Atualidades Flashcards
Em 27 de março, na mais séria crise diplomática entre Rússia e Ocidente, um total de 27 países anunciou a expulsão de mais de 140 diplomatas russos nos últimos dois dias. (UOL. https://bit.ly/2LcDQaq. Adaptado)
A expulsão dos diplomatas russos está relacionada:
Ao envenenamento de um ex-espião russo na Inglaterra.
O presidente da República assinou nesta sexta-feira (16.fev) um decreto que estabelece intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Apesar de ser uma medida para garantir a segurança no Estado do Rio, a intervenção federal pode atrasar ou mesmo inviabilizar algumas votações importantes no Congresso. (UOL. https://bit.ly/2IQGUuO. Adaptado)
Uma das votações suspensas pela intervenção no Rio de Janeiro referia-se:
À reforma da Previdência.
Em 27 de fevereiro, o presidente da República fez o primeiro anúncio público sobre a criação de um novo Ministério em uma reunião neste sábado, mas não citou quem seria seu indicado para assumir a pasta. O projeto, no entanto, é mais antigo, e atende a uma reivindicação da Câmara dos Deputados. (Exame. https://abr.ai/2IMoUS5. Adaptado)
Trata-se do Ministério:
da Segurança Pública.
O governo da Venezuela condenou as declarações do secretário de Estado americano. O ministro da Defesa venezuelano afirmou que a mensagem americana é uma tentativa de intervir no governo socialista. “As Forças Armadas rejeitam radicalmente os comentários deploráveis que constituem um ato vil de interferência”, criticou o ministro nesta sexta-feira (02 de fevereiro), antes de ler um comunicado do presidente Maduro.
(O Globo, 02.02.18. https://goo.gl/cWwvpw. Adaptado)
As declarações do secretário de Estado americano a que a notícia se refere sugeriram que:
o próprio Exército venezuelano poderia depor o presidente Nicolás Maduro por meio de um golpe.
O principal líder do país disse nesta quarta-feira [18 out.2017] que o país permanecerá no acordo nuclear com as potências mundiais que respeitem o tratado, mas que irá rasgá-lo se os Estados Unidos abandonarem o acordo, relatou a televisão estatal. O líder fez a declaração mais de uma semana após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado uma abordagem mais rígida em relação ao país e dizendo que pode encerrar o tratado.
(G1 – goo.gl/pabmV8. Acesso em 26.01.2018. Adaptado)
Os Estados Unidos ameaçaram abandonar o acordo assinado com
o Irã.
Em um seminário com procuradores na manhã desta segunda-feira (30.10), a Procuradora Geral da República voltou a chamar a portaria do governo federal que restringiu o conceito de trabalho escravo de “claro retrocesso” e sugeriu mudanças na legislação para endurecer as punições a quem emprega esse tipo de trabalho.
(Folha S.Paulo – goo.gl/k9xHPu. Acesso em 29.01.2018. Adaptado)
A Procuradora-Geral da República é:
Raquel Dodge.
Até 17 de setembro de 2019, Raquel Dodge foi procuradora-geral da República. Com o término de seu mandato Augusto Aras foi indicado ao senado federal, que o aprovou para o cargo. Em 26 de setembro de 2019, Aras foi empossado na PGR pelo presidente Jair Bolsonaro em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
Os deputados e senadores aprovaram, no fim do prazo estabelecido pela lei eleitoral, a reforma política. As novas regras foram sancionadas pelo presidente Michel Temer em 07 de outubro e algumas já passarão a valer durante as eleições de 2018.
(Último Segundo.IG – goo.gl/pdSEZ9. Acesso em 28.01.2018. Adaptado)
Na reforma política, o financiamento das campanhas políticas será:
realizado por um fundo abastecido com dinheiro público.