Anemias hipoproliferativas Flashcards
Onde ocorre a absorção do ferro?
Duodeno e jejuno proximal
Qual a proteína transportadora do ferro no organismo?
Transferrina
Qual a principal reserva de ferro no organismo?
Ferritina
O ferro heme está presente em alimentos de origem animal e apresenta elevada biodisponibilidade, não sofrendo influencia de fatores inibidores da absorção. V ou F?
Verdadeiro
Qual o hormônio produzido no fígado que atua inibindo a absorção de ferro?
Hepcidina
Quanto maior, menor ferroportina e menor absorção
Quais são as etiologias da anemia ferropriva?
INGESTA < DEMANDA: crianças e adolescentes, período menstrual, gestantes, dieta pobre (raro)
DEF DE ABSORÇÃO: bariátrica, gastrite atrófica (perda da acidez), enteropatia por glúten
PERDAS: sangramento crônico (TGI ou uterino)
Qual o quadro clínico característico da anemia ferropriva?
Glossite (língua despapilada), queilite angular, alterações ungueais, pica (perversão alimentar), disfagia (sd de Plummer-Vinson)
A investigação de anemia com características ferroprivas em pacientes idosos sempre deve considerar o diagnóstico de neoplasia colorretal. V ou F?
Verdadeiro
Quais os achados laboratoriais da anemia ferropriva?
Queda de Hb, Ht e VCM - microcítica e hipocrômica
Pode ter hemácias em alvo/ hemácias em lápis
Aumento de RDW (anisocitose)
Queda de reticulócitos (hipoproliferativa)
Aumento de plaquetas
Queda de ferritina -> queda de ferro sérico e de saturação de transferrina
Aumento de CTLF/TIBC
Qual o primeiro exame a se alterar na anemia ferropriva?
Ferritina
Qual o exame padrão ouro para o diagnóstico de anemia ferropriva?
Mielograma com pesquisa de ferro medular, com azul da prússia (raro)
Qual o tratamento da anemia ferropriva?
Sulfato ferroso 2-4 cps ao dia (2-3 mg/kg/dia)
*200mg tem 67mg de Fe elementar
Quais os principais efeitos colaterais do sulfato ferroso?
Náuseas, dor abd, constipação/diarreia, gosto amargo na boca, fezes escurecidas
Qual o tempo de duração do tratamento da anemia ferropriva?
Até normalizar HMG, com ferritina normal - cerca de 6 meses
Mulher, 38 anos, negra, procura atendimento com queixa de fraqueza, desânimo e inapetência há 6 meses, com piora progressiva. Nega outras queixas. Exame físico: PA = 110 x 70 mmHg; FC = 92 bpm; descorada 2+/4+. Exames laboratoriais: Hb = 9,0g/dl; Htc = 27%; VCM = 77 fl; HCM = 22 pg; ferro sérico = 32 ?g/dl e TIBC= 400 ?g/dl. A CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA E A CAUSA DA ANEMIA SÃO:
Hipocrômica, microcítica; deficiência de ferro.
VCM < 80, Ferro < 50, TIBC > 360
Quais as principais doenças que cursam com anemia de doença crônica?
LES, AR, TB, pneumonia, carcinomas/linfomas, DRC
Qual o mecanismo da anemia de doença crônica?
Aumento da hepcidina -> diminui ferroportina e absorção do Fe; bloqueia ferritina; diminui transferrina circulante; diminui produção de EPO e de seus receptores; “prende” ferro no sistema reticuloendotelial
Quais são os achados laboratoriais da anemia de doença crônica?
Normo-normo
Reticulócitos baixos (hipoproliferativa)
Ferro sérico e CTLF/TIBC diminuídos (ferro bloqueado)
Ferro medular normal ou aumentado (tem ferro mas está preso)
Aumento de marcadores inflamatórios
Ferritina NORMAL OU ELEVADA
Qual o tratamento da anemia de doença crônica?
Correção da doença de base
Em alguns casos pode usar EPO e ferro
Qual o principal mecanismo da anemia na DRC?
Diminuição da EPO
Em um paciente portador de anemia com VCM = 114 fL a presença de neutrófilos hipersegmentados aponta para o diagnóstico de qual anemia?
Def de B12 e/ou folato - megaloblástica
Mulher com 76 anos foi admitida na enfermaria com história de um ano de parestesias em membros inferiores. A um mês da internação parou de deambular. No laboratório, apresentava Hb: 8,4 g/dL, VCM: 110 fl, hipersegmentação de neutrófilos e presença de anticorpos anticélulas parietais, o diagnóstico aponta para qual anemia?
Anemia perniciosa (maior causa de def de B12) - macrocítica, neutrófilos hipersegmentados (megaloblástica), sintomas neurológicos e anticorpos anticélulas parietais
Uma mulher de 25 anos, Gesta I, Para 0, queixa-se de náuseas e vômitos nos primeiros três meses da gravidez. Observa-se que ela tem nível de hemoglobina de 9,0g/dL e VCM de 110f/L (Normal=90-105f/L). Qual é a etiologia mais provável da anemia?
Deficiência de folato - Gestantes constituem um grupo de risco pelo aumento fisiológico da demanda de folato
Quais as principais causas de deficiência de cobalamina?
Veganismo, anemia perniciosa, gastrectomia, gastrite atrófica, infecção pela tênia do peixe, má absorção intestinal, medicamentos (metformina, IBP), ausência de fator intrínseco