Aprofundamento- República Populista (João Goulart) Flashcards
Após a renúncia de Jânio Quadros, seu vice -João Goulart- encontrou ( 1 ).
1- Dificuldades para assumir seu posto de presidente, uma vez que militares e setores conservadores da sociedade se opunham à ascensão de João Goulart ao poder.
No contexto pós renúncia de Jânio Quadros, o governador do Rio Grande do Sul, ( 1 ), aliado ao general Machado Lopes, comandante do III Exército, defendeu a
Constituição, utilizando o rádio para fazer a ( 2 ), que defendia que o vice de veria assumir o posto de presidente da república.
1- Leonel de Moura Brizola.
2- Cadeia pela Legalidade.(campanha da legalidade)
A solução encontrada para a crise política de sucessão, desencadeada pela renúncia de Jânio Quadros, foi o estabelecimento do sistema ( 1 ), que garantiu a posse de João Goulart ao mesmo tempo que ( 2 ).
1- Sistema parlamentarista.
2- Retirava os poderes políticos do Executivo federal(presidência) e o transmitia para o
Congresso Nacional, que indicaria um Primeiro-Ministro.
O sistema parlamentar, entretanto, teve vida curta. Em 6 de janeiro de 1963, um
( 1 ).
1- Plebiscito aprovou o retorno ao regime presidencial.
O medo de parcelas conservadoras da sociedade, os interesses de grandes latifundiários, as ideologias militares que se alinhavam às ideias capitalistas norte americanas e o conservadorismo católico foram ( 1 ).
Década de 1960.
1- Fatores que influenciaram na crise do governo João Goulart.
As Reformas de Base, no contexto do Governo João Goulart, buscariam ( 1 ) nos setores tributário, financeiro, administrativo e agrário do cenário nacional.
1- Profundas transformações.
Durante o Governo João Goulart, as propostas de ( 1 ) causavam desconfiança tanto do governo dos Estados Unidos, quanto internamente, por parte de grandes latifundiários, setores da classe média, membros da UDN, dentre outros grupos.
1- Reforma Agrária.
A instabilidade política do Governo João Goulart agravou-se após o ( 1 ), onde em 13 de março de 1964, Goulart apresenta efetivamente sua promessa: as reformas de base, que incluíam, a alteração de dispositivos constitucionais, como por exemplo, acerca da prévia indenização aos proprietários de terras que fossem atingidos pela Reforma Agrária. Além disso, debatia-se inclusive a concessão de voto aos analfabetos, a
reforma tributária e a nacionalização de refinarias de petróleo.
1- Comício da Central do Brasil.
No Comício da Central do Brasil, em 13 de março de 1964, Goulart apresenta efetivamente sua promessa: as reformas de base, que tinham como ponto
principal a alteração de dispositivos constitucionais, como por exemplo, acerca da prévia indenização ( 1 ). Além disso, debatia-se a concessão de voto ( 2 ), a reforma ( 3 ) e a nacionalização ( 4 ). Todas atitudes que flertavam com o lado da ideologia comunista.
1- Aos proprietários de terras que fossem atingidos pela Reforma Agrária.
2- Aos analfabetos.
3- Tributária.
4- Das refinarias de petróleo.
O Comício da Central do Brasil teve, porém, resultou em uma intensa mobilização das
( 1 ) e da ( 2 ), temerosa pela guinada tomada pelo governo Goulart. Essa mobilização culminou no ( 3 ), e assim terminou o governo João Goulart.
1- Forças Armadas.
2- Sociedade civil.
3- Golpe Militar de 1964.