Apendicite Flashcards
Como regra o tratamento da apendicite aguda é cirúrgico. Existe uma situação peculiar, em que o apêndice é bloqueado e forma-se um plastrão, podendo haver abscesso localizado, sem contaminação geral da cavidade abdominal, o paciente permanece estável, sem sinais de sepse, sem obstrução. Nesse caso específico podemos realizar o tratamento inicialmente com antibióticos e drenagem percutânea do abscesso e em um segundo momento (após cerca de 6 a 10 semanas) realiza-se a apendicectomia. É a chamada apendicectomia de intervalo.
.
No caso de um apêndice bloqueado por plastrão inflamatório é indicado tratamento __________.
antibiótico com posterior apendicectomia
Na apendicite aguda, a leucocitose pode estar presente, mas não é obrigatória, principalmente em paciente imunossuprimidos. Nesses casos, o quadro clínico pode não ser clássico e na dúvida realiza-se exame de imagem. Do mesmo modo, exame de urina com leucocitúria ou hematúria não excluem apendicite, pois esses achados podem estar presentes quando o apêndice está em contato com o ureter.
.
Alguns casos de apendicite podem ser duvidosos e o esclarecimento diagnóstico pode acontecer somente durante procedimento cirúrgico exploratório. A tomografia de abdome é o exame mais utilizado na dúvida diagnóstica e deve ser realizado com contraste venoso, pode visualizar um apêndice espessado > 6mm, presença de abscesso ou do fecalito e espessamento do meso, mais raramente pode haver gás fora de alça. A ressonância magnética pode ser utilizada em casos especiais como gestantes.
.
A tomografia de abdome __________ é o exame mais usado na dúvida sobre apendicite; a ressonância pode ser feita na grávida.
com contraste venoso
A apendicectomia é indicada em 6 a 10 semanas após tratamento antibiótico em caso de __________.
apêndice bloqueado por plastrão
Ultrassonografia sem alteração descarta a possibilidade de apendicite aguda.
Errado
Pacientes imunossuprimidos costumam ter a clínica clássica de apendicite aguda.
errado
.
Podem se apresentar com febre e dor abdominal: apendicite, doença inflamatória pélvica e infecção urinária.
Correto
Há várias possibilidades no diagnóstico diferencial de quadro agudo de dor abdominal e febre, com suspeita de abdome agudo inflamatório: apendicite, doença inflamatória pélvica, infecção urinária e gastroenterite (principalmente com diarreia). Outras etiologias são menos frequentes, como doença de Crohn.
.
_________, crianças e imunossuprimidos têm a avaliação da dor prejudicada no abdome agudo.
idosos
.
Na apendicite com formação de abscesso sem contaminação de cavidade, é possível tratamento inicial com __________.
drenagem percutânea e antibioticoterapia
Leucocitose sempre está presente nos casos de apendicite aguda.
errado
.
Existem situações em que a avaliação da dor é prejudicada no abdome agudo, como na obesidade, uso prévio de antibiótico ou analgésicos, idosos, crianças e imunossuprimidos.
Verdadeiro
Quadro agudo de dor abdominal e febre é suspeita de abdome agudo _________
Inflamatorio