Aula 13- circulação sistémica arterial Flashcards
Cerca de 84% do volume corporal estão contidos na circulação sistémica e apenas 16% no coração e nos pulmões. Dentro dos 84%, 64% está nas veias, 13% nas artérias e 7% nos capilares e arteríolas?
Verdade
Circulação sistémica promove o fluxo sanguíneo para todos os tecidos exceto …
Para os pulmões
Quem?
…. transportar sangue sob alta pressão para os tecidos e por isso é que têm paredes fortes; nelas o sangue flui em alta velocidade.
Artérias
Quem?
vasos mais pequenos, pois são ramos finais do sistema arterial e agem essencialmente como vasos de controlo, ou seja, controlam a quantidade de sangue que chega aos vasos capilares; possuem uma forte parede muscular e são capazes de contrair completamente ou de relaxar numa grande magnitude; ao relaxarem serão capazes de alterar o débito de sangue que passa nestes vasos; o balanço entre a constrição e a dilatação vai ser mediada pelas próprias necessidades dos tecidos.
Arteríolas
Quem?
têm como função a troca de líquidos, nutrientes, hormonas entre o sangue e liquido intersticial; paredes são finais e têm numerosos poros capilares, permeáveis à água e a outras pequenas substâncias moleculares.
Capilares
Quem?
coletam o sangue dos capilares e de forma gradual vão coalescer, formando veias progressivamente maiores
Vénulas
Quem?
funcionam como condutos para o transporte de sangue de volta ao coração e atuam como um importante reservatório de sangue; como a pressão do sistema venoso é muito baixa, as paredes das veias são muitos finas
Veias
Fatores que influenciam a circulação
Do lado arterial-…
Do lado venoso-….
Lado arterial- ação premente do coração/força de ejeção/ débito cardíaco
- capacidade com que os vasos conseguem receber o sangue, que depende da elasticidade dos mesmos
Do lado venoso
- ação premente do coração
- ação aspirante do coração (gradiente de** pressões**) - movimentos respiratórios
- contração muscular
- válvulas
Elasticidade
Artérias
Gradiente de pressões
Veias
Lei de pressão
Pressão depende de quê?
A pressão que o sangue exerce na parede dos vasos depende do débito cardíacoe da resistência que se opõe à sua circulação
ex: capilares
Fórmula débito cardíaco
DC= FC x VS
Fórmula pressão arterial
DC x RAP, ou seja, FC x VS x RAP
Lei da velocidade
Velocidade do sangue diminui à medida que se afasta do coração, chega a um mínimo nos capilares e aumenta progressivamente nas veias
Lei do débito
Para qualquer secção transversal completa do sistema circulatório, passam iguais quantidades de sangue em intervalos de tempo iguais.
Assim, se pela raiz da aorta passam 5 L de sangue por minuto, igual quantidade estará passando nesse período de tempo no tronco da pulmonar, no conjunto dos capilares aórticos e no conjunto dos capilares pulmonares.
Quando os tecidos estão ativos, necessitam de uma maior qtdade de nutrientes.
No entanto, o coração não consegue aumentar assim o débito, quem o faz?
Microvasos
… é a soma de todos os fluxos locais
Débito cardíaco