Aula 2 Flashcards
A gama de comprimentos de onda tipicamente usada por métodos óticos inclui infravermelhos, luz visível e UV. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Quais são duas modalidades de imagem ainda em fase experimental?
A tomografia por impedância elétrica e a imagiologia fotoacústica.
Quais são as técnicas absorvidas e usadas clinicamente?
A imagiologia por infravermelhos, a imagiologia por fluorescência, a tomografia por coerência ótica e a elastografia.
A elastografia e a tomografia por impedância elétrica são modalidades de imagem baseadas em imagiologia ótica. Verdadeiro ou Falso?
Falso
As imagens de infravermelhos são produzidas através da captação de ____________ ___________ emitida pelos objectos/pacientes.
radiação térmica
Uma câmara de imagem térmica é composta por uma ___________, por um _____ ___________ e por um processador de sinal.
lente; IR sensor
Ordena os seguintes acontecimentos relacionados com a Imagiologia de Infravermelhos (IR).
A) Este sensor capta as mais pequenas variações de temperatura.
B) Concentra as ondas de infravermelhos no detector/sensor através de uma lente.
C) O módulo de processamento de sinais extrai os sinais electrónicos do detetor e apresenta-os como uma matriz de valores ou mapeando esses valores para uma imagem de mapa de bits colorida.
D) O sensor de calor tem elementos sensíveis aos IV, muito pequenos, organizados numa matriz (microbalómetros ou fotodetectores). O número destes elementos na matriz influencia a resolução das imagens IR.
B - D - A - C
Os novos detetores não arrefecidos em Imagiologia de IR são mais ___________, mais baratos, menos _____________, requerem menos manutenção e são mais fáceis de utilizar.
sensíveis; complexos
Os detetores de Imagiologia de IR eram arrefecidos até temperaturas ___________ (entre os 77 K e os 150 K) para os átomos internos do sensor ficarem com pouca energia _____________ (emitindo muito menos radiação IR). Isto tornava o sensor mais ____________ à deteção de sinais infravermelhos externos, porque o ruído térmico era minimizado.
criogénicas; térmica; sensível
O primeiro equipamento de Imagiologia de Infravermelhos foi comercializado em 1980, mas só foi amplamente disseminado em __________ (depois dos uncooled detectors). A gama de preços vai dos $10.000 aos $100.000. Esta técnica de imagiologia não invasiva capta o mapa ______________ da pele, mostrando as variações de _______________. Uma vez que a temperatura da pele reflecte o fluxo sanguíneo subjacente, a termografia por IV pode ajudar a detetar padrões térmicos anormais associados a várias patologias.
1994; térmico; temperatura
A imagiologia de IV não usa radiação ionizante, é uma técnica _______, barata, com uma resolução espacial _________, baixo contraste em tecidos moles. Fornece-nos uma imagem ______________ e é baseada na emissão de radiação IV do corpo.
2D; média; funcional
A imagiologia de infravermelhos não seria útil como ferramenta complementar para a deteção precoce do cancro da mama. Verdadeiro ou Falso?
Falso.
Como indicador de risco: Um termograma anormal persistente significa um risco 22 vezes maior da mulher vir a desenvolver a doença.
Em pacientes de alto-risco: Um termograma anormal persistente é 10 vezes mais significativo do que uma história familiar de primeira ordem da doença.
A imagiologia de IV para rastreio do cancro da mama fornece imagens captadas numa única posição. Verdadeiro ou Falso?
Falso
A imagiologia de IV para rastreio do cancro da mama pode dar aso a falsos positivos associados a alterações hormonais próprias do ciclo menstrual da mulher. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro. No entanto, a nível hormonal, uma exposição ao estrogénio ao longo da vida é um fator importante para o desenvolvimento de cancro da mama.
Nos doentes diabéticos (tipo II), pode haver uma distribuição anormal da temperatura devido ao aumento da circulação sanguínea. Verdadeiro ou Falso?
Falso
Neuropatia periférica: Em pessoas com diabetes, os altos níveis de glicose no sangue podem danificar os nervos _______________, resultando em perda de ____________________ e problemas circulatórios.
