Aprofundamento- República Populista (Jânio Quadros) Flashcards
Jânio Quadros foi um verdadeiro ( 1 ). De vereador de São Paulo, chegou à ( 2 ) de modo meteórico. Jânio chegou a ser eleito deputado por dois estados diferentes e por dois partidos diferentes ( 3 ).
1- Fenômeno político.
2- Presidência da República.
3- Em uma mesma eleição.
Jânio Quadros, empregando um discurso de ( 1 ) e utilizando um marketing de campanha que incluía a vassoura como símbolo da ( 2 ), ascendeu à presidência do Brasil como substituto de JK.
1- Moralização do Brasil.
2- Luta contra a corrupção, que seria varrida do país.
O presidente Jânio Quadros adotou o tratamento de choque do Fundo monetário Internacional (FMI) -ignorado por Jk-, que consistia em aplicar medidas de austeridade econômica, como a ( 1 ), o corte de ( 2 ) e o aumento da ( 3 ).
1- Desvalorização do cruzeiro.
2- Subsídios do trigo e do petróleo.
3- Arrecadação de impostos.
O acolhimento das medidas de austeridade instituídas pelo FMI foi uma atitude impopular e que acarretava no ( 1 ).
Ademais, o presidente tomou uma série de medidas incabíveis, tais como a proibição ( 1 ) e de ( 3 ). O país necessitava de um estadista e recebeu um (xerife) delegado de costumes.
1- Aumento do custo de vida.
2- De beijos em público.
3- Brigas de galo.
No plano das relações internacionais, o governo Jânio quadros, inaugurou a ( 1 ), uma guinada de 180° na política externa brasileira, que tinha como principal objetivo buscar
( 2 ).
1- Política Externa Independente.
2- Novos parceiros comerciais para o país.
(Inclusive se aproximando do bloco socialista e as nações da África portuguesa que passavam pelo processo de descolonização.)
Além da aproximação com países ( 1 ), fruto da Política externa Independente, a condecoração do ministro da Economia de Cuba, ( 2 ), foi o bastante para o jornalista Carlos Lacerda, da UDN, romper publicamente com Jânio Quadros e assim fragilizar ainda mais a fraca base parlamentar de Jânio no Congresso.
1- Bloco soviético e países africanos (ex-colônias de portugal).
2- Che-Guevara.
Em 25 de agosto de 1961, Dia do Soldado, o presidente Jânio Quadros apresentou à nação sua ( 1 ).
1- Carta de renúncia.
O objetivo de Jânio Quadros, com sua carta de renúncia, era criar um clima de ( 1 ) de tal modo que os ministros militares, o Congresso e a população pedissem ( 2 ).
1- Comoção nacional.
2- Para que ele ficasse.
Jânio Quadros, com sua carta de renúncia, pretendia criar um cenário em que o povo aclamasse para que ele ficasse no posto de presidente, entretanto, a população, frustrada com as medidas econômicas rígidas e com os decretos moralistas de Quadros, ( 1 ).
1- Aceitou sua renúncia, e assim terminou o Governo Jânio Quadros.
Com a renúncia de Jânio Quadros, os ministros militares se limitaram a publicar um manifesto atestando que o vice-presidente, João Goulart, que se encontrava em visita oficial à ( 1 ), não assumiria a Presidência da República por representar um ( 2 ), pois alegavam que Jango seria apoiado por elementos ( 3 ).
1- China comunista.
2- Perigo aos quadros democráticos e constitucionais.
3- Do clandestino Partido Comunista Brasileiro (PCB).