Aula 02 - Contas Flashcards
Conceito de contas ( rúbricas contábeis):
A conta é o meio pelo qual o patrimônio é controlado. O objetivo da conta é registrar os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido (contas patrimoniais) e as receitas e despesas (contas de resultado).
Teoria Personalista:
Segundo a teoria personalística (personalista), as contas representam pessoas, que se relacionam com a entidade em termos de débito e crédito. Por essa teoria, as contas são divididas em três grupos:
a) Contas dos agentes consignatários: os agentes consignatários são as pessoas a quem a entidade confia a guarda dos bens. As contas dos agentes consignatários representam os bens no ativo e são de natureza devedora, porque representam o débito dessas pessoas perante o proprietário, em virtude da guarda dos bens que lhes foram confiados. Por exemplo: Caixa e veículos.
b) Contas dos correspondentes: os correspondentes, também chamado de agentes correspondentes, são as pessoas que estão fora da empresa e mantêm com os proprietários
relações comerciais. São as contas que representam os direitos, no ativo, e as obrigações, no passivo exigível. Exemplos de contas: duplicatas a receber e contas a pagar.
c) Contas do proprietário: o proprietário é o titular do patrimônio e é responsável pelas contas do patrimônio líquido, receitas e despesas. Logo, são exemplos de contas do proprietário:
o capital social (PL), as receitas de vendas e o custo das mercadorias vendidas (despesas).
Teoria Materialista:
Segundo a teoria materialística (materialista), as contas não representam pessoas, mas
apenas movimentação de valores positivos (ativo) e valores negativos (passivo), traduzindo
assim, apenas entrada e saída de valores.
São divididas em dois grupos:
a) Contas integrais: ativo e passivo exigível;
b) Contas diferenciais: patrimônio líquido, receitas e despesas.
Teoria Patrimonialista:
A teoria patrimonialista, que serve de base para a Contabilidade atual, divide as contas em
dois grupos:
a) contas patrimoniais: ativo, passivo e patrimônio líquido;
b) contas de resultado: receitas e despesas.