Pé diabético: Complicação comum do diabetes tipo II, caracterizada por alterações nos pés que podem levar a problemas graves, como _____________, infecções e até ______________.
periféricos; sensibilidade; úlceras; amputação
Enumere aplicações clínicas menos comuns da imagiologia por infravermelhos.
- Oftalmologia: diagnóstico de conjuntivite e da degenerescência macular relacionada com a idade.
- Cardiologia: patologias relacionadas com problemas vasculares (patologia arterial periférica).
- Reumatologia: artrite reumatóide (doença inflamatória crónica autoimune, que causa o aumento de fluxo sanguíneo e da inflamação).
- Ortopedia: artoplastia total da articulação.
O gânglio sentinela é o primeiro gânglio linfático de uma área ganglionar que recebe a drenagem de um ________ ___________. As células tumorais espalham-se normalmente para este gânglio antes de atingirem outras partes do sistema linfático.
tumor primário
Porque é que a deteção do gânglio sentinela é relevante?
É fundamental para o estadiamento de cancros, como o cancro da mama e o melanoma.
O estado do gânglio sentinela prediz o envolvimento ________________ dos restantes gânglios linfáticos da área, tornando-o crítico para determinar o ______________ e as terapias adjuvantes.
metastático; prognóstico
Qual é a técnica gold standard para deteção e remoção do gânglio sentinela e do tumor?
Injeta-se uma substância radioativa, como o 99m-Tc, no dia anterior e, durante a operação, é injetado na área ao redor do tumor o corante azul de metileno. Este percorre os mesmos canais linfáticos que a substância radioativa, mas é visível a olho nu. A substância radioativa permite a deteção com uma sonda gama, enquanto o corante visual ajuda o cirurgião a localizar e confirmar visualmente o gânglio sentinela durante a
cirurgia.
Quais são as 4 principais limitações da imagiologia com 99mTc e azul de metileno?
- Exposição a radiação ionizante.
- Requer equipamento dispendioso e infraestruturas especiais, o que o torna menos acessível em algumas regiões.
- Limitações logísticas, como um tempo de meia vida curto e uma produção limitada.
- É invasivo e pode causar complicações.
A imagem por fluorescência começou a ser usada na cirurgia do ________ ___ _________ como uma alternativa ao corante e à substância radioativa para a detecção do gânglio _____________ por volta da década de 2010.
cancro da mama; sentinela
Quais são as vantagens da imagiologia por fluorescência?
- Usa radiação não ionizante, reduzindo a exposição à radiação.
- As imagens têm boa resolução em tempo real.
- Representa uma alternativa mais segura e potencialmente mais eficiente.
A imagiologia por fluorescência utiliza também um agente de contraste fluorescente (ex: _____________ _________) que absorve e emite luz em comprimentos de onda específicos no espetro _______________ ____________ (NIR), que penetra mais ________________ nos tecidos.
indocianina verde; infravermelho próximo; profundamente
Em imagiologia por fluorescência, são usadas câmaras especializadas concebidas para captar a fluorescência, com filtros que bloqueiam a luz ambiente e permitem a passagem apenas da luz fluorescente emitida pelo corante. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Qual é o preço médio das câmaras de imagiologia de fluorescência?
$300.000
A OCT gera esta forma de luz que ilumina o olho e depois mede o tempo que a luz demora a refletir nas diferentes partes do olho. É como utilizar um _____ para determinar a distância a que algo se encontra, mas com ______ em vez de som.
eco; luz
Ordene os seguintes acontecimentos que ocorrem durante uma OCT.
A) A luz que volta de cada ramo é combinada e ocorre interferência apenas se os caminhos que a luz percorre forem iguais em comprimento, ou seja, se o tempo que a luz leva para voltar for praticamente o mesmo em ambos os caminhos.
B) Para gerar uma imagem em secção transversal, o feixe que vai para a amostra é movido lateralmente através dela.
C) A luz gerada é dividida em dois feixes: um vai para a amostra (por exemplo, o olho) e o outro vai para um espelho.
D) Para cada ponto da amostra, o espelho move-se para captar informações de profundidade e o detector mede a intensidade da luz, indicando a quantidade de luz refletida por cada camada. Isso cria um perfil de profundidade da amostra.
C - A - D - B