento da tensão abdominal
As complicações locais incluem: hematoma, seroma infecção da lesão necrose adiposa, deiscência da lesão, parestesias e dormência persistente
Seroma é o mais comum
Quais as contraindicações da abdominoplastia?
Cicatrizes no quadrante direito, esquerdo ou de lateral superior; condições de comodidade mais grave exemplo doença cardíaca, diabetes, obesidade mórbida, tabagismo; eventuais planos futuros para gravidez; um histórico de doença tromboembolismo e obesidade mórbida IMC maior que 40
Qual objetivo da preservação da fascia de Scarpa durante a abdominoplastia?
A menor sangramento devido a preservação dos vasos perfurantes inferiores; ao suporte homogêneo para o retalho superior, que se torna mais fino na sua descida; resultam cicatrizes lateralmente menores e a plicatura do músculo reto produz uma retração centrípeta reduzindo a cicatriz cirúrgica sinal em 30% dos casos em relação a incisão inicial também oferece melhor aderência entre o retalhe as camadas profundas.