Cabeça e Pescoço Flashcards
Quais são as características mais importantes para avaliarmos se há adenomegalia? Comente.
Temperatura: aumento da temperatura fala a favor de processos reacionais/inflamatórios; temperatura normal/reduzida fala a favor de outras coisas.
Aderência a planos profundos: presença de aderência a planos profundos fala a favor de neoplasias; ausência de aderência fala a favor de processos reacionais/inflamatórios.
Sensibilidade: presença de dor a palpação fala a favor de processos reacionais/inflamatórios; ausência de sensibilidade fala a favor de neoplasias.
Consistência: consistência elástica fala a favor de processos reacionais/inflamatórios; consistência pétrea fala a favor de neoplasias.
Cite as massas cervicais que podemos achar ao exame físico.
Cisto da fenda branquial.
Cisto do ducto tireoglosso.
Cisto dermoide.
Higroma cístico.
Comente sobre o cisto da fenda branquial.
É um cisto que tem como origem o sequestro dos restos de ectoderma durante a fusão dos arcos branquiais, sendo localizado abaixo do ângulo da mandíbula e apresenta mobilidade conforme a língua se move. Tem consistência elástica e superfície lisa.
Comente sobre o cisto do ducto tireoglosso.
É um cisto que tem como origem a persistência do ducto tireoglosso que se forma na gênese da tireoide, sendo localizado na linha média, na região anterior do pescoço, em qualquer ponto que vai da tireoide até a base da língua. Ele se move conforme é feita protrusão da língua e tem consistência firme.
Comente sobre o cisto dermoide.
É um cisto que tem como origem o sequestro de restos de ectoderma durante a fusão dos primeiros e segundos arcos branquiais, sendo localizado na linha média, em região submentoniana, sendo que pode se aprofundar até o assoalho da boca. Não se move e possui aspecto flutuante.
Comente sobre o higroma cístico.
É um cisto que tem como origem a malformação de vasos linfáticos, sendo localizado posterolateralmente no pescoço. É imóvel e tem consistência mole.
Para que serve a Manobra de Pemberton?
É uma manobra utilizada no exame de tireoide que serve, especificamente, para investigar se há bócio mergulhante no mediastino superior.
O paciente levanta os braços acima da cabeça e assim permanece. O que acontece é que a sua face começa a ficar ruborizada pela congestão venosa na face, uma vez que o bócio dificulta a drenagem pelas veias jugulares.
Em que situação a tireoide pode ter consistência diminuída, sensibilidade aumentada e temperatura elevada?
Tireoidite subaguda ou aguda, já que é um processo inflamatório.
Quando a tireoide pode ter consistência pétrea? E aumentada?
Pétrea, no caso de neoplasias. Aumentada, no caso de Hashimoto.
O que avaliamos na inspeção facial?
A simetria e a mímica facial para investigar se há uma paralisia, que pode ser central ou periférica.
Diferencie paralisia facial central de paralisia facial periférica.
Na paralisia facial central, temos assimetria somente na boca, sendo contralateral à lesão.
Na paralisia facial periférica, temos assimetria na hemiface ipsilateral à lesão. Além disso, temos também o Sinal de Bell, que é quando o globo ocular se eleva quando o paciente tenta fechar as pálpebras.
Qual achado clínico podemos ter ao observamos as sobrancelhas de um paciente? O que isso significa?
Madarose. É um indicativo de hipotireoidismo, ou de hanseníase, ou de sífilis ou de esclerodermia.
Cite um achado clínico de sarampo na cavidade oral.
Manchas de Koplik.
O que é o pescoço de Stokes?
É o pescoço que apresenta edema por conta da estase venosa gerada pela compressão da VCS, causando ingurgitamento das veias jugulares externas.
A presença de sopro na ausculta da tireoide indica o quê?
Hipertireoidismo por Doença de Graves.