Cap 03 - Previdenciário Esquematizado - Direito à Saúde Flashcards

1
Q

CF

Art. 196. A saúde é direito de todos e _____do Estado, garantido mediante ______….____ e _________que visem à redução do ___________ e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

A

dever

políticas sociais

econômicas

risco doença

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O Artigo 196 da CF faz referência ao qual princípio da Seguridade Social?

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

A

O dispositivo atende ao princípio da universalidade, seja da cobertura, seja do atendimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual é o conceito do Princípio da Universalidade da cobertura?

A

Princípio da universalidade da cobertura, porque se dirige a todas as etapas: promoção, proteção e recuperação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

É correto afirmar que a falta ou deficiência do serviço de assistência à saúde, caso acarrete dano para o usuário, poderá dar origem à responsabilidade objetiva do Estado e, ao dever de indenizar?

A

Correto.

O serviço de assistência à saúde é serviço público, dever do Estado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O art. 198 da CF dispõe que as ações e serviços de saúde integram uma rede _________e ___________e constituem um sistema único.

A

regionalizada

hierarquizada

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O art. 199 da CF autoriza que a iniciativa privada atue no setor de Saúde de forma ___________.

A

complementar.

Isso porque o serviço tem que ser prestado diretamente pelo Estado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

os serviços privados de saúde podem participar do SUS?

A

Sim.

os serviços privados de saúde podem participar do SUS, em caráter complementar. Essa participação será viabilizada por contrato ou convênio, que devem ser precedidos de licitação, na forma do art. 24 e parágrafo único da Lei n. 8.080/90.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Em processos licitatórios na área de saúde, é possível afirmar que haverá estabelecimento de preferências e tratamento diferenciado para os candidatos do processo?

A

Sim.

As entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos deverão ter preferência no processo licitatório para a participação complementar de particulares (art. 26).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Quais são as consequências para as empresas e seus dirigentes, que em razão de processo licitatório, passam a prestar serviço complementar na área de Saúde?

A

Trata-se de serviço público e a participação da iniciativa privada tem natureza de serviço público por delegação, razão pela qual as empresas e seus dirigentes estão sujeitos à Lei n. 8.429/92 (improbidade administrativa), que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Para fins penais, os médicos e administradores de hospitais particulares participantes do SUS são considerados funcionários _________ por ___________.

A

públicos por equiparação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que é a TSS? qual é a sua Finalidade? Quem é o Sujeito Passivo?

A

O art. 18 da Lei n. 9.961/2000 instituiu a Taxa de Saúde Suplementar (TSS). A taxa é devida a partir de 1º.01.2000, e tem como fato gerador o exercício, pela ANS, do poder de polícia que lhe é legalmente atribuído. São sujeitos passivos da exação (art. 19): as pessoas jurídicas, condomínios ou consórcios constituídos sob a modalidade de sociedade civil ou comercial, cooperativa ou entidade de autogestão, que operem produto, serviço ou contrato com a finalidade de garantir a assistência à saúde visando a assistência médica, hospitalar ou odontológica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O Sus tem o dever de executar assistência farmaceutica?

A

Sim.

O SUS deve executar ações de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica (art. 6º, I, d).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Na concretização dos direitos sociais, o que prevê a Teoria da Reserva do Possível?

A

Os direitos sociais previstos na Constituição tem feição meramente programática, tirando-lhes a natureza de direitos subjetivos, com o que ao Estado caberia, não podendo atender a todas as demandas, estipular as prioridades a serem atendidas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

É possível afirmar que o direito à saúde tem sido interpretado como garantia constitucional que não sofre limitações de qualquer natureza?

A

Sim. Correto.

Nesse sentido, o Judiciário tem deferido o pedido, inclusive de medicamentos que não constam da lista do Ministério da Saúde devem ser fornecidos ao paciente que não tenha condições de adquiri-los

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Dentro do tema da assistência médica e distribuição gratuita de medicamentos, quem são os indivíduos que possuem direitos subjetivos albergados pelo Estado?

A

Pacientes economicamente hipossuficientes possuem direito subjetivo a prestação de assistência médica, com supedâneo nos artigos 6º e 196, da Constituição da República de 1988.

Pacientes portadores de doenças de grau elevado de complexidade possuem direito de obterem gratuitamente remédios e tratamento médico.

portadores do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e doentes de AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). A prestação é financiada com recursos do orçamento da seguridade social da União, dos Estados e dos Municípios (art. 2º).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quem são os legitimados passivos para as ações judiciais em que se pede o fornecimento gratuito de medicamentos?

A

A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são legitimados passivos, de forma solidária, para as ações judiciais.

17
Q

É correto afirmar que o Direito à saúde é Subjetivo?

A

Sim.

Esse é o entendimento da Jurisprudência:

Precedentes do STJ — Superior Tribunal de Justiça que conduzem à conclusão de que o direito à saúde é subjetivo, desprovido de limites. 6. Conclusão de que o direito à saúde ostenta a qualificação de direito metaindividual, cujo conteúdo, além de ser social, é econômico. 7. Necessidade inarredável de cooperação entre as várias esferas de governo

18
Q

Ações judiciais em que se pede o fornecimento gratuito de medicamentos pode ser proposta contra qualquer ente da federação, na sendo necessário a observância de qualquer requisito ou hierarquia?

A

Correto.

Porque como se trata de responsabilidade solidária, a ação pode ser proposta contra qualquer deles.

Quanto a hieraraquia, observar entendimento adotado pela Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais:

Necessidade inarredável de cooperação entre as várias esferas de governo. 8. Responsabilidade prioritária dos Municípios, prevista na lei do SUS — Sistema Único de Saúde que não exclui o dever inerente à União Federal. Tampouco faz com que haja dever municipal de custear isoladamente o medicamento.

Discussão referente à partilha de competências no âmbito da saúde — deve se limitar aos entes federados. Assunto não pode se estender aos destinatários da norma, isto é, aos cidadãos cuja saúde pretende o Estado e o ordenamento jurídico verem protegidos. 10. Direito que não pode ser objeto de omissão, sob o argumento de incompetência do ente estatal.

19
Q

Há direito subjetivo do indivíduo de ter tratamento médico fora do território nacional custeado pelo Estado com fundamento no direito à saúde?

A

A nosso ver, invocando os princípios da universalidade e do atendimento e da seletividade e da distributividade, não existe direito subjetivo de assistência à saúde mediante o custeio, por parte do Poder Público, de tratamento médico no exterior sem expressa previsão legal.

O art. 19-M, II, incluído na LOS pela Lei n. 12.401/2011, restringe ao território nacional a oferta de procedimentos terapêuticos.

O Ministério da Saúde editou a Portaria n. 763/94, que vedou o financiamento pelo SUS de tratamento médico no exterior. Referida Portaria foi considerada legítima pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (MS 8895/DF, 1ª Seção, Rel. Min. Eliana Calmon, DJ 07.06.2004, p. 151).[8]

20
Q

Quais são os casos em que se estende legalmente o direito subjetivo à cirurgia plástica reconstrutiva?

A

As mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial de mama, decorrente de técnica de tratamento de câncer.

A jurisprudência, entretanto, tem estendido o mesmo direito à cirurgia plástica reparadora quando decorrente de cirurgia bariátrica.

21
Q

A doação de sangue pode ser remunerada? Qual é a previsão legal?

A

Não. Não pode.

Isso porque Os princípios e as diretrizes da Política Nacional de Sangue foram fixados pelo art. 14 da Lei n. 10.205/2001: universalização do atendimento à população; doação de sangue exclusivamente voluntária, não remunerada, que deve ser estimulada como ato relevante de solidariedade humana e compromisso social; proibição de comercialização da coleta.

22
Q

Cada esfera de governo tem duas instâncias colegiadas, que propiciam a participação da comunidade na gestão do SUS (Lei n. 8.142, de 28.12.1990), quais são Elas?

A

A Conferência de Saúde, que se reúne a cada 4 anos, tem a representação de vários segmentos sociais. Reúne-se para avaliar a situação de saúde e propor diretrizes de políticas públicas (art. 1º, § 1º).

O Conselho de Saúde tem caráter permanente e deliberativo. É órgão colegiado, composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.

23
Q

Qual é o conceito de Plano Privado de Assistência à Saúde?

A

prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço pré ou pós-estabelecido, por prazo indeterminado, com a finalidade de garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde.

24
Q

Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor aos contratos de Plano de Saúde.

A

Correto.

o STJ editou a Súmula 469: Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor aos contratos de plano de saúde.

25
Q

As operadoras de plano de saúde podem impedir que pessoas venham aderir o plano por questões de idade ou condição de saúde?

A

Não.

As operadoras de planos privados de assistência à saúde não podem discriminar e impedir o consumidor de participar dos planos em razão da idade ou de sua condição de pessoa com deficiência (art. 14).

26
Q

O plano de Saúde, em seu contrato, pode delimitar o tempo de cobertura de internação?

A

Não.

Questão importante levou o Superior Tribunal de Justiça a editar a Súmula 302: “É abusiva a cláusula contratual de plano de saúde que limita no tempo a internação hospitalar do segurado”.
As sociedades seguradoras podem operar no ramo dos

27
Q

Em se tratando de plano de saúde previsto em regime de livre escolha de médicos e hospitais e de reembolso das despesas médico-hospitalares, a seguradora não é responsável pela deficiência de atuação de médico ou de hospital.

A

Correto.

28
Q

Por ser considerada objetiva, a responsabilidade do hospital persiste, mesmo quando o insucesso de uma cirurgia não tenha sido decorrente de defeito no serviço por ele prestado.

A

Errado.

Não se trata de responsabilidade objetiva.

29
Q

O Ministério Público dispõe de legitimidade ativa ‘ad causam’ para ajuizar ______________, quando promovida com o objetivo de impedir que se consume lesão ao _____________ resultante de contratação direta de serviço hospitalar privado, celebrada sem a necessária observância de procedimento licitatório.

A

ação civil pública

patrimônio público

30
Q

Apenas os Servidores públicos são sujeitos ativos dos atos de improbidade Administrativa.

A

Errado.

São sujeitos ativos dos atos de improbidade administrativa, não só os servidores públicos, mas todos aqueles que estejam abrangidos no conceito de agente público, insculpido no art. 2º da Lei n. 8.429/92

31
Q

A seguradora de Planos de Saúde pode prever em seu contrato a não cobertura de próteses?

A

O entendimento jurisprudencial é o seguinte:

Ainda que se admita a possibilidade do contrato de plano de saúde conter cláusulas que limitem direitos do consumidor, desde que estas estejam redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fácil compreensão, nos termos do § 4º do artigo 54 do CDC, mostra-se abusiva a cláusula restritiva de direito que prevê o não custeio de prótese, imprescindível para o êxito do procedimento cirúrgico coberto pelo plano, sendo indiferente, para tanto, se referido material é ou não importado