Anatomia do tórax Flashcards
Tórax - Definição
É a parte superior do tronco em forma de cilindro, situada entre o pescoço e o abdome e que contém grande parte do sistema cardiovascular, além das vias aéreas inferiores.
Tórax - Aberturas
O tórax possui 2 aberturas: a abertura torácica superior e a inferior, relativamente grande.
Tórax - Abertura torácica superior
A abertura torácica superior não se fecha, permitindo a continuidade com o pescoço.
Seus limites são formados anteriormente pela margem superior do manúbrio do esterno, lateralmente pelo primeiro par de costelas e suas cartilagens costais e posteriormente pela vértebra T1.
Tórax - Abertura torácica inferior
A abertura torácica inferior é praticamente fechada pelo músculo diafragma.
Seus limites são formados posteriormente, por T12, posterolateralmente, pelos 11º e o 12º pares de costelas, anterolateralmente, pelas cartilagens costais unidas das costelas VII a X, formando as margens costais, e anteriormente, pela articulação xifosternal.
Tórax - Composição óssea
Formada por 12 costelas (ossos planos alongados) que se articulam anteriormente com o esterno por meio de cartilagens hialinas (cartilagens costais), e posteriormente com as vértebras torácicas (osso irregulares) em suas fóveas costais e face articular do processo transverso.
Classificação do esterno
É classificado como um osso plano quando suas partes são estudadas juntas, porém, o processo xifoide, quando calcificado, pode ser classificado separadamente como um osso curto.
Cavidade torácica
É o espaço interior do tórax e está dividida em três partes: duas cavidades pleurais e o mediastino.
As cavidades pleurais são laterais e completamente separadas uma da outra pelas pleuras e, com os pulmões, elas ocupam a maior parte da cavidade torácica.
A cavidade mediana que se forma pela presença das pleuras é o mediastino.
Costelas - Articulações
Os pares de costelas são nomeados com números de 1 a 12 e se dispõem de superior para inferior.
Posteriormente, a cabeça da costela se articula com o corpo da vértebra torácica correspondente e com o corpo da vértebra torácica superior a ela.
O tubérculo da costela também se articula com o processo transverso da vértebra torácica correspondente.
Anteriormente, as extremidades planas das costelas possuem cartilagens hialinas que podem ou não se articular diretamente com o esterno.
Espaços intercostais
Entre cada duas costelas há um espaço preenchido por 3 camadas de músculos, denominados espaços intercostais.
Costelas - Classificação
Podem ser classificadas de duas maneiras: (1) De acordo com a comunicação com o esterno (2) De acordo com o formato
Costelas - Classificação de acordo com a comunicação com o esterno
a) Costelas VERDADEIRAS (vertebrocostais): 1ª a 7ª costelas – fixam-se diretamente ao esterno por meio de suas cartilagens costais próprias;
b) Costelas FALSAS (vertebrocondrais): 8ª a 10ª costelas – fixam-se indiretamente ao esterno, pois suas cartilagens articulam-se com as cartilagens costais imediatamente superiores a elas, formando uma margem costal que se fixa às cartilagens do sétimo par de costelas;
c) Costelas FLUTUANTES (vertebrais, livres): 11ª e 12ª costelas – são mais curtas e não se conectam ao esterno, sendo presas apenas às vertebras torácicas, posteriormente. Terminam na musculatura abdominal posterior.
Costelas - Classificação de acordo com o formato - Costelas típicas
3ª a 9ª costelas (10ª costelas, às vezes).
Possuem, posteriormente, uma cabeça com duas faces articulares, uma face para articulação com a vértebra numericamente correspondente e outra face para articulação com a vértebra superior;
A cabeça se liga ao corpo da costela (parte mais alongada) pelo colo da costela;
Há uma protuberância óssea rugosa na junção entre corpo e o colo da costela, o tubérculo da costela, que possui uma face articular lisa para articulação com o processo transverso da vértebra correspondente.
O corpo da costela é fino, achatado e encurvado, principalmente no local denominado ângulo da costela;
A face interna côncava do corpo possui, inferiormente, o sulco da costela, que protege o nervo e os vasos intercostais.
Costelas - Classificação de acordo com o formato - Costelas atípicas
1ª, 2ª, 11ª a 12ª costelas.
A 1ª costela é a mais curta, encurvada e alargada das costelas, possui uma única face articular em sua cabeça que se articula apenas com o corpo da primeira vértebra torácica e dois sulcos transversais na face superior para os vasos subclávios.
A 2ª costela é um pouco mais longa e menos encurvada que a 1ª costela, e sua cabeça possui duas faces que se articulam com os corpos das vértebras T1 e T2.
As costelas 11ª e a 12ª são muito finas, muito curtas e não possuem colo e nem tubérculo, e como a 1ª costela, têm apenas uma face articular em suas cabeças e articulam-se apenas com uma vértebra.
Anatomia da vértebra
Anatomia caixa torácica óssea
Anatomia da caixa torácica - Composição óssea
Anatomia da costela
Anatomia costela + vértebra
Esterno - Dividido em
É formado por três partes distintas:
MANÚBRIO do esterno, superiormente, que se articula inferiormente com o CORPO do esterno através da sínfise manubrioesternal.
Na porção mais inferior do esterno, temos uma proeminência cartilagínea que começa a calcificar-se por volta dos 40 anos de idade e se articula com o corpo do esterno por meio da sínfise xifoesternal, esse é o processo XIFOIDE.
A borda mais superior do manúbrio é escavada e é denominada incisura jugular. Mais lateral e inferior, de cada lado da incisura jugular encontramos as incisuras claviculares que recebem as extremidades esternais de ambas as clavículas.
Imediatamente inferior às incisuras claviculares temos as incisuras costais para o primeiro par de cartilagens costais. As incisuras costais para os 2º a 7º pares de cartilagens costais seguem inferiormente ao longo das bordas do corpo do esterno e início do processo xifoide.
Em uma vista lateral do esterno, a sínfise manubrioesternal forma um ângulo anterior, o ângulo do esterno, que está na altura do 2º par de costelas.
Anatomia do esterno
Camadas musculares
CAMADA EXTERNA: Intercostais Externos, Levantadores das Costelas;
CAMADA MÉDIA: Intercostais Internos;
CAMADA INTERNA: Intercostais Íntimos, Subcostais e Transverso do Tórax
Camadas musculares - Imagem
Outros músculos da parede torácica - Vista anterior