Aula 04 - Gestão da Mudança Flashcards
A resistência à mudança pode ser individual ou organizacional.
É preciso desenvolver uma capacidade contínua de adaptação e mudança
As mudanças do ambiente externo exigem da organização a capacidade contínua de resposta rápida e eficaz a estas transformações (capacidade de inovar)
No que consiste a Análise do Campo de Forças?
KURT LEWIN
Avalia o impacto de todas as forças que influenciam a mudança. Essas forças podem ser divididas em dois grupos: forças propulsoras (positivas de apoio e suporte) e forças de retenção (negativas de opinião e resistência).
Forças propulsoras são todas as forças que impulsionam e promovem a mudança. Forças de retenção são forças que tornam a mudança mais difícil. Quando estes dois grupos de forças são iguais, as mudanças ficam em um estado estático de equilíbrio, o que significa que nenhum movimento em direção a ou para longe da mudança está ocorrendo.
O que é mudança de primeira ordem?
Relaciona-se com processo de melhoria contínua (kaizen para os japoneses), no qual consiste em alterações ou em modificações com características existentes do sistema, tais como eliminar uma camada de gerência ou a administração na hierarquia organizacional.
O que é mudança de segunda ordem?
É descontínua e radical e ocorre em várias dimensões da organização.
O processo de mudança que visa o desenvolvimento organizacional tem 3 etapas.
Quais são elas?
Descongelamento
Mudança
Recongelamento
O que é uma estrutura orgânica?
A estrutura orgânica caracteriza-se por ter um ambiente flexível, o qual permite mudanças, bem como aceita novas ideias, podendo permitir a criatividade e a inovação para obter uma estrutura que melhor satisfaça aos clientes.
As estruturas orgânicas influenciam positivamente no processo de inovação
Um agente de mudança é a pessoa de dentro ou de fora da organização (consultor interno ou externo).
Consultores externos Podem ter mais influência e prestígio do que um elemento interno.
Vantagem dos consultores externos: oferecem habilidades especializadas e não ficam absorvidos com atividades cotidianas.
Para Chiavenato, o processo de inovação ocorre em quatro etapas. Quais são elas?
- Criação de ideias
- Experimentação inicial
- Determinação da viabilidade
- Aplicação final
Quais dois exemplos de barreiras à inovação?
Excesso de formalização
Excesso de centralização
Os avanços tecnológicos e o aumento da competititvidade entre mercados exigem que as organizações promovam mudanças nos seus processos de produção e de comercialização.
Representa resistência à mudança….
Os indivíduos nas organizações se ressentem de maiores informações para acompanhar os avanços tecnológicos.
O processo de mudança organizacional ocorre de dentro para fora, porque inicia com a alteração de percepção de seus membros.
A expressão “de dentro para fora” refere-se ao fato de que para que haja uma verdadeira mudança, mudança requer que se conheça a razão de mudar, exigindo-se conhecer o que se quer mudar.
Toda mudança pressupõe algo novo. A resistência à mudança é a manifestação do medo e da incerteza. É também resultado da pressão psicológica exercida sobre os membros da organização.
as pessoas encontram dificuldades de quebrar paradigmas, alterarem comportamentos, mudar suas atitudes, pois mudança pressupõe algo novo.
Causando incertezas e afetando-os psicologicamente,
A mudança estrutural é planejada porque depende da alteração do padrão de relacionamento entre as partes constitutivas da organização: exige nova definição de objetivos ou da forma de atingi-los.
Mudança Planejada ou Planeada: quando a organização reformula a sua estratégia, de uma forma claramente pacífica entre as partes envolvidas
Os processos tayloristas eram marcados por uma divisão social e técnica do trabalho com a clara definição de fronteiras entre as ações intelectuais e instrumentais, não considerando o envolvimento das pessoas nos processos de mudanças.
Já a teoria contingencialista considera o ambiente uma variável independente. Contam com o apoio e envolvimentos das pessoas e suas relações com os objetivos organizacionais.