ANSIEDADE Flashcards
Definição de ansiedade:
medo + ansiedade =
períodos de excitabilidade autonômica aumentada, necessária para luta ou fuga, pensamentos de perigo imediato e comportamentos de fuga
tensão muscular e vigilância em preparação para perigo futuro
comportamentos de cautela ou esquiva
persistirem além de períodos apropriados ao nível de desenvolvimento
O que diferencia ansiedade e transtorno do pânico?
Sua resposta ao medo é diferente do diagnóstico da ansiedade. Normalmente o pânico é um quadro imediato e sem indutores.
Qual a idade o transtorno de ansiedade costuma aparecer?
Muitos dos transtornos de ansiedade se desenvolvem na infância com prevalência em mulheres.
Transtorno de ansiedade de separação:
O indivíduo é apreensivo ou ansioso quanto à separação das figuras de apego até um ponto em que é impróprio para o nível de desenvolvimento. Embora os sintomas se desenvolvam com frequência na infância, também podem ser expressos durante a idade adulta.
Mutismo seletivo:
O mutismo seletivo é caracterizado por fracasso consistente para falar em situações sociais nas
quais existe expectativa para que se fale (p. ex., na escola), mesmo que o indivíduo fale em outras situações, com duração de pelo menos 1 mês de sintomas e início antes dos 5 anos.
Fobia social:
No transtorno de ansiedade social (fobia social), o indivíduo é temeroso, ansioso ou se esquiva de interações e situações sociais que envolvem a possibilidade de ser avaliado. A ideação cognitiva associada é a de ser avaliado negativamente pelos demais, ficar
embaraçado, ser humilhado ou rejeitado ou ofender os outros. O sintoma é desproporcional à ameaça real apresentada pela situação social e o contexto sociocultural. Duração de pelo menos 6 meses. Normalmente começa aos 13 anos.
Transtorno do pânico:
Um ataque de pânico é um surto abrupto (sem desencadeante) ou esperado de medo intenso ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos. Eventos ocorridos dentro de 1 mês ou mais. Pode ser noturno ou diurno. Normalmente em pessoas a partir dos 20-24 anos.
Como caracterizar um ataque de pânico?
Os ataques de pânico são ataques abruptos de medo intenso ou desconforto intenso que atingem um pico em poucos minutos,
acompanhados de sintomas físicos e/ou cognitivos.
Agorafobia:
Os indivíduos com agorafobia são apreensivos e ansiosos acerca de duas ou mais das seguintes situações: usar transporte público; estar em espaços abertos; estar em lugares fechados;
ficar em uma fila ou estar no meio de uma multidão; ou estar fora de casa sozinho em outras situações. A agorafobia pode ocorrer na infância, mas a incidência atinge o pico no fim da adolescência e início da idade adulta. Duração superior há 6 meses.
Transtorno de ansiedade generalizada:
Preocupação persistentes e excessivas acerca de vários domínios, incluindo desempenho no trabalho e escolar, que o indivíduo encontra dificuldade em controlar. Além disso, são experimentados sintomas físicos, incluindo inquietação ou sensação de “nervos à flor da pele”; fatigabilidade; dificuldade de concentração ou “ter brancos”; irritabilidade; tensão muscular; e perturbação do sono. As preocupações associadas ao transtorno de ansiedade generalizada são mais disseminadas, intensas e angustiantes; têm maior duração; e frequentemente ocorrem sem precipitantes
Quais os sintomas de transtorno de separação?
Sintomas físicos (p. ex., cefaleias, dores abdominais, náusea, vômitos) são comuns em crianças quando ocorre ou é prevista a separação. Sintomas cardiovasculares como palpitações, tonturas e sensação de desmaio podem ocorrer em adolescentes e adultos.
A perturbação pode durar por um período de pelo menos quatro semanas em crianças e
adolescentes com menos de 18 anos e geralmente dura seis meses ou mais em adultos
Como diferenciar agorafobia de pânico?
A agorafobia está associada a considerável prejuízo e incapacidade em termos de desempenho de papéis, produtividade no trabalho e dias com incapacidade. Mais de um terço dos indivíduos com agorafobia está completamente restrito à sua casa e incapaz de trabalhar.
Qual a diferença entre transtorno de ansiedade generalizada e ansiedade não patológica?
Quando o paciente possui transtorno, as preocupações associadas são excessivas e geralmente interferem de forma significativa no funcionamento psicossocial; as preocupações são disseminadas, intensas e angustiantes; têm maior duração; e frequentemente ocorrem sem precipitantes; sofrimento subjetivo devido à preocupação constante e prejuízo relacionado ao funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes de sua vida.
A forma como as crianças demonstram o transtorno de ansiedade, devido sua idade, costumam ser diferentes do adulto. Quais seriam?
As crianças podem ser excessivamente conformistas, perfeccionistas e inseguras, apresentando tendência a refazer tarefas em razão de excessiva insatisfação com um desempenho menos que perfeito. Elas demonstram zelo excessivo na busca de aprovação e exigem constantes garantias sobre seu desempenho e outras preocupações.
Precisam ser bem diferenciados com ansiedade por separação e por fobia social.
Como diagnosticar um episódio de transtorno de ansiedade induzido por substâncias?
Além de critérios clínicos, pode ser necessário avaliações laboratoriais (p. ex., toxicologia urinária) podem ser úteis para medir a intoxicação.