Aula 5 - Farmacologia do SNAP Flashcards
Colinérgicos e anticolinérgicos
A acetilcolina (ACh) é um mediador parassimpático e neurotransmissor neurocuscular das sinapses do SNA.
Descreva o processo de síntese, armazenamento e secreção de ACh nas fendas sinápticas
No neurônio pré-sináptico da fibra colinérgica, a ACh é sintetizada a partir da enzima CAT (colina acetiltransferase), que transfere o grupo acetil da AcetilCoA para a colina.
A colina provém da degradação de ACh na fenda sináptica pela acetilcolinesterase, que degrada o neurotransmissor em acetil e colina. Este adentra o neurônio pré por transportadores de colina e é reaproveitado para síntese de mais ACh pelas enzimas CAT.
Qual o princípio ativo do fármaco vesamicol?
Ele diminui a ação da ACH, pois impede seu armazenamento e vesículas secretoras no neurônio pré-sináptico. Isso ocorre pelo bloqueio dos transportadores de ACh nas vesículas vazias.
Quais são as ações muscarínicas da ACh?
Correspondem às ações da ACh quando ligada a receptores muscarínicos nas terminações nervosas parassimpáticas (bradicardia, peristaltismo, miose, etc), mas com duas excessões importantes:
- vasodilatação generalizada: embora a maioria dos vasos sanguíneos não tenham receptores parassimpáticos, esse efeito da ACh é indireto, pois ele estimula o endotélio a secretar NO (óxido nítrico), que é vasodilatador.
- secreção de glândulas sudoríparas, que são inervadas por fibras do SNAS
Quais são as ações nicotínicas da ACh?
Correspondem às ações da ACh sobre os gânglios do SNAS e SNAP (entre os neurônios pré e pós ganglionares), sobre a placa motora do músculo voluntário (SNAS = somático) e sobre as células secretoras da medula da suprarrenal (secreção de epinefrina).
Quando administramos ACh após injetarmos atropina (antagonista muscarínico) em alguém,