Aula 04 - Gestão da Mudança Flashcards

1
Q

A resistência à mudança pode ser individual ou organizacional.

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

É preciso desenvolver uma capacidade contínua de adaptação e mudança

A

As mudanças do ambiente externo exigem da organização a capacidade contínua de resposta rápida e eficaz a estas transformações (capacidade de inovar)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

No que consiste a Análise do Campo de Forças?

KURT LEWIN

A

Avalia o impacto de todas as forças que influenciam a mudança. Essas forças podem ser divididas em dois grupos: forças propulsoras (positivas de apoio e suporte) e forças de retenção (negativas de opinião e resistência).

Forças propulsoras são todas as forças que impulsionam e promovem a mudança. Forças de retenção são forças que tornam a mudança mais difícil. Quando estes dois grupos de forças são iguais, as mudanças ficam em um estado estático de equilíbrio, o que significa que nenhum movimento em direção a ou para longe da mudança está ocorrendo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é mudança de primeira ordem?

A

Relaciona-se com processo de melhoria contínua (kaizen para os japoneses), no qual consiste em alterações ou em modificações com características existentes do sistema, tais como eliminar uma camada de gerência ou a administração na hierarquia organizacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é mudança de segunda ordem?

A

É descontínua e radical e ocorre em várias dimensões da organização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O processo de mudança que visa o desenvolvimento organizacional tem 3 etapas.

Quais são elas?

A

Descongelamento

Mudança

Recongelamento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que é uma estrutura orgânica?

A

A estrutura orgânica caracteriza-se por ter um ambiente flexível, o qual permite mudanças, bem como aceita novas ideias, podendo permitir a criatividade e a inovação para obter uma estrutura que melhor satisfaça aos clientes.

As estruturas orgânicas influenciam positivamente no processo de inovação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Um agente de mudança é a pessoa de dentro ou de fora da organização (consultor interno ou externo).

Consultores externos Podem ter mais influência e prestígio do que um elemento interno.

A

Vantagem dos consultores externos: oferecem habilidades especializadas e não ficam absorvidos com atividades cotidianas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Para Chiavenato, o processo de inovação ocorre em quatro etapas. Quais são elas?

A
  1. Criação de ideias
  2. Experimentação inicial
  3. Determinação da viabilidade
  4. Aplicação final
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais dois exemplos de barreiras à inovação?

A

Excesso de formalização

Excesso de centralização

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Os avanços tecnológicos e o aumento da competititvidade entre mercados exigem que as organizações promovam mudanças nos seus processos de produção e de comercialização.

Representa resistência à mudança….

A

Os indivíduos nas organizações se ressentem de maiores informações para acompanhar os avanços tecnológicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O processo de mudança organizacional ocorre de dentro para fora, porque inicia com a alteração de percepção de seus membros.

A

A expressão “de dentro para fora” refere-se ao fato de que para que haja uma verdadeira mudança, mudança requer que se conheça a razão de mudar, exigindo-se conhecer o que se quer mudar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Toda mudança pressupõe algo novo. A resistência à mudança é a manifestação do medo e da incerteza. É também resultado da pressão psicológica exercida sobre os membros da organização.

A

as pessoas encontram dificuldades de quebrar paradigmas, alterarem comportamentos, mudar suas atitudes, pois mudança pressupõe algo novo.

Causando incertezas e afetando-os psicologicamente,

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A mudança estrutural é planejada porque depende da alteração do padrão de relacionamento entre as partes constitutivas da organização: exige nova definição de objetivos ou da forma de atingi-los.

A

Mudança Planejada ou Planeada: quando a organização reformula a sua estratégia, de uma forma claramente pacífica entre as partes envolvidas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Os processos tayloristas eram marcados por uma divisão social e técnica do trabalho com a clara definição de fronteiras entre as ações intelectuais e instrumentais, não considerando o envolvimento das pessoas nos processos de mudanças.

A

Já a teoria contingencialista considera o ambiente uma variável independente. Contam com o apoio e envolvimentos das pessoas e suas relações com os objetivos organizacionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Os hábitos e o medo do desconhecido são importantes fontes de resistência organizacional a processos de mudança nas organizações?

A

NÃO!!

Eles são importantes fontes de reisistência individual.

Resistência Individuais decorrem de: hábitos, segurança, fatores econômicos, medo do desconhecido e processamento de informação seletiva.

Resistências Organizacionais decorrem de: inércia estrutural, foco limitado de mudança, inércia do grupo, ameaça à especialização, ameaça às relações de poder estabelecidas e ameaça à alocação de recursos vigentes

17
Q

Ao iniciar um novo modelo de gestão, muitas organizações se vêem obrigadas a readaptar a sua estrutura; no caso de mudanças tecnológicas, por exemplo, pode exercer uma forte influência sobre os processos organizacionais e também sobre os indivíduos e suas percepções, mudando seus hábitos e condicionando suas decisões.

A

No caso específico e hipotético abordado pelo enunciado, a mudança tecnológica adquirida requer reestruturação organizacional (equipes a serem formadas de cinco a sete membros).

18
Q

Quando a mudança é orgânica?

A

Os problemas organizacionais não podem ser resolvidos por partes, pois há uma inter-relação muito forte entre os diversos processos, áreas e públicos das empresas

Equipar a um organismo vivo, a “empresa biológica”. O sucesso da mudança, portanto, depende da integração entre todos os elementos envolvidos no negócio

19
Q

As empresas devem ter seu valor agregado através do capital humano.

A emergência da organização enxuta e flexível provocou mudanças que representam demandas totalmente novas para os trabalhadores e exigem que eles dominem papéis e qualificações totalmente novos. Verifique o quadro das novas tendências.

A
20
Q

Quais os passos através dos quais a mudança cultural pode ser administrada?

Deal e Kennedy

A

Reconhecer que o consenso dos grupos de pares será questão de maior influência na aceitação e boa vontade para com o processo.

Exprimir e enfatizar a confiança (de mão dupla) em todos os assuntos relacionados com a mudança.

Reconhecer que as pessoas são resistentes à mudança

Pensar na mudança como a construção de habilidades e concentrar no treinamento uma parte importante do processo

Dar tempo para que as pessoas se acostumem e consolidem a mudança.

Encorajar as pessoas a se adaptarem à ideia básica de que a mudança se ajusta no mundo real que as rodeia.

21
Q

Quais as faces das mudanças estratégicas promovidas pelo cubo da mudança de Henry Mintzberg?

A

Estratégia: visão, posições programas e/ou produtos

Organização: cultura, estrutura, sistemas e/ou pessoas

22
Q

A história da mudança mostra que, quando as condições melhoram, as pessoas se mostram insatisfeitas; não se contentam por terem progredido tanto e reclamam sobre o que ainda devem percorrer.

A

Toda mudança implica novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e o substituído por um estado provisório de tensão. É o que afirma a assertiva.

23
Q

O campo de forças no processo de mudança divide-se em Forças Positivas (apoio e suporte) e Forças Negativas (opinião e resistência),

A

Não tem nada de três forças não!

24
Q

Não existe uma “receita” para sanar tal problemática, uma vez que a resistência à mudança é um dos possíveis comportamentos que indivíduos podem adotar como resultante da sua percepção sobre a mudança.

A

Não tem nada de falar que uma é melhor, que outra favorece mais….

25
Q

Os agentes de mudança deverão atuar essencialmente sobre quatro fatores, quais são eles?

A

Estrutura organizacional

Tecnologia

Instalações físicas

Pessoas

26
Q

Uma mudança planejada é orientada para aprimorar a capacidade de adaptar-se ao novo ambiente e mudar o comportamento dos empregados.

A

Um processo de desenvolvimento organizacional, com mudança planejada, envolve uma atuação sobre o comportamento dos trabalhadores e, em sentido mais amplo, sobre a própria cultura da organização, com vistas a estabelecer um processo participativo que assegure maior capacidade de adaptação ao ambiente.

27
Q
A