aula 12 Flashcards
Descreva os núcleos do tálamo
Os núcleos do tálamo são relacionados com vias sensitivas e são classificados em: núcleos talámicos rostrais, laterais, dorsomedial, intralaminar, reticulado, paraventricular, geniculado medial e geniculado lateral.
Os núcleos talámicos rostrais, intralaminar, reticulado e paraventricular são de situação mais rostral, enquanto os núcleos talámicos dorsomedial, e geniculados são mais caudais. Existem núcleo talámicos laterais tanto rostralmente quanto caudalmente.
O núcleo geniculado medial relaciona-se com o colículo caudal e participa em vias auditivas enquanto o núcleo geniculado lateral se relaciona com o colículo rostral e participa em vias visuais, tendo uma porção dorsal onde se encontra fibras da raíz lateral do trato ótico e uma porção ventral.
Funcionalmente os núcleos do tálamo podem ser classificados como núcleos de ligação, que se ligam diretamente ao córtex cerebral, núcleos de associação, em que as fibras primeiramente passam por outros núcleos talámicos antes de serem projetadas para o cérebro, e núcleos de ativação e associação difusa do tipo reticular, em que os estimulos são transmitidos para o córtex cerebral de uma maneira mais complexa e indireta involvendo a formação reticular
Descreva detalhadamente o tálamoencéfalo
O tálamoencéfalo é uma das constituíntes do paleoencéfalo, sendo derivado do diencéfalo e constituído pelo tálamo, epitálamo e subtálamo.
O tálamo é o centro sensitivo do paleoencéfalo, a maioria das vias sensitivas passa pelo tálamo (exceto as vias vestibulares e olfativas). Externamente é constituído por um lóbulo rostral e pelo pulvinar. O tálamo tem núcleos rostrais, laterais, intralaminares, um núcleo paraventricular, dorsomedial, reticulado, e os núcleos geniculados lateral e medial. O tálamo é separado do núcleo caudado pelo sulco tálamocaudado, e forma uma adesão intertalámica que liga os tálamos dos dois lados separando o ventriculo III numa porção dorsal e ventral.
O metatálamo é constituído pelo corpo geniculado lateral, que se relaciona com o colículo rostral na participação de vias visuais, o seu núcleo tem uma porção dorsal onde se encontram fibras da raíz lateral do trato ótico e uma porção ventral; e pelo corpo geniculado medial que se relaciona com o colículo caudal e participa em vias auditivas.
O epitálamo é constituído pela epifise, que é um órgão glandular endócrino ímpar com principal função a produção de melatonina para regulação do ciclo circadiano e circanual, tem uma base e um corpo; e pela habénula, que tem núcleos relacionados com o sistema límbico e uma comissura (comissura habenular) que permite a comunicação entre os dois lados da habénula.
Descreva o subtálamo
O subtálamo é um dos constituíntes do paleoencéfalo, derivado do diencéfalo. A sua função é sobretudo límbica e é constituído pelos núcleos do subtálamo, relacionados com as vias extrapiramidais, núcleos endopedunculares e pela zona incerta
Descreva detalhadamente o hipotálamo
O hipotálamo é uma das estruturas do paleoencéfalo, derivado do diencéfalo e externamente constituído pelo túber cinéreo e pelo corpo mamilar.
O hipotálamo tem núcleos com funções vegetativas e excretoras divididos em 3 áreas.
A área hipotalámica rostral é responsável pela dissipação de calor e é constituída pelos núcleos hipotalámicos supraótico, supraquiasmático, pré-ótico e paraventricular, sendo que os núcleos hipotalámicos supraótico e paraventricular também têm como função a síntese e excreção de hormonas oxitocina e ADH para a neurohipófise.
A área hipotalámica intermédia é constituída pelos núcleos hipotalámicos dorsomedial, ventromedial e infundibular, com função de síntese e excreção de fatores estimuladores e inibidores da síntese de hormonas pelas células da adenohipófise, e também por uma região lateral constituída pelos núcleos laterais do túber e pelo núcleo túbermamilar, tendo como função o aumento do apetite, por isso a área hipotalámica intermédia é considerada o centro da fome.
A área hipotalámica caudal é constituída pelos núcleos mamilares laterais e mediais e tem como função a conservação de calor.
Descreva o corpo estriado e os fasciculos de projeção relacionados em proximidade com o corpo estriado
O corpo estriado é um dos constituíntes do paleoencéfalo e é derivado do telencéfalo. Participa em vias motoras em sinergia com o córtex cerebral (apesar de não ter eferentes para a medula espinhal diretamente), sendo constituído pelo núcleo caudado, núcleo lenticular (constituído pelo pálido e putâmen), pelo claustro, núcleo acumbente e amigdala, sendo estes dois últimos relacionados com o sistema límbico. A cápsula interna é um fascículo de projeção entre o tálamo e o córtex cerebral constituído por substância branca, que passa entre o núcleo caudado e o núcleo lenticular. A cápsula externa passa entre o núcleo lenticular e o claustro e a cápsula extrema passa entre o claustro e o córtex cerebral.
Paleoencéfalo. Descreva os núcleos do hipotálamo indicando as regiões que pertencem
O hipotálamo tem uma região hipotalámica rostral, que é responsável pela dissipação de calor e é constituída pelos núcleos hipotalámicos supraótico, supraquiasmático, pré-ótico e paraventricular. Os núcleos supraótico e paraventricular também têm como função a produção de hormonas oxitocina e ADH.
Tem uma região hipotalámica intermédia, constituída pelos núcleos hipotalámicos ventrolateral, dorsolateral e infundibular com função de secreção de fatores estimuladores e inibidores para as células da adenohipófise, e também é constituída pela área hipotalámica lateral, que contem os núcleos túbermamilar e lateral do túber. Esta porção tem como função o aumento do apetite.
Por último, o hipotálamo também tem uma região hipotalámica caudal, que é constituída pelos núcleos mamilares laterais e mediais e tem como função a conservação de calor.