A chegada dos portugueses no Brasil ( integral ) Flashcards
A História do Brasil se inicia em ( 1 ) quando ( 2 ).
1- Abril do ano de 1500.
2- Os portugueses atingiam o seu ápice nas navegações marítimas.
Com a ( 1 ), em Portugal, a nobreza submetia-se ao trono e o monarca defendia o interesse dos grupos mercantis. Consolidava-se a aliança rei – burguesia e surgia um cenário favorável para as Grandes Navegações.
1- Revolução de Avis.
Os principais motivos para a conquista dos mares pelos portugueses são: ( 1 ), ( 2 ), ( 3 ) e ( 4 ).
1- O progresso tecnológico nas ciências náuticas, resultado da “escola de Sagres”, com a invenção da caravela, da bússola e do astrolábio - por exemplo.
2- A formação do estado monárquico português, com a centralização do poder na figura do Rei, com aliança à burguesia mercantil que por sua vez buscava lucros no comércio de especiarias.
3- Posição geográfica: entreposto comercial e acesso direto ao oceano.
4- Paz interna, já tinham expulsado os mouros (árabes) de seu território.
O principal motivo que levou Portugal a investir na expansão marítima foi ( 1 ).
1- O comércio de especiarias no oriente.
A aliança entre ( 1 ) e a ( 2 ) no estado monárquico português permitiu que a expansão marítima em busca das especiarias ocorresse.
1- O rei.
2- A burguesia.
Tempero de comida, remédio, perfumaria, noz-moscada, gengibre, canela cravo, pimenta são exemplos de ( 1 ).
1- De especiarias.
Durante o processo de expansão marítima em busca de especiarias no oriente ( 1 ) Brasil.
1- Portugal “descobriu” o Brasil.
A partir do sucesso das viagens ultramarinas, ( 1 ) e ( 2 ), no final do século XV, começaram a ( 3 ), dividindo o mundo além-mar como suas possessões.
1- Portugal.
2- Espanha.
3- Estabelecer acordos territoriais.
Tratado de Toledo (1480): terras descobertas ou a descobrir ao sul das ilhas Canárias caberiam a ( 1 ) e as localizadas ao norte, à ( 2 ).
1- Portugal.
2- Espanha.
( 1 ): determinava os direitos territoriais entre Portugal e Espanha. Foi “traçada” uma linha imaginária norte-sul numa distância 100 léguas (635 Km) a oeste das ilhas Açores e Cabo Verde, cabendo aos espanhóis as terras a oeste e aos portugueses, as do Leste. A ( 1 ) deu muitos territórios marítimos e poucos terrestres para ( 2 ), o que deixou esse país descontente e levou a novos tratados territoriais.
1- Bula Intercoetera (1493).
2- Portugal.
Os portugueses não concordaram com o limite determinado pela Bula Intercoetera e solicitaram, junto ao Papa Alexandre VI, um novo tratado – o ( 1 ), em que uma nova
medida foi determinada: 370 léguas das ilhas de Cabo Verde, o que deu mais territórios terrestres ao reino de Portugal. O ( 1 ) vigorou por mais de dois séculos.
1- Tratado de Tordesilhas.
A próspera burguesia portuguesa ( 1 ). A ( 2 ) e o ( 3 ) completam os fatores responsáveis pelo pioneirismo luso nas grandes navegações.
1- Investira na expansão marítima.
2- A localização geográfica de frente para o Atlântico.
3- Contato com as inovações técnicas na arte de navegar.