aula 13 Flashcards
Descreva o desenvolvimento embrionário da hipófise
A hipófise é constituída pela adenohipófise e neurohipófise, e se encontra na sella turcica do osso esfenóide.
A adenohipófise tem uma porção distal mais desenvolvida, uma porção intermédia em contacto com a neurohipófise, e uma porção tuberal.
A neurohipófise é constituída pelo lóbulo nervoso e pelo infundibulo em contacto com o hipotálamo. O ventriculo III tem um recesso para o infundibulo, o recesso infundibular, e entre a porção intermédia e distal da adenohipófise encontra-se a cavidade hipofisária.
A adenohipófise produz hormonas sob o controlo dos núcleos hipotalámicos dorsomedial, ventromedial e infundibular, e a neurohipófise armazena e excreta (mas não sintetiza) ADH e oxitocina produzidas pelos neurónios dos núcleos hipotalámicos paraventricular e supraótico.
A adenohipófise envolve completamente a neurohipófise nos cães e equinos, e a porção caudal da neurohipófise não é envolvida por adenohipófise em bovinos e suínos.
O recesso infundibular é muito desenvolvido em suínos e pouco nos bovinos.
A cavidade hipofisária não existe em equinos e tem uma forma de meia-lua nos cães.
Descreva a glândula adrenal e os paragânglios
A glândula adrenal tem uma localização toracolombar adjacente aos rins, a sua forma é moldada pelos vasos na região, principalmente a aorta abdominal e a veia cava caudal, por isso a sua morfologia é diferente do lado direito e esquerdo.
A glândula adrenal é endócrina e tem um córtex de origem mesodérmica, que é responsável pela produção de mineralocorticóides, glicocorticóides e esteróides sexuais, e uma medula de origem na crista neural responsável pela produção de catecolaminas como noradrenalina e adrenalina. A glândula adrenal é irrigada pelas artérias adrenais cranial média e caudal, ramos da aorta abdominal, e é drenada pela veia central que desemboca na veia cava caudal.
Um animal com hipertrofia na glândula adrenal, devido à maior quandidade de cortisol libertado, é mais propício ao stress.
Os paragânglios incluem a medula da glândula adrenal, são glândulas endócrinas com origem na crista neural que produzem catecolaminas. Também incluem os gânglios aórticos abdominais, o gânglio intercarotídeo relacionado com o corpo carotídeo e o gânglio supracarotídeo relacionado com o corpo aórtico